San Andreas é a maior dessas rachaduras e, potencialmente, a mais perigosa por marcar o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta. San Andreas tem, aproximadamente, 1,3 mil quilômetros de extensão e delimita placa tectônica norte-americana e a placa do Pacífico.
A falha de San Andreas é uma gigantesca rachadura visível de, aproximadamente, 1.300 quilômetros de extensão que marca os limites entre as duas maiores placas tectônicas do planeta: a placa norte-americana e a placa do Pacífico.
Com cerca de 1,3 mil quilômetros de extensão, essa falha geológica é motivo de preocupação da comunidade acadêmica e civil em razão da sua intensa atividade tectônica ao longo dos anos. A falha de San Andreas já registrou terremotos de grande magnitude nos últimos séculos.
A Falha de Santo André tem um histórico de notáveis abalos sísmicos: 1857 - Com epicentro ao sul de Parkfield e magnitude 8,0 na Escala de Richter, causou duas mortes. 1906 - Conhecido como Sismo de São Francisco de 1906, deixou cerca de três mil mortos em decorrência dos abalos e incêndios subsequentes.
Qual foi o último terremoto na falha de San Andreas?
Análise de ondas sísmicas na Falha de San Andreas
Cientistas acreditam que terremotos de magnitude 6 ou ainda mais fortes são causados pela falha há cada 22 anos. No entanto, o último tremor, registrado em 2004, ocorreu depois de um período de 36 anos.
A falha de San Andreas é, na realidade, apenas a falha "mestre" de uma intrincada rede de fissuras que corta as rochas de toda a região costeira da Califórnia, complicando o panorama geológico da zona. Essa rede de "mini falhas" é capaz de gerar terremotos pequenos.
O atrito entre essas duas placas tectônicas é responsável por frequentes tremores na Califórnia, classificada como uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta. San Andreas é a maior dessas rachaduras e, potencialmente, a mais perigosa por marcar o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta.
O terremoto principal ocorreu no dia 30 de novembro, com magnitude de 5.1, seguido por milhares de réplicas. Samambaia é a maior falha geológica do Brasil.
Por várias gerações, os moradores do sul da Califórnia, nos Estados Unidos, esperam a chegada do "Big One". Esse é o nome dado para um terremoto que deve atingir a falha de San Andreas com magnitude de 7,8 ou 8 na escala Richter em um futuro próximo.
Qual foi o maior terremoto já registrado no mundo?
1. Valdivia, Chile, 1960 (9,5) O maior tremor já registrado na história ocorreu na América do Sul, perto da cidade de Valdivia, no Chile. Por cerca de dez minutos, a terra tremeu ao longo da costa chilena, promovendo tsunamis e causando a morte de 5,7 mil pessoas, assim como destruição de inúmeras estruturas.
Porque a Califórnia pode sofrer um grande terremoto?
A Califórnia é uma região propensa a terremotos, uma vez que está sobre uma série de rachaduras da crosta terrestre, onde placas tectônicas se encontram e se movimentam. Essa movimentação das placas fez surgir uma das mais famosas falhas do planeta, a de San Andreas.
Apesar de o Brasil se localizar bem no centro da Placa Sul-Americana, sendo que ela atinge até 200 quilômetros de espessura, terremotos causados por desgastes na placa tectônica, que, por sua vez, causam falhas geológicas, podem ocorrer no país.
Pela primeira vez geólogos norte-americanos conseguiram extrair amostras de rocha de quase 3 quilômetros de profundidade na falha de San Andreas, uma gigantesca fratura da crosta terrestre com 1.300 quilômetros de extensão na Califórnia, Estados Unidos.
Placa do Pacífico – É a maior placa oceânica, presente na maior parte do oceano Pacífico e apresentando uma extensão de 70 milhões de quilômetros quadrados.
A falha é dividida em três zonas distintas, cada uma das quais pode ser visitada: a parte norte através do Parque Nacional Pinnacles, a parte central no Observatório de Falha de San Andreas em Parkfield e a parte sul das montanhas de San Bernardino a San Gabriel Montanhas.
O que acontece no filme terremoto a falha de San Andreas?
Quando Lawrence, um professor universitário especialista prevê o maior terremoto da história do país, envolvendo a falha de San Andreas, na Califórnia, começa uma corrida contra o tempo para avisar a população da catástrofe iminente e tentar, de alguma forma, reduzir seus danos.
Diferentemente dos estados da costa oeste do país, a maior cidade dos EUA está longe do encontro entre placas tectônicas. Ainda assim, Nova York não está imune a tremores como esse ou maiores.
Os terremotos ou abalos sísmicos sempre fizeram parte da humanidade, ocasionalmente ocorrem em distintos lugares do mundo, no entanto, esse evento em grande parte das vezes é marcado pela destruição.