Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.
Termo de origem latina, formado a partir do adjectivo “idem”(com o significado de “o mesmo”) e do sufixo “-dade” (indicador de um estado ou qualidade). Como tal, a etimologia desta palavra conduz à sua aplicação como qualificadora daquilo que é idêntico ou o mesmo, sendo, portanto, identificadora de algo que permanece.
Se você morou em Israel ou fez o Nível 2 de Ulpan La-Inyan, você está familiarizado com o termo para cartão de identificação - תְּעוּדַת זְהוּת (teudát zehút). A própria palavra זהות significa "identidade". Sua raiz é זֶה (zê), que significa "isto".
Ela define como interagimos com Deus, com os outros e conosco mesmos. Ela molda nossas crenças, valores e ações. Neste artigo, exploraremos mais profundamente o conceito de identidade em Cristo. Primeiramente, vamos discutir o significado de identidade e sua relevância em nossa vida.
Quem busca saber a informação sobre o órgão emissor do documento já emitido precisa ter a carteira de identidade. Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.
O termo de identidade e residência é uma medida de coação, através da qual se estipulam deveres para o arguido que limitam a sua liberdade (artigo 196.º do Código de Processo Penal - CPP).
A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade (RG). Ele tem o objetivo de identificar a população, garantindo-lhe sua individualidade nos diversos atos da vida em sociedade.
Nossa identidade não é somente feita através dos documentos que carregam nossas informações, mas sim a forma como cada pessoa se percebe, se vê diante do mundo. A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais.
Na filosofia, identidade é a relação que cada coisa tem apenas consigo mesma. A noção de identidade faz surgir um número de problemas filosóficos, incluindo a identidade dos indiscerníveis (se x e y gozam do mesmo conjunto de propriedades, trata-se então de coisa única e mesma?)
De acordo com Jacques (1998), a palavra identidade evoca tanto a qualidade do que é idêntico, igual, como a noção de um conjunto de caracteres que fazem reconhecer um indivíduo como diferente dos demais.
O conceito de identidade refere-se a uma parte mais individual do sujeito social, mas que ainda assim é totalmente dependente do âmbito comum e da convivência social.
Em contrapartida, a identidade é o conjunto dessas informações específicas que caracterizam e identificam uma pessoa, tornando possível individualizá-la. Ou seja, são dados que distinguem uma pessoa da outra.
Nesse sentido, compreendemos que identidade cristã é a apreensão de todo um conjunto de experiências presentes nos conteúdos da nossa tradição e prática em seguir a pessoa do Senhor Jesus Cristo em seu seguimento (João 13:15; 1 Coríntios 2:16; Romanos 15:5).
É a manifestação de Deus nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, constituindo um verdadeiro gesto de amor, que engloba toda a humanidade na via da salvação.
Identidade em Cristo é a consciência de quem somos em Deus, de onde viemos e para onde vamos. É o reconhecimento de que somos criados à imagem e semelhança de Deus, que somos amados, aceitos e perdoados por Ele, que somos chamados e capacitados por Ele para cumprir o seu plano e propósito.