A história dos Sistemas Lineares, remonta do ano de 250 a.C., quando se relatava sobre o uso, por chineses, de barras de bambus sobre quadrados de um tabuleiro para descrever seus coeficientes.
Os matemáticos chineses utilizavam barras de bambus sobre quadrados de um tabuleiro para descrever seus coeficientes, surgindo assim o método de eliminação que posteriormente seria melhorado e passaria a ser conhecido como Regra de Cramer.
O estudo de um sistema linear de equações como é conhecido hoje teve início em 1678, com Gottfried W. Leibniz (16461716). KLINE (1927:p. 606) conta que, em 1693, Leibniz usou um conjunto sistemático de índices como coeficiente de um sistema de três equações lineares em duas incógnitas, x e y.
Tudo começou por volta de 1827, quando o matemático francês Fourier publicou um método para a resolução de problemas com desigualdades lineares que foi chamado de método de eliminação Fourier-Motzkin. Em meados de 1939, o matemático e economista Leonid Kantorovich desenvolveu uma formulação de programação linear.
As primeiras equações aparecem no antigo Egito, onde se tem o registro mais antigo de operações matemáticas. Os egípcios trabalhavam com equações simples, de uma variável apenas. Suas equações não eram expressas por números e sinais.
O primeiro indício do uso de equações está relacionado, aproximadamente, ao ano de 1650 a.C., no documento denominado Papiro de Rhind, adquirido por Alexander Henry Rhind, na cidade de Luxor - Egito, em 1858.
Sistemas Lineares, mais precisamente, Sistemas de Equações Lineares, é ferramenta útil para a resolução de vários problemas práticos e importantes, por exemplo, problemas relacionados a tráfego de veículos, balanceamento de equações químicas, cálculo de uma alimentação diária equilibrada, circuitos elétricos e ...
Modelo linear (também chamado de technology push e de science push – primeira geração ): foi dominante na década de 1950 até metade da década de 1960. Considera a inovação como um processo linear simples, no qual os avanços científicos e tecnológicos empurram um produto novo ao mercado.
Sistemas lineares são conjuntos de equações lineares que devem ser resolvidas ao mesmo tempo. São formadas por "m" equações e "n" incógnitas e a solução de um sistema linear é o resultado de todas as equações lineares.
O que é função linear? Uma função do 1° grau é descrita pela lei f(x)=ax+b, em que a e b são constantes reais, e a variável x é real. Se b = 0, então a função é descrita pela lei f(x)=ax e é chamada de função linear.
Um sistema de equação é conhecido como linear quando é composto exclusivamente por equações do primeiro grau, e como homogêneo quando o seu termo independente é igual a zero, então um sistema é classificado como linear homogêneo quando é composto por equações do 1º grau que têm termo independente igual a zero, o que ...
Também denominado momento linear ou momentum, a quantidade de movimento foi um termo definido por Newton (1642-1727) como uma reformulação de sua Segunda Lei, a qual afirma que: 2ª Lei de Newton: quanto maior a força, maior a aceleração, e, quanto mais massivo o corpo, mais ele resiste à aceleração!
Podemos classificar um sistema linear de três maneiras: SPD – Sistema possível determinado; existe apenas um conjunto solução; SPI – Sistema impossível indeterminado; existem inúmeros conjuntos solução; SI – Sistema impossível; não é possível determinar um conjunto solução.
E coube a outro francês, Alexandre Vandermonde (1735-1796), em 1771, empreender a primeira abordagem da teoria dos determinantes independente do estudo dos sistemas lineares — embora também os usasse na resolução destes sistemas.
François Viète (1540-1603) é responsável pela introdução de vários símbolos na matemática e aos poucos foi substituindo as palavras nas equações, sendo por esse motivo conhecido, por muitos, como o Pai da Álgebra.
Tem mais depois da publicidade ;) Sistema Impossível (SI): ao ser resolvido, não encontraremos soluções possíveis para as incógnitas, por isso esse tipo de sistema é classificado como impossível.
Resposta: extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo. É na verdade um sistema em crise, pois trata-se de um sistema linear num planeta finito.
Linear: Começo, meio e fim. O processo precisa terminar em 1 período ou data. É geralmente formado por perguntas fechadas, e considera-se finalizado quando você chega na resposta ou solução de tal pergunta.
Quais são as principais características da função linear?
Uma função linear é definida genericamente como f(x) = a.x. Esse é um caso particular de função afim, também conhecida como função de primeiro grau, contudo não existe valor para o coeficiente b, ou seja, b = 0.
A estrutura linear, também conhecida por piramidal, é o formato mais clássico do qual se tem registro acadêmico. Por isso, é a estrutura mais antiga, surgida em antigos exércitos. É chamada piramidal pois o fluxo de informação/tomada de decisão acontece em formato de pirâmide.
Um sistema não linear pode ter qualquer número de pontos de equilíbrio. e os pontos onde o lado direito da segunda equação é nulo são os pontos da hipérbole. Os pontos de equilíbrio são os pontos de interseção entre as curvas onde cada uma das funções é nula.