Sua origem, do grego mythos, tem como significado narrar, contar, anunciar... O mito, portanto, constitui-se como uma narração de alguma coisa a alguém. Essa narração é sempre de uma história sagrada, de um tempo primordial, inflamada aos ouvidos dos poetas por musas que, ao cantar, transmitem as verdades absolutas.
O mito surge a partir da necessidade de explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e finalidade, os poderes do divino sobre a natureza e os homens.
A mitologia grega se originou de um conjunto de relatos fantasiosos e imaginativos em que os gregos procuravam explicar, por exemplo, a origem da vida, a vida após a morte, dentre outros assuntos. Os deuses gregos eram homenageados por meio de jogos e competições esportivas.
Em grego, mýthos significa 'aquilo que se diz'. Portanto, mitos são a sabedoria transmitida oralmente de uma geração a outra. Nasceram muito antes da escrita, há milhares de anos, ao mesmo tempo em que a civilização a qual pertencem se desenvolvia. Desse modo, não é possível ter certeza de quando e como surgiram.
Sua origem, do grego mythos, tem como significado narrar, contar, anunciar... O mito, portanto, constitui-se como uma narração de alguma coisa a alguém. Essa narração é sempre de uma história sagrada, de um tempo primordial, inflamada aos ouvidos dos poetas por musas que, ao cantar, transmitem as verdades absolutas.
INTRODUÇÃO À MITOLOGIA. MITOS: FUNÇÕES, SIGNIFICADOS E ESTRUTURAS.
O que o mito explica?
O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
A função do mito não é, primordialmente, explicar a realidade, mas acomodar e tranqüilizar o homem em um mundo assustador. Para o filósofo romeno Mircea Eliade (2002) uma das funções do mito é fixar modelos exemplares de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas.
O que é um mito na Filosofia? No senso comum, mito pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Por exemplo, existem mitos sobre o vestibular, isto é, crenças populares que podem ou não ter um fundo de verdade.
Os mitos são classificados de duas formas: mitos cosmogônicos e mitos de origem. Os primeiros estão relacionados a eventos que explicam o surgimento do universo, enquanto os mitos de origem explicam o surgimento de um local ou de uma tradição.
Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões. O termo é, frequentemente, associado às descrições de religiões de sociedades antigas, como a mitologia romana, mitologia grega, mitologia egípcia e mitologia nórdica, que foram quase extintas.
A mitologia grega foi o conjunto de mitos e crenças que existia na cultura e na religiosidade dos gregos antigos. Seus principais registros foram feitos por Homero e Hesíodo, dois poetas gregos.
Mitos são criados para responder às incertezas acerca do inexplicável à luz do senso comum. Na Antiguidade, a Mitologia criou a genealogia e poderes dos deuses (teogonia) e explicava a origem e organização do mundo como resultado de forças sobrenaturais (cosmogonia).
O Brasil foi instituído como colônia de Portugal e inventado como 'terra abençoada por Deus', à qual, se dermos crédito a Pero Vaz de Caminha, 'Nosso Senhor não nos trouxe sem causa'. A construção e o desenvolvimento dessa idéia, segundo Marilena Chaui, constitui o mito fundador do Brasil.
A palavra "mito" tem suas raízes no grego antigo, onde significava "palavra" ou "história". Os mitos gregos eram transmitidos oralmente de geração em geração, desempenhando um papel fundamental na cultura e na compreensão do mundo pelos antigos gregos.
Os mitos tratam de temas que a razão humana não consegue alcançar por si só, como a origem do mundo, da vida e aspectos que permeiam tais realidades. São histórias misteriosas que mostram a extensão e profundidade da realidade.
o mito no mundo atual está diretamente relacionado a diversos fatores da globalização, e sua abrangência explica as mais diversificadas formas de inflamar as paixões. o pensamento mítico no mundo atual responde às questões diretamente voltadas à condição humana, à origem do universo, fazendo uso do rigor metodológico.
O mito fala para algo dentro do nosso cérebro, onde habita o nosso Eu. Neste sentido, o mito foi a nossa primeira forma de narrativa. Sua função inicial foi explicar a realidade.
Os mitos são narrativas sobre a origem do mundo, dos homens e das coisas, por meio das relações entre deuses e forças sobrenaturais, cuja ação aconteceu quando o mundo foi formado, o princípio. Ou melhor, o mito é, com frequência, a narrativa sobre o tempo onde tudo foi criado e sempre é objeto de crença.
Mito teológico – é aquele que trata do nascimento, das histórias, casamentos e genealogias dos deuses. Mito antropogônico – é aquele que trata da origem do homem. Mito antropológico – é o prolongamento do mito anterior, em que o desenvolvimento e as características dos seres humanos são narrados.