Qual a pressão da água a 1000 metros de profundidade?
Pressão quando entramos no mar Para termos de comparação, a cada 10 metros de profundidade aumenta-se 1 atm de pressão. Se você descer 1000 metros de profundidade no mar é equivalente a 101 vezes a pressão atmosférica que você está acostumado na superfície da Terra.
O artigo determina, em teoria, que exista um limite de 1000 metros para mergulho, o que se traduziria em uma pressão hidrostática de 100 atm antes de o organismo humano inteiro sucumbir por necrose dos tecidos.
Infelizmente a água do mar bloqueia muito rapidamente a transmissão [de ondas eletromagnéticas] embaixo da superfície. A pressão a 3.800 metros de profundidade, onde está a carcaça do Titanic, é de cerca de 400 atmosferas. A pressão é equivalente a mais ou menos como sentir o peso de 35 elefantes sobre os ombros.
Qual é a profundidade que o corpo humano pode suportar?
O corpo humano não possui uma profundidade limite exata que possa suportar debaixo d'água. A pressão aumenta aproximadamente 1 atmosfera a cada 10 metros de profundidade. Sem equipamentos de mergulho adequados, a profundidade é limitada a alguns metros devido aos efeitos da pressão nos pulmões.
Qual a pressão máxima que um ser humano pode suportar na água?
Vale citar, pela curiosidade, um estudo conduzido por pesquisadores franceses. O artigo determina, em teoria, que exista um limite de 1000 metros para mergulho, o que se traduziria em uma pressão hidrostática de 100 atm antes de o organismo humano inteiro sucumbir por necrose dos tecidos.
Bom, a resposta não é simples (mas é bem óbvia). Como o Titanic está a 3,8 mil metros de profundidade, a pressão exercida pelo submarino seria de 380 atmosferas; o que equivale a 380 kg por centímetro quadrado.
O Challenger Deep, como era de se esperar, é um dos lugares mais inóspitos do planeta Terra: há 11 mil metros de profundidade, a pressão que o corpo sofre é de cerca de 1100 atmosferas.
O que acontece com uma pessoa a 4 mil metros de profundidade?
A 4 mil metros de profundidade, o corpo humano está sujeito a uma grande pressão da água, o que pode causar danos irreversíveis aos tecidos, órgãos e ossos.
"Um submarino militar normalmente opera entre 300 e 400 metros de profundidade", compara Kazuo Nishimoto, professor do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica (Poli) da USP.
A Fossa das Marianas é o local mais profundo dos oceanos. Com 2,5 km de extensão, atingindo 11 quilômetros de profundidade, pressão equivalente a mais de 1000 vezes a pressão atmosférica no nível do mar e temperatura variando de 1° a 4° C, é a região mais inexplorada do planeta.
Para lidar com a pressão, muitos peixes são bem pequenos, geralmente não excedendo 25 cm de comprimento. Além disso, os cientistas descobriram que quanto mais profundas essas criaturas vivem, mais gelatinosa é sua carne e mais mínima é sua estrutura esquelética.
Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.
O que acontece com o corpo na pressão do fundo do mar?
“Ao nível do mar, nossos pulmões têm a capacidade de comportar de quatro a seis litros de ar. Sendo assim, se uma pessoa mergulha a 20 metros, a pressão sobre ela praticamente dobra e sua capacidade pulmonar cai pela metade. Além disso, há o risco de narcose de nitrogênio, conhecida como embriaguez das profundezas.
Cadê o ar? No nível do mar, o ar contém aproximadamente 21% de oxigênio, mas a partir dos 3,6 mil metros de altitude esse nível diminui em 40%. Na “zona da morte” — a partir de 8 mil metros de altitude — respirar se torna missão praticamente impossível (mesmo com oxigênio extra).
O que acontece com o corpo humano quando um submarino implode?
A partir de 30 metros de profundidade, há a necessidade de um suporte respiratório específico que mistura oxigênio diluído em gás hélio. Quando ele não funciona adequadamente, o aumento do nitrogênio provoca sintomas semelhantes à intoxicação por álcool, como problemas no raciocínio, desorientação, e até mesmo euforia.
Qual a profundidade máxima que um mergulhador consegue descer?
O nadador de combate egípcio Ahmed Gamal Gabr se converteu no primeiro mergulhador a descer a maior profundidade com cilindros sem ajuda externa, com 332,35 metros, anunciou nesta sexta-feira (19) o livro Guinness dos recordes.
A Fossa das Marianas, ao leste das Filipinas, é o local mais profundo do planeta. Com 10994 metros de profundidade, o Monte Everest, o ponto mais alto do planeta, poderia caber lá e ainda sobrar mais de 2 mil metros. Apesar de ser um lugar inóspito no fundo do oceano, existe vida por lá, em grande maioria unicelular.
Ao contrário de uma explosão, na implosão a pressão se move de fora para dentro. Logo, é improvável que se mantenha preservada a estrutura da embarcação ou o que estava dentro. Com isso, especialistas afirmam que os corpos foram destruídos pela alta pressão.
Uma implosão é basicamente o oposto de uma explosão. Em vez de a pressão se mover de dentro para fora, ela entra. Mas, assim como seria numa explosão, é improvável que reste muito da embarcação e do que estava dentro dela após o acontecimento. Logo, os corpos foram destruídos pela alta pressão.
Quanto mais fundo um objeto viaja no oceano, maior a pressão da água à sua volta. No leito do oceano, a 3,8 mil metros de profundidade, a pressão sobre o Titanic e sobre tudo o que há à sua volta é de cerca de 40 MPa – 390 vezes maior que a da superfície.