Qual a obra mais famosa de Hegel?

A principal obra de Georg Wilhelm Hegel, Fenomenologia do espírito (1807), expõe sua perspectiva epistemológica. Objetiva superar dialeticamente a dicotomia sujeito e objeto, resolvendo aparentes contradições desse conceito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Qual foi a principal obra de Hegel?

A obra mais conhecida de Hegel é a Fenomenologia do Espírito (1807); outras obras que publicou foram a Ciência da Lógica (1812), a Enciclopédia das Ciências Filosóficas (1817) e as Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito (1820).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fflch.usp.br

Qual a frase mais famosa de Hegel?

1. Somente os corajosos cometem erros. “Tenha a coragem de estar errado.” Provavelmente já lemos esta primeira frase de Hegel em várias ocasiões; estar errado, infelizmente, ainda é algo desaprovado pela sociedade de hoje.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em amenteemaravilhosa.com.br

O que Hegel afirma?

Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Qual foi a grande contribuição de Hegel para a lógica dialética?

A originalidade de Hegel foi fazer desta lógica dialética uma lógica do ser, isto é, que rege o próprio modo de ser das coisas que, para ele, é um perpétuo vir-a-ser, um realizar-se contínuo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.uol.com.br

Vida e obras de Hegel: a base

O que Hegel defendia?

O pensamento filosófico de Hegel é um sistema complexo de unidades no qual a mesma estrutura processa-se em áreas diferentes do conhecimento. Hegel, como um grande filósofo sistemático, aplica as mesmas categorias aos mais variados problemas. Sua dialética tríade domina sua forma de apresentar e superar os mesmos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quem é Deus para Hegel?

“O Deus de Hegel não é o todo alheio, mas o todo dos todos, o universal que englobe toda a alteridade e toda a diferença.” Similarmente ao que se observa desde a Fenomenologia do Espírito, a totalidade hegeliana é a unidade imanente dos particulares.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufjf.br

Como Hegel influenciou Marx?

Portanto, Hegel influenciou Karl Marx no aspecto metódico (formal), porém se distinguiram quanto ao conteúdo, ou seja, ambos se utilizaram da dialética, porém, com finalidades distintas. O primeiro com um foco transcendental – a manifestação do espírito- e o segundo com uma perspectiva imanente – a realidade social.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fescfafic.edu.br

Qual a tese fundamental de Hegel?

Georg Wilhelm Hegel pensava que a consciência deveria passar por uma série de desenvolvimentos para superar as contradições percebidas em conceitos que seriam aparentemente opostos; buscou uma interpretação racional da multiplicidade sensível, tentando enxergar no finito o que havia de absoluto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que diz a teoria de Hegel?

A síntese de Hegel: Tudo no universo oscila indefinidamente de uma tese para uma antítese, de que resulta uma síntese (processo que Hegel denomina de dialética). A síntese, porém, pode ser contestada por uma antítese, e assim o processo continua, perpetuamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a crítica de Hegel?

Para Hegel, o esforço da filosofia está em unir o que está à parte, ou seja, um esforço para unir opostos, e isso é melhor identificado em sua crítica ao dualismo kantiano e sua separação entre sujeito e objeto, e entre fenômeno e coisa em si.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibb.unesp.br

Qual a lógica de Hegel?

Resumo: Com a Lógica hegeliana propõe-se uma série de encadeamentos categoriais que expressam o próprio movimento do real. A filosofia nada mais seria senão a compreensão desse processo de auto-exposição, que significa também uma auto- apresentação do absoluto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marilia.unesp.br

Como Hegel chama a realidade?

Para Hegel, a realidade última é uma totalidade unificada de todas as coisas – o Absoluto. Este Absoluto não é um ser ou entidade específica, mas a totalidade do processo dialético. É a compreensão de que tudo está interconectado e que o desenvolvimento da realidade é a manifestação do Espírito Absoluto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em h2foz.com.br

O que é religião para Hegel?

Segundo Hegel, as religiões são, portanto, um esforço feito pela humanidade para penetrar o mistério de seu destino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em biblat.unam.mx

Onde começar a ler Hegel?

Hegel não é para ser lido, é para ser estudado. É preciso ler, reler e tresler sua obra. Para quem deseja uma introdução a Hegel, recomendo “Razão e Revolução” (Paz e Terra, 413 páginas), de Herbert Marcuse.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jornalopcao.com.br

O que Hegel criou?

Segundo os estudiosos, Hegel criou a base lógica sobre a qual Karl Max trabalhou para criar o Marxismo. Hegel afirmava que as concepções filosóficas do passado eram sem vida, não históricas e tendenciosas, razão pela qual defendeu a forte ligação entre História e Filosofia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jornaltribunadonorte.net

O que é ser hegeliano?

A filosofia hegeliana tem como princípios fundamentais os conceitos de liberdade e razão. Para Hegel, é possível que a liberdade e a razão se realizem. Mas essa possibilidade só é efetiva a partir da perspectiva do pensamento especulativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www1.ibb.unesp.br

Quem é o pai do idealismo?

Conceito de idealismo

O plano central do afresco Escola de Atenas apresenta Platão, o pai do idealismo, apontando para o “mundo das ideias”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Quando Marx rompe com Hegel?

Como percebemos, Marx rompe com a concepção hegeliana do Estado por seu dogmatismo especulativo do qual o real é o racional-conceitual e não o real existente, porque o Estado é considerado antes mesmo que o ser humano.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marilia.unesp.br

Como Kant influenciou Hegel?

Segundo Hegel, Kant sucumbe ao dualismo do sujeito e do objeto e, portanto, falha em sua missão crítica da razão, do Iluminismo e da própria modernidade. Kant postula que as determinações conceituais do sujeito pensante não podem jamais ser conhecidas como sendo aquelas do próprio ser.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufpb.br

Qual a corrente filosófica de Hegel?

Hegel pode ser incluído naquilo que se chamou de Idealismo Alemão, uma espécie de movimento filosófico marcado por intensas discussões filosóficas entre pensadores de cultura alemã do final do século XVIII e início do XIX. Essas discussões tiveram por base a publicação da Crítica da Razão Pura de Immanuel Kant.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que é o absoluto em Hegel?

Segundo Hegel, o Absoluto é potência substancial. No momento da singularidade, isto é, da subjetividade e do conceito mesmo, o Absoluto se manifesta como pressuposição, a substância universal, que através de sua abstração se efetivou na consciência de si singular, sendo idêntica à essência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em marilia.unesp.br

Quais filósofos falam de Deus?

Tomás de Aquino, Descartes, Locke, Leibniz e Kant era teístas cristãos professos. Sócrates, Platão e Aristóteles eram deístas (ou seja, eles criam na existência de Deus, mas que Ele não se revelou de maneira especial para a humanidade e não estaria direta e permanentemente envolvido nas questões humanas).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistadescobrir.com.br