O substantivo feminino coragem provém do francês courage, derivado de coeur, «coração», + sufixo –age, com o significado de «disposição nobre do coração, qualidade espiritual de bravura e tenacidade». O adjectivo corajoso provém do substantivo coragem, sob a forma coraj- + sufixo -oso, adaptação do francês courageux.
Alguns estudiosos da etimologia apontam que coragem vem do Latim “Coraticum”, por sua vez, derivado de “cor”, “cordis”, “coração”. Nesta linha de pensamento encontramos uma lição importante: o coração era considerado, na antiguidade, a “casa” que abrigava tanto a coragem quanto a inteligência.
A palavra coragem vem do latim coraticum, que significa a bravura de quem tem um coração forte. O coração forte representa a capacidade de persistir e superar qualquer obstáculo. Quem tem coragem é capaz de enfrentar os medos e vencê-los.
Andreia (ἀνδρεία), em grego, significa coragem. Ela é uma das características dos Sábios e Virtuosos, ou seja, é condição necessária para se atingir a excelência (Aretê, ἀρετή ).
A virtude de ser corajoso não é uma característica exclusiva dos dias atuais. Conhecendo bem a Bíblia, percebemos que a coragem diz do homem que se relaciona com Deus. Há vários momentos em que é o próprio Senhor quem busca despertar em seus escolhidos o dom de ser “forte e corajoso” (conf. Dt 31,6).
Parte de ser forte e corajoso significa confiar no Senhor como nossa verdadeira fonte de força. No caso de Josué, ele não tinha todas as respostas para os desafios diante dele. Mas ele foi aconselhado a seguir em frente mesmo assim, agindo com fé.
1. Que tem ou demonstra coragem; VALENTE; BRAVO [+ de, para : homem corajoso em /para dar sua opinião.] 2. Que demonstra força e disposição diante de obstáculos ou de problemas.
O corajoso não teme se expressar diante do outro. Nesse sentido, sua ação é extrovertida, é comunicativa. Ele é falante, ativo e gregário, quer dizer, gosta de estar com as pessoas, de estar em grupo. É otimista, por excelência, sociável e afetuoso.
É uma das virtudes fundamentais que se manifesta em diferentes áreas da vida humana e é entendida como a disposição para enfrentar o medo e o perigo com determinação e moderação.
Existem três “tipos” de coragem (um indivíduo pode possuir um destes ou uma combinação): Bravura física (por exemplo, bombeiros, policiais, soldados); Bravura psicológica (por exemplo, de frente para os aspectos dolorosos de si mesmo); Bravura moral (por exemplo, falando o que acha certo, mesmo que seja um parecer ...
1 Força ou energia moral diante do perigo. 2 Sentimento de segurança para enfrentar situações de dificuldade moral. 3 Atributo de quem tem determinação para realizar atividades que exigem firmeza.