A missão da mulher é cooperar com seu esposo na edificação e fortalecimento da sua família. 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
A mulher era necessária para o homem, mas também para o propósito eterno de Deus. A mulher foi colocada diante do homem como uma auxiliadora. Isso não indica uma posição de humilhação ou inferioridade. Pelo contrário, trata-se de posição de honra e de especial importância.
No relato da criação em Génesis, Deus cria os seres humanos como macho e fêmea, dando-lhes igual estatuto de mordomia sobre a terra (Génesis 1,26-30). Ao longo do Antigo Testamento, as mulheres têm igual acesso à lei de Deus e são igualmente responsáveis por cumpri-la.
Deus criou a mulher para ser auxiliadora idônea de Adão, pois ele não conseguiria resolver as coisas sozinho. Então, como uma mulher de honra, entenda que sua missão é dar apoio ao marido para que a família tenha sucesso em tudo o que faz.
Coragem em tempos difíceis - Jeoseba - mulheres da Bíblia
Qual o papel da mulher segundo Deus?
Por terem sido a criação perfeita do Pai, há igual dignidade em ambos, um sem o outro, não geram vida. A mulher é a nossa primeira morada, nosso abrigo seguro, nosso sustento antes do nascimento. Ela, com seu corpo preparado nos mínimos detalhes é a grande cooperadora de Deus pois em seu ventre brota a vida.
A sua participação pode ser desempenhada na missão, no acolhimento, na protecção e no conselho. A mulher, auxiliando o povo de Deus pode cooperar na direcção espiritual, na evangelização, no ministério da Palavra, na gestão das paróquias, cooperando sempre com o homem na condução de todo o povo de Deus.
As mulheres são chamadas para fazer parte do eterno plano de Deus, refletindo a beleza da união com Cristo em todos os aspectos de sua vida, exalando o bom perfume do Noivo, o honrando e servindo em amor, e glorificando a Deus com sua feminilidade.
Ela tem um papel fundamental na formação da família e na educação dos filhos, transmitindo valores e conhecimentos para as futuras gerações. Além disso, as mulheres tem se destacado cada vez mais em diversas áreas, como a política, a ciência, a arte e o empreendedorismo.
Deus criou a mulher para ser um apoio físico, emocional, espiritual e conjugal. Na criação, o Senhor disse: “Não é bom que o homem esteja só: vou fazer-lhe uma auxiliar que lhe corresponda” (Gn 2,18). Quando Deus tirou aquela costela de Adão para fazer a mulher, Adão dormiu solteiro e acordou casado.
A primeira informação a respeito do propósito de Deus para a mulher está em Gênesis 2:18, onde vemos que ela foi criada para auxiliar e corresponder. Auxiliar significa ajudar, acudir, apoiar, sustentar, colaborar.
A mulher, segundo o Coração de Deus, é uma pessoa de oração, que encontra seu conforto e consolo junto a Deus. Por isso, não se deixa intimidar e humilhar, mas se reconhece amada porque faz a experiência do cuidado divino constantemente.
Na prática, a mulher complementa o homem no tocante ao mandato cultural, ou seja, ao pleno propósito pelo qual Deus criou a ambos. Veja que a mulher foi criada com a mesma dignidade do homem, pois ambos foram criados à imagem e conforme a semelhança de Deus. – (Gênesis 1:27).
A Bíblia ensina que todos os crentes devem amar o seu próximo como a si mesmos. Mas, especificamente, à esposa tão dada facilmente ao amor e a amar, Deus reforça o dever da humilde submissão conjugal. (2) Que Ela, se o Senhor permitir, tenha Filhos (1Tm 2.15).
Na visão do primeiro homem, (Gn 2,23) ela era: “osso dos meus ossos” (Identidade); “Carne da minha carne” (Humanidade); e “Varoa” (Mulher, fêmea, feminilidade). Deus a vê como uma pessoa completa, capaz. Deus a vê como alguém igual, e não inferior ao homem.
(Provérbios 31:11, 16-19) As mulheres sob a Lei mosaica eram encaradas como indivíduos com plenos direitos, não como um mero acessório para o homem. No Israel antigo, as mulheres tinham outra liberdade: a de ter uma relação pessoal com Deus. A Bíblia fala de Ana, que orou e fez um voto a Deus sobre um assunto pessoal.
Ela tem às virtudes que agradam o coração de Deus, ou seja, ela é: altruísta, submissa, fiel, discípula, obediente, cheia do Espírito Santo, líder, liberta, com capacidade de: amar, louvar, adorar, ajudar... Para prendê-las precisa colocar-se aos pés de Jesus e como resultado, produzirá frutos de excelência.
O homem foi criado à imagem de Deus e quando Deus criou a mulher era para que ela o respeitasse e ele cuidasse dela. Contudo muitas mulheres se omitem do papel de auxiliadora e justificam a falta de auxílio ao marido em razão do excesso de trabalho e de outros compromissos que assumiram.
Quer dizer que a maior dignidade da mulher e sua principal missão é ser mãe: gerar a vida, defender a vida, educar a vida. Isto a santifica. O povo diz que atrás de um grande homem existe uma grande mulher.
De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos. Art. 1.566.
Levítico 20:13, "Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles".