Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até quando aprendem a se virar sozinhos, e devem ser deixados na posição que adotam naturalmente. Vale destacar que a orientação da SBP é para que, sempre que possível, os bebês durmam em um berço próprio, e não na cama com os pais.
Sim, é mais seguro e recomendável, segundo estudos e o último congresso de pediatria, dormir nessa posição reduz em até 70% o risco de morte súbita – uma das principais causas de óbitos de crianças com até um ano de idade.
Deixar o seu bebê dormir de lado, ou de bruços, antes dos 6 meses, aumenta as chances da criança inalar gás carbônico excessivo, ter asfixia por compressão das vias aéreas e comprimir os órgãos. Além disso, é essencial não colocar objetos no berço, tais quais, protetores, cobertores e bichinhos de pelúcia.
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.
Qual a POSIÇÃO CORRETA e + SEGURA para seu BEBÊ DORMIR?! | Dra Jannuzzi
Como evitar que o bebê engasgar enquanto dorme?
Evite engasgos em crianças
- Na hora de dormir, lembre-se de fazer com que o berço fique um pouco mais alto do lado em que a criança deita a cabeça; - Deixe a criança dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação.
A pediatra Magda Lahorgue Nunes, da SBP, diz que estudos comprovam que bebês que dormem de barriga para cima têm 70% menos chance de morte súbita, uma das principais causas de mortes de crianças menores de um ano. "A maioria dos pediatras, em torno de 90%, orienta os pais a colocarem o bebê para dormir de lado.
Até quando o bebê deve dormir de barriga para cima?
Pediatras reforçam recomendações para o sono seguro. Menores de um ano devem dormir de barriga para cima em um berço com superfície rígida e não inclinada e sem objetos fofos como travesseiros, “naninhas”, cobertas e lençóis soltos.
Se o bebê estiver se alimentando e dormindo bem, não há necessidade de se preocupar se ele não arrota imediatamente após a alimentação. No entanto, se ele parece desconfortável ou estiver tendo dificuldade para arrotar, é recomendável consultar um pediatra.
Mas, afinal, existe idade certa para dormir sozinho? A Associação Americana de Pediatria orienta que o bebê passe a noite no quarto dos pais durante o primeiro ano de vida, para facilitar a observação.
São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o nascimento e os 2 anos, e criança quando têm entre 2 anos até doze anos de idade.
Qual a melhor posição para o bebê dormir para não se engasgar?
Para diminuir esse risco, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a criança seja colocada no berço de barriga para cima, tanto para o cochilo durante o dia, quanto para o sono da noite. Nessa posição, a criança respira melhor e tem menos risco de engasgo.
A posição ideal para o bebê dormir, indicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), é de barriga para cima, a fim de evitar a morte súbita, que pode ocorrer em bebês recém-nascidos. Por volta dos 5 meses, o próprio bebê já será capaz de se virar e escolher a posição mais confortável para dormir.
Qual a posição mais confortável para o bebê dormir?
“Coloque-o em sua cama, de barriga para baixo, movimentando a cabeça para cima e para os lados – é bom para o desenvolvimento neurológico e evita que a cabeça fique deformada na parte de trás por ficar sempre de barriga para cima.
Faz mal colocar o bebê para dormir em cima da mãe?
Embora a AAP desaconselhe dormir na mesma cama, a entidade orienta que o bebê deve dormir no mesmo quarto em que os pais —pelo menos nos primeiros seis meses de vida —em uma superfície plana e firme.
Brinquedos, cobertores, travesseiros, roupas de cama macias, posicionadores de sono ou protetores de berço, não devem estar no berço com o bebê, pois ele pode ficar presos por esses itens e sufocar. O local onde o bebê dorme deve ter inclinação menor do que 10 graus. Anteriormente, a recomendação era até 30 graus.
Pode deixar o bebê dormindo de barriga para baixo?
Não, deixar o bebê dormir de bruços pode ser perigoso. Nessa posição o recém-nascido fica com o tórax comprimido e o rosto abafado pelo colchão, o que pode provocar um sufocamento. Além disso, a traquéia, que é o tubo que leva ar para os pulmões, não está protegida nessa posição, aumentando o risco de aspiração.
Alternar diariamente a posição da cabeça do bebê na hora de dormir, colocando-o em lados diferentes do berço. Posicionar um móbile do lado de fora do berço para atrair o olhar para outro lugar (funciona para crianças que já movimentam sozinhas a cabeça). Varie o lado onde coloca o móbile também.
Sofrer as consequências de vícios posturais não é exclusividade de adultos. No primeiro ano de vida, bebês que passam muito tempo na mesma posição podem desenvolver uma deformidade no crânio conhecida como plagiocefalia. Estima-se que pelo menos 350 mil crianças nascidas no país tenham a doença.
Portanto, a partir dos 6 ou 12 meses de vida (a depender da recomendação que você prefira seguir), o bebê já pode usar um travesseiro. Para manter a coluna alinhada e as vias respiratórias livres, o travesseirinho deve preencher o espaço entre o colchão e a cabeça do bebê, além de ser fino (3cm).
Por que não é recomendado deixar o bebê chorando? Recentemente estudos mostraram que a dor da separação dos bebês de seu cuidador estimula as mesmas áreas do cérebro que a dor física, ou seja, a separação equivale à dor física e funciona como um sinal de alarme para uma situação de perigo iminente.
Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.