Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência.
O termo povos ribeirinhos se refere às pessoas que residem nas proximidades dos rios. Eles são encontrados em diversas partes do Brasil e possuem forte vínculo com a natureza, tendo muitas vezes a pesca artesanal como a principal atividade de sobrevivência.
Os ribeirinhos moram às margens dos rios, igarapés, igapós e lagos e têm a vida direcionada pela sazonalidade das águas. Na Amazônia, o povo ribeirinho mantém uma forte relação com o ciclo dos rios. Apesar disso, também sobrevive do roçado, da caça e do extrativismo.
No final do século XIX, os primeiros habitantes não índios da região (caboclos), foram buscando terras e ocupando a região das matas ao longo do curso desses rios, e assim, foram surgindo as chamadas comunidades ribeirinhas (Rampazo e Ichikawa, 2013).
Na análise regional das comunidades ribeirinhas, por exemplo, aspectos religiosos transitam muito bem entre o catolicismo e as práticas de curandeirismo.
Dormir em rede, tomar banho no rio, nadar com botos, pescar, visitar a casa de farinha, são algumas das atividades que essas localidades oferecem aos turistas.
CURIOSIDADE 1: Etimologia (origem das palavras) Verbete vem do Latim: verbus é verbo (no sentido de palavra) e –ete é um sufixo (pedacinho final de palavra) que colocamos quando queremos dizer que algo é menor do que de costume. Portanto, o verbete é uma pequena anotação para explicar o sentido de uma palavra.
De forma resumida, as principais atividades de subsistência dessa população são: a pesca, o cultivo de plantações, como o açaí, o pastoreio de animais, entre outras funções essenciais. O Pará, por exemplo, é o principal produtor de açaí e quem cultiva esse fruto, em sua maioria, são os ribeirinhos.
As populações ribeirinhas, no ambiente amazônico são capazes de sobreviverem através do extrativismo do açaí, buriti, de outras árvores frutíferas que estão disponíveis na região e também da pesca, pois como se sabe há um grande número de rios e também uma grande variedade de peixes na Amazônia.
Quais são as principais atividades dos ribeirinhos?
Dentre as atividades econômicas 7% dos ribeirinhos praticam também a agricultura, tais como o cultivo de mandioca, hortaliças, entre outros, entretanto, apenas como cultura de subsistência e não para comercialização. Enquanto que 93% dos entrevistados praticam apenas a pesca (Figura 7).
Os ribeirinhos são um grupo de pessoas que moram em casas flutuantes e/ou nas margens dos rios, são comunidades de baixa renda, vivem do que a natureza fornece, dos seus próprios trabalhos artesanais e plantios, passam muitas dificuldades e perigos.
Os ribeirinhos também coletam o látex, usado na produção de borracha. A resina é extraída com a sangria das seringueiras nativas. A atividade que vem mais crescendo nos últimos anos é extração do óleo de copaíba.
Através do meio se humanizam e constroem sua própria cultura que os identifica como ribeirinho que vivem a beira dos rios da Amazônia. As atividades desenvolvidas passam a formar hábitos, costumes, valores, crença e modo de viver dos moradores da ilha e através deles conseguem escrever a história de vida.
Qual é a base da alimentação da população ribeirinha?
O peixe e os produtos derivados da mandioca são a base alimentar das comunidades ribeirinhas que vivem na Amazônia. Mesmo com o progresso chegando às margens das várzeas dos rios trazendo produtos industrializados como o arroz, o feijão e o macarrão, os caboclos não dispensam um bom prato regado a muita farinha.
A principal fonte de renda da comunidade é o extrativismo: o uso sustentável dos recursos da floresta. Baseadas num conhecimento tradicional, as famílias daqui exploram três produtos diferentes. O primeiro é a castanha, fruto de uma das árvores mais altas da Amazônia, a castanheira.
“A cultura religiosa católica das populações ribeirinhas, habitantes dos dois marajós (campos e florestas) na sua constituição histórica sofreu influencias do catolicismo colonizador de matriz ibérica, da presença negra e nordestina, sem perder, contudo, aspectos de crenças míticas, lendárias, características de seu ...
O catolicismo é a religião predominante das comunidades ribeirinhas, que contam na maioria das vezes com uma igreja para celebrações das missas no local.
Os povos ribeirinhos são aqueles que residem nas proximidades dos rios, tendo a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Esses povos possuem uma integração profunda com a natureza, em especial com o ciclo dos rios.
Espera-se que os alunos consigam identificar que os povos ribeirinhos vivem da água para se alimentar, se locomover e inclusive para construir suas casas com as devidas adaptações. Por conta disso eles recebem o nome de ribeirinhos, ou seja, que vivem às margens dos rios.
No Brasil, por exemplo, as casas de palafita são chamadas de “casas de estuque” ou “casas de madeira sobre estacas”. Elas são comumente encontradas em comunidades ribeirinhas da Amazônia, onde a elevação das casas protege contra as enchentes dos rios.
As populações ribeirinhas — que moram nas margens dos rios e vivem a partir dos frutos dados pela natureza — são o melhor exemplo de quem, por meio de atividades econômicas, desenvolvem um trabalho de manutenção da floresta.