1 – Ametista Conhecida como a pedra preciosa brasileira mais cobiçada entre os quartzos, e Ametista possui uma cor que varia entre roxo e violeta, transparente a semitransparente.
A pedra foi avaliada em até U$ 125 milhões . As turmalinas são um minério comum encontrado em várias localidades. Entretanto, a autêntica turmalina paraíba possui traços de cobre, manganês e ouro em percentuais únicos, o que proporciona um efeito de fluorescência que não se encontra em nenhuma outra gema.
Para além disso, a raridade de uma gema e o design exclusivo de uma joia podem fazer o seu preço se multiplicar rapidamente. A produção da turmalina paraíba é cada vez mais escassa, meros 20 mil quilates por ano, contra 480 milhões dos diamantes.
Ao falar das pedras preciosas mais utilizadas no Brasil, é claro que o topázio-imperial não poderia ficar de fora. Isso porque o país é considerado a maior fonte dessa pedra. Em alguns países, é possível encontrar quantidades pequenas como, na Rússia, mas é o território brasileiro que possui destaque.
esta pedra preciosa comum no Brasil vale milhões de Reais
Qual é a joia mais cara do Brasil?
Para se ter uma idéia, a Turmalina Paraíba, em razão da sua pureza e raridade, pode chegar à valer R$ 1 milhão de dólares o grama. Mas porque esta pedra tão valiosa é bem mais cara que sua irmã Turmalina e porque ela leva o sobrenome Paraíba?
Na região foi descoberta a mais especial e rara das pedras preciosas: a turmalina paraíba. De um azul único, brilho incomparável, alcançou valores nunca imaginados. Um recorde: a turmalina brasileira superou a cotação dos diamantes.
Segundo SVISERO (1995), diamantes aluvionares são amplamentes distribuidos em todo o território nacional, sendo encontrados desde o Rio Uraricoera (Roraima) no norte, até o Rio Tibaji (Paraná) no sul, e do Rio Pardo (Bahia) a leste, ao Rio Madeira (Ácre) no oeste.
O município de Cristalina, em Goiás, localizado a 130km do Distrito Federal, tem a maior reserva de cristais de pedra de todo o mundo, ostentando uma incrível variedade de gemas preciosas.
A turmalina Paraíba é uma das gemas mais raras e preciosas do mundo, conhecida por sua cor azul-turquesa vibrante e elétrica. Descoberta na década de 1980, nas minas da Paraíba, no nordeste do Brasil, essa pedra preciosa fascina colecionadores e entusiastas da joalheria pela sua exclusividade e sua beleza inigualável.
Joia: exclusividade é a palavra quando falamos do topázio Imperial. Com suas nuances de cores variadas, essa pedra é um verdadeiro tesouro nacional. Imagina um colar com um pingente de topázio Imperial... Simplesmente deslumbrante! É uma joia que carrega a luz do sol de Minas Gerais, onde é encontrada.
Além da Paraíba, mais três lugares do mundo produzem esse tipo de turmalina: no Brasil, no Rio Grande do Norte; e na África, na Nigéria e em Moçambique. As minas do Rio Grande do Norte ficam em Alto dos Quintos e Mulungu, proximas ao município de Parelhas,.
Qual o valor de 100 quilates de Turmalina Paraíba?
Estima-se que um quilate (0,2 grama) da pedra custa em média U$ 30 mil e pode chegar a custar até U$ 100 mil, dependendo das características da gema. A turmalina Paraíba pertence ao subgrupo elbaíta e destaca-se pela cor azul néon, que pode variar para verde ou lilás neón.
Raridade. Atualmente, a maioria das minas de Turmalina Paraíba no Brasil está exaurida. A única ainda em operação está localizada no município de Parelhas (pegmatito Capoeira), Rio Grande do Norte.
1. Diamante Vermelho. Por sua extrema raridade, a pedra preciosa conhecida por Red Diamond já protagonizou histórias de aventura dos mais cultuados filmes de Hollywood.
A turmalina é uma das pedras mais populares no Brasil, já que pode ser encontrada por todo o país. No entanto, o centro de mineração mais famoso da pedra fica em Minas Gerais, onde é possível encontrar turmalinas azuis, amarelas, verdes, violetas e até laranjas.
O rubi é uma pedra preciosa que vai de tons de vermelho a tons de cor de rosa. O rubi é minerado na África, Ásia e na Austrália. Eles são mais comuns em Myanmar, no Sri Lanka e na Tailândia, porém também são encontrados em Montana e na Carolina do Sul nos Estados Unidos e Moçambique em Africa.