O banho pomba gira foi elaborado com ervas ritualísticas selecionadas para atuarem efetivamente na purificação e renovação das energias que fortalece a evolução espiritual. Composição: anis, artemisia, poejo, malva, pitanga, rosa e maçã.
Argila (5 Kg): Elemento de ligação com a terra, utilizado em firmamentos e oferendas. Essência de Cravo: Fragrância utilizada para energizar e proteger o ambiente. Hematita: Pedra de proteção e enraizamento, utilizada para fortalecer a conexão com Pombagira. Turmalina: Pedra de proteção contra energias negativas.
Quando incorporadas, usam vestidos coloridos (geralmente de cores fortes, como vermelho ou preto), gostam de bebidas doces - mas também cachaça e cerveja -, rosas vermelhas, bons perfumes, leques, joias e outros acessórios marcantes.
Segundo esta obra, Pomba Gira é uma energia que atua em tudo e em todos, dia e noite. E as suas sete ponteiras colocadas no Assentamento com as pontas para cima representam os sete caminhos da mulher. Juntas às outras ferramentas - ervas e sangue - se potencializam tornando os caminhos mais seguros de êxitos.
Quando é incorporada, a Pomba Gira assume personalidades e nomes como a espanhola Maria Padilha, Sete Encruzilhadas, Sete Saias, Rosa Caveira, Rosa Negra, Maria Mulambo, Dama da Noite e Maria Quitéria.
Cravo: revigora, limpa e reenergiza corpo e alma; Hibisco: aumenta amor e a libido, ajuda na concentração, ajuda a liberar dos vícios como o tabagismo; Tabaco claro natural: limpeza físico-energética e pra quem quer parar de fumar, em pequena quantidade em meio a outras ervas, é um aliado.
As fragrâncias são, na verdade, o elemento mais crucial para que essas energias se manifestem. Algumas gostam de aromas mais doces e ambarados, outras preferem especiarias e mel, mas a nota que une todos elas é a rosa. Um perfume dedicado a essas energias deve ter rosa, de preferência vermelha e bem presente.
Ao gargalhar, ao requebrar o quadril e os ombros, como assim faz a pomba gira, é possível sentir uma presença da pomba gira na interpretação da pomba gira.
O Banho de Pomba Gira foi feito com um super mix de ervas selecionadas como: Anis, Artemísia, Poejo, Malva, Pitanga, Rosa, e Maçã para atrair autoestima, desejo da vida, intuição, paixão, realização e feminilidade. Laroyê moça bonita!
3. Pomba-gira. Conhecida como dama da noite, nas duas crenças é considerada a figura feminina de Exu. Além de atuar como mensageira espiritual, a pomba-gira também exerce o papel de uma mulher independente e dominadora – relacionada ao amor e ao desejo.
som original - Reverie Dorée. Mais uma vez, não consideramos uma pomba gira mais poderosa que outra, porém existem algumas. com funções que podem ser mais perigosas para a gente. Nesse caso, a pomba gira rosa negra é o tipo de pomba gira. com uma das funções que mais nos pode prejudicar.
Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.
Pomba giras habitam as encruzilhadas, cemitérios, passagens, os diferentes e vários cruzamentos entre caminhos e rotas, é a senhora das porteiras, portas de entradas e saídas. O Culto da Pombagira – Exú Feminino. Dia da semana: Segunda-feira; Horas de trabalho: 0h, 12h, 18h; Dias do mês: 7, 14, 21; Saudação: Laroyê !
Azeite de Dendê: Simboliza a energia vital e a proteção dos Exus e Pombagiras. Bebida Alcoólica: Tradicionalmente utilizada para energizar e purificar o ambiente. Mel: Adoçante natural que simboliza a doçura e o acolhimento dos Exus e Pombagiras. Velas: Elemento de luz e calor, oferecido aos Exus e Pombagiras.
O que acontece com a pessoa que incorpora Pomba Gira?
Quando são incorporados, os Exus geralmente permanecem agachados, com o corpo inclinado para frente, os braços para trás e as mãos contorcidas. De acordo com a pesquisa conduzida por Oliveira (2011), Exu e Pomba-gira têm vínculo explícito com o belo, os vícios, as festas, a alegria e a sexualidade.
A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.
Sabe-se que as Pombas Giras são entidades espirituais que fazem parte de algumas religiões de matriz africana e afro-brasileira. Elas são consideradas uma linha de espíritos femininos, que se apresentam na figura de mulheres sedutoras, fortes e independentes, com personalidades marcantes e poderosas.