2 – A língua portuguesa tem uma palavra em que o plural está no meio e não no final. O português possui uma única palavra em que o plural é indicado no meio e não no final, essa palavra é “quaisquer”, que é o plural de qualquer.
— Gostaria de saber em que casos utilizo o meia e em que casos utilizo o meio . A palavra meio (= metade) varia no feminino e plural quando precede um substantivo: Cem mil toneladas de carne representam o consumo nacional de meio mês . Ganhou meia gleba de terra.
QUAL É A ÚNICA PALAVRA EM QUE O 'S' DO PLURAL FICA NO MEIO? 🤔🤔🤔
Tem plural de meio?
Dessa forma, a palavra meio pode ser variável ou invariável, podendo, em alguns casos, sofrer flexão para o feminino (meia) ou plural (meios ou meias).
A palavra “meio” quando se refere a adjetivo é um advérbio, portanto deve permanecer invariável. Desta forma, o correto é “ela ficou meio cansada depois de estudar a tarde toda”.
É o caso de óculos, férias e parabéns. Esses vocábulos são exclusivamente plurais em nosso vernáculo, e isso é evidente em relação à concordância. O correto é OS óculos, AS férias, OS parabéns (mesmo que seja um único objeto, um único período de descanso ou uma única felicitação).
Aliás, muitas pessoas têm dificuldade em pronunciar corretamente e sem errar, ou então soletrar essa expressão. Essa palavra é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, e define uma patologia causada pela inalação de cinzas vulcânicas.
Qual palavra que no plural os fica no meio e não no final?
Num fenômeno pouco comum em outros idiomas, em Língua Portuguesa temos casos de plurais que ocorrem no meio da palavra e não no final. É o caso de qualquer (qual + quer), cujo plural é quaisquer.
O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.
Em português, o plural do termo vírus é igual ao singular. As palavras em latim também aparentam não possuir uma versão em plural. Virii poderia ser o plural da palavra virius, e viri era o plural da palavra vir, que significa homem .
“Oquei”, a palavra “mais falada e digitada do planeta”, na verdade surgiu como uma piada. Um jornal de Boston criou a expressão através de uma brincadeira, ainda em 1839. A palavra queria dizer “tudo certo” e se propagou a ponto de ser reconhecida hoje em qualquer parte do mundo.
Qual é a maior palavra que existe na língua portuguesa?
Com 46 letras, a palavra foi registrada em 2001 no dicionário Houaiss e descreve o indivíduo que possui doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas. Apesar do tamanho, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico está longe de ser uma das maiores palavras do mundo.
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
Em situações em que mais ou menos se encaixar melhor o termo correto a usar será 'meio', onde couber a palavra 'metade', emprega-se o termo 'meia'. Lembrando que na hora de aplicar essa dica você deve se atentar se são casos de adjetivos, advérbios, numerais ou substantivos.
Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.