A Pirâmide de Miquerinos é a menor das Pirâmides de Gizé, com apenas 62 metros de altura. Localizada a sudoeste das outras duas Pirâmides de Gizé, foi construída pelo antigo faraó egípcio Miquerinos durante o século 26 a.C. Das três Pirâmides de Gizé, é a única que não retém resquício de sua carcaça de calcário polido.
Pirâmide de Miquerinos é a menor em tamanho e a terceira dentre as mais famosas pirâmides do mundo antigo, as Pirâmides de Gizé. A pirâmide foi feita para ser tumba do faraó Miquerinos, filho do faraó Quéfren e o quinto soberano da Quarta Dinastia.
Miquerinos. A pirâmide de Miquerinos é a menor do conjunto mas também muito interessante. Possui uma altura de 66 metros e sua base possui um pouco mais de 100 metros.
As pirâmides do Egito foram construídas por José, o personagem bíblico, como celeiros para grãos e não para sepultar os faraós, como afirmam os arqueólogos, segundo a visão do pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Ben Carson.
Em Saqqara está a Pirâmide Escalonada de Djoser, considerada a primeira pirâmide do mundo e a grande estrutura de pedra mais antiga. Além desta pirâmide, em Saqqara há outras pequenas pirâmides, além de algumas tumbas de nobres e governantes de prestígio que quase alcançam o nível do Vale dos Reis.
A Pirâmide de Gizé possui 146,5 metros e foi a construção mais alta do mundo até o século XIV. Um total de 30 a 100 mil pessoas trabalhou em sua construção durante 14 a 20 anos. Acredita-se que as enormes pedras foram transportadas em espécies de trenós de toras de madeira ou pelo rio Nilo.
Enquanto o Egito possui 138 pirâmides, o território sudanês conta com cerca de 255. Aliás, o lugar ideal para vê-las é na antiga cidade de Moroë, onde estão concentradas cerca de 200 pirâmides sudanesas.
A tecnologia que deu origem às pirâmides é muito antiga, e o primeiro idealizador conhecido desses monumentos é o arquiteto Imhotep, que fez a mais antiga de todas, a de Djoser (2648 a.C.).
Além desta parte, a pirâmide guarda em seu interior também a Câmara da Rainha – outra sala nomeada por se acreditar ser onde a esposa de Quéops teria sido enterrada – e uma passagem mais alta, com paredes ornamentadas chamada de Grande Galeria, a qual dá acesso à tumba do rei. As pirâmides de Gizé.
No contexto real, no Egito Antigo, podemos destacar Hatshepsut, considerada a mais poderosa rainha, que governou o Egito Antigo no século XV a.C. com toda força política e carisma, ela usava a dupla coroa do faraó, indicando sua soberania sobre as duas terras, ou seja, o Alto e o Baixo Egito.
Hoje, não existe nada no topo das pirâmides, mas no passado elas recebiam uma espécie de “coroa de ouro”, mais especificamente eletro, uma mistura de prata e ouro, dando um ar de “realeza” para esses históricos monumentos.
Há uma simples razão pela qual as piramides não são mencionadas no velho testamento. É o mesmo motivo pelo qual o velho testamento não menciona o Grand Canyon ou a grande muralha da China: nenhuma passagem do velho testamento ocorre perto do Planalto de Gizé.
Mais de 120 pirâmides estão catalogadas no Egito, sendo as mais conhecidas Quéops, Quéfren e Miquerinos, na península de Gizé. As edificações começaram no Antigo Império, por volta de 2686 a 2181 a.C., e perduraram até o século IV d.C.
Não existe um tempo máximo de durabilidade de um sistema de pirâmide. Como o sistema depende de novas pessoas entrando no esquema a todo momento, e existe um número limitado de pessoas no mundo, a pirâmide, de forma inevitável irá parar de receber novos membros – e é aí que ela quebra.
Este santuário, situado em Alta Floresta do Oeste, Rondônia, tem sido objeto de estudo desde 2009. Proximamente ao altar, foram encontradas outras evidências intrigantes. Uma construção feita de pedra e terra, com um formato piramidal, exibia desenhos de animais e humanos em seu topo.
O sítio megalítico mais antigo conhecido, Göbekli Tepe, na Turquia, foi construído há cerca de 11 mil anos; no mesmo país fica Catalhöyük, a cidade mais antiga de que se tem notícia, com 9 mil anos.
Na verdade, o Peru tem várias pirâmides, algumas delas bem no meio de sua capital, Lima. Ela é conhecida como Huaca Pujana. É uma pirâmide escalonada com mais de 1.200 anos.
Mas o Sudão, também na África, é o país com maior número de pirâmides. Veja que curioso. Enquanto o Egito possui 138 pirâmides, o território sudanês conta com cerca de 255. Aliás, o lugar ideal para vê-las é na antiga cidade de Moroë, onde estão concentradas cerca de 200 pirâmides sudanesas.
Estrutura misteriosa é encontrada no subsolo perto das pirâmides de Gizé no Egito. Os arqueólogos encontraram uma estrutura enigmática em formato de "L" no subsolo próximo das Pirâmides de Gizé, no Egito. Veja aqui mais informações. As Pirâmides de Gizé, no Egito.
Cada pedra pesava cerca de 25 a 80 toneladas. Acredita-se que o material tenha sido extraído em Gizé ou transportado de barco desde locais distantes, como Tora (principal pedreira de calcário no Antigo Egito) e Assuã (cidade distante 950 quilômetros do Cairo).