O olho de boi (Dioclea grandiflora) é uma planta encontrada no cerrado e na caatinga do nordeste brasileiro, da família Fabacea. Grande parte da população de cidades nordestinas, principalmente famílias que tem mais acesso ao cerrado, tem utilizado as raízes e principalmente as sementes desta planta.
Radlk. Nomes Populares: Pitombeira, Pitomba, Olho-de-Boi, Pitomba-de-Macaco e Pitomba-da-Mata. Ocorrência: Amazonas, Pará e Maranhão até o Rio de Janeiro, nas florestas pluvial amazônica e atlântica. É particularmente frequente na Amazônia Ocidental e no norte do Espírito Santo (Vale do Rio Doce).
Árvore de médio porte, de 15 a 20 metros, em geral bem copada, a não ser quando ocorre no meio da mata fechada. Folhas compostas pinadas, 11 folíolos duros, de 15 cm. Floração rosa e roxa em cachos. Fruto vagem curta de 6 cm, com uma a três sementes.
Suas sementes moídas, ou em forma de extrato, são usadas na medicina popular para melhora da agilidade mental, da coordenação motora, para tratar condições de apatia e da libido. Ela é usada, em alguns países como uma alternativa ao café.
A pitomba (nome científico: Talisia esculenta), também conhecida como olho de boi, pitomba da mata e pitomba de macaco, é o fruto da pitombeira, árvore que pode alcançar mais de 10 metros de altura. Seu nome é originário do tupi e significa sopapo, bofetada ou chute forte.
Também conhecida como Jabuticaba Coroada, a Olho de boi é uma espécie nativa da Mata Atlântica brasileira. Seus frutos grandes possuem polpa sucosa e doce com um sabor muito agradável, podendo assim ser consumidos in-natura, geléias, sucos, doces, licores e sorvetes.
A função do Olho de Boi é absorver o chamado "mau-olhado" e as más energias que estão num determinado espaço ou de alguém que entre na nossa casa. Caso isso aconteça o "Olho de Boi" irá como que rebentar, desfazendo-se. Após este acontecimento deve ser despachado numa mata verde ou em água corrente (rio ou mar).
A gordura serve de proteção ao olho contra impactos. Os músculos são responsáveis pela sua movimen- tação. O olho do boi possui apenas 4 músculos, enquanto que o do ser humano possui 6.
- Popular entre umbandistas, o olho-de-boi possui propriedades energéticas capazes de dissipar energias ruins e afastar paguejos, mau-olhado, inveja e energias ruins.
Coloque o olho de Boi no centro. Deixe esse copo atras da porta de entrada da sua casa (se tiver mais de uma, escolha a com maior fluxo de pessoas). Qual a hora de trocar: o Sal Grosso absorverá as energias negativas e irá “ferver”, ou seja, subir pela borda do frasco se fixando nela.
Dos 117 diferentes carimbos descritos, onze são considerados comuns e 68 são raríssimos. A maioria apresenta o carimbo “Correio Geral da Corte”. É difícil responder “quanto vale um Olho de boi”. Na verdade, não se trata de um selo raro.
O que significa se a água do Olho de Boi fica preta?
Se água do copo ficar preta ou tonalidade escura, é sinal que a negatividade em causa é forte e com intuito de destruição. Em casa, pode ser colocada dentro de um copo de água, do lado esquerdo da porta de entrada, sempre num local que fique mais alto que a cabeça.
Seja como fôr, se o olho de boi dentro do copo de água se mantiver inalterado, é porque o ambiente não tem energias negativas. Se a semente rebentar, deite tudo fora e procure “limpar” a sua casa energeticamente, pois é sinal que, ou a sua casa ou alguém que lá mora dentro, foi vítima de más energias.
Podridão com polpa firme de coloração marrom amarelada, podendo ainda estar desidratada com galerias no caso das podridões secas e com variação de tons amarelos e marrons nas podridões úmidas, diferenciando-se da podridão-amarga desenvolvendo-se na polpa, pelo formato trapezoidal e pela textura mais firme.
Nas cascas dos frutos da jabuticaba são encontradas as antocianinas e na polpa, estão presentes ferro, fósforo, vitamina C e niacina. O consumo de antocioaninas na dieta proporciona efeito protetor contra danos hepáticos, degradação do colágeno e gástrico, aumentando também o desempenho cognitivo.