Vale falar que marketing é uma palavra do idioma inglês, sendo derivada de market (mercado). Por isso, o marketing é muito além de vender um produto ou serviço e engloba também outras atividades relacionadas ao mercado.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
Esta abordagem surgiu nos Estados Unidos na década de 1950 e define-se pelo conjunto de ações que buscam entender o mercado onde o profissional atua, detectando as necessidades e possibilidades para criar um posicionamento, estimulando o mercado escolher como a melhor opção.
O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro.
Os gurus do marketing digital são uma farsa? | Pedro Cortella & Mario Sergio Cortella
Qual a origem Etimologica da palavra marketing?
Vale falar que marketing é uma palavra do idioma inglês, sendo derivada de market (mercado). Por isso, o marketing é muito além de vender um produto ou serviço e engloba também outras atividades relacionadas ao mercado.
“O primeiro registro da palavra 'marketing' é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos”, afirma Marcelo Boschi, coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio. O conceito dessa técnica/ciência é uma herança da Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19).
Quais são os 3 conceitos de marketing? Os três principais conceitos são o de produção, produto e venda. Cada um atua como um princípio fundamental que orienta o desenvolvimento de estratégias e táticas para atingir os objetivos de marketing da empresa.
Marketing é a atividade que promove produtos e serviços para gerar interesse e satisfazer as necessidades dos consumidores. Sua principal finalidade é entender o comportamento do público, posicionar a marca no mercado e gerar relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
O marketing é uma área que estuda o mercado, o consumidor e as estratégias para promover produtos ou serviços. Essa área é fundamental para empresas e organizações que desejam se destacar em um ambiente competitivo e conquistar novos clientes.
Marketing é o processo de criar, comunicar e entregar ofertas que têm valor para clientes e consumidores. Envolve a identificação das necessidades do público, além de promover e vender produtos ou serviços usando estratégias de publicidade, promoção e distribuição para alcançar um mercado-alvo eficazmente.
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Ele define, dimensiona e quantifica o tamanho do mercado identificado e do lucro potencial.
O marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.
Dessa forma, entende-se que o Marketing Social surge como uma alternativa viável tanto para as questões mercantis das instituições - levando em conta a cobrança dos consumidores, quanto para as questões sociais - levando em conta as demandas sociais públicas não atendidas pelo Estado.
O Quinta Retrô especial Se Joga, relembra a importância nome da Tribo dos Inovadores: Philip Kotler, o pai do marketing. Natural de Chicago, Philip Kotler nasceu em 27 de maio de 1931, na cidade de Illinois.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
“Podemos dizer que marketing é o processo de entender as necessidades e desejos do mercado e satisfazê-los de forma lucrativa. Para isso, é preciso entender o mercado, realizar pesquisas, analisar dados, criar e gerenciar produtos, precificar, inovar.”
O Marketing de Resposta diz respeito a um conjunto de esforços que tem como objetivo estimular uma tomada de ação imediata da persona. Por lidar com um público segmentado, essa estratégia traz vantagens que incluem a mensuração de resultados e a diminuição de custos desnecessários.
“Marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais”.
O marketing direto se iniciou há muitos anos, por volta de 1872. Segundo consta, um dos pioneiros do marketing direto, Aaron Montgomery, produziu o primeiro catálogo e o enviou por correspondência diretamente a seus clientes. Porém o termo, marketing direto só foi cunhado quase 100 anos depois por Lester Wunderman.
Afinal, quais são os 4 Ps e o papel de cada um deles? O composto de marketing conta com Ps, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles devem orientar o planejamento de marketing, cada um à sua maneira, além de influenciar a aplicação dos recursos.