O R134A é um refrigerante de baixa pressão, com uma pressão de operação entre 5 e 10 bar, enquanto o R410A é um refrigerante de alta pressão, com uma pressão de operação de cerca de 30 bar.
Qual é a pressão de trabalho do gás R134A no carro?
Os níveis de vácuo para os sistemas R12 (Antigo) e R134a (Novo) são iguais (tanto no lado de alta quanto no lado de baixa pressão – mínimo de 200 micros).
Confira a pressão: o valor deve estar entre 6 e 12 Psi quando o refrigerador estiver calibrado. Finalize o processo: você deve fechar a torneira, desconectar a mangueira azul, a mangueira de serviço e o adaptador da garrafa com o gás que foi inserido.
TEMPERATURA DE SUCÇÃO 32.2 °C 4- ÓLEO LUBRIFICANTE. Uma das principais características desejáveis de um óleo lubrificante para refrigeração, além das características lubrificantes, é a miscibilidade com o gás refrigerante.
Qual a pressão máxima dos fluidos de refrigeração R134a 43 C?
A pressão máxima do fluido de refrigeração R134a a 43°C é de aproximadamente 12,5 kgf/cm² ou 175 psi (libras por polegada quadrada). É importante lembrar que a pressão pode variar de acordo com a temperatura e outras condições do sistema de refrigeração.
O gás R-410A trabalha com a mesma referencia de temperatura,porém as pressões são em torno de 72 até 104 psi. A pressão ideal de trabalho varia de acordo com os equipamentos e aplicações a serem utilizadas,sendo que para ar condicionado ela se inicia entre 100 indo no máximo a 150 psi.
No processo de compressão, o R600a alcança um nível de eficiência maior do que o R134a. Isso significa que o compressor se torna mais eficiente energeticamente. Além disso, o fluido refrigerante R134a é sintético e não é facilmente decomposto no meio ambiente. Já o R600a é um refrigerante natural.
Quanto maior a pressão do gás, mais gás se comprime no cilindro. Quanto menor a pressão, menos gás. A pressão do GNV nos postos de abastecimento é normatizada e regulamentada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, em 200 kgf/cm2, com tolerância de mais ou menos 10%.
Características: O R134a é um gás refrigerante do tipo HFC (Hidrofluorcarbono) que não causa destruição da camada de Ozono. Tem baixa toxicidade, não é inflamável na presença de ar atmosférico em temperatura inferior a 100ºC e à pressão atmosférica. Não é corrosivo, é compatível com a maioria dos materiais.
O R134A é um refrigerante de baixa pressão, com uma pressão de operação entre 5 e 10 bar, enquanto o R410A é um refrigerante de alta pressão, com uma pressão de operação de cerca de 30 bar.
O Fluído Refrigerante R134 Tetrafluoretano é indicado para condicionador de ar automotivo e ar condicionado doméstico. O gás é mais um dos gases ecológicos, garantindo a preservação da camada de ozônio pois não possui CFCs (clorofluorcarbonos).
Esse gás pode ser utilizado em sistemas de retrofit, também sendo indicado para sistemas novos. A temperatura de evaporação do R134A varia entre 15°C e 12°C.
Lembre-se que nunca deve misturar no mesmo recipiente de armazenagem fluidos de diferentes tipos. Exemplo: não misturar R22 com R134a. É remover alguns contaminantes encontrados nos sistemas dos tipos: óleo, água, ácido oléicos e clorídricos.
– O óleo do sistema com R12 não é miscível com o óleo R134a, se faz necessário uma boa limpeza e se possível com desmontagem do compressor para retirada de 100% dos resíduos de óleo mineral, para após o sistema ser recarregado com óleo PAG.
A massa total desse gás, entretanto, depende da massa molar (g/mol) da substância que o compõe. Dito isso, sabemos que 1 mol de partículas de um gás ideal qualquer (ou seja, cerca de 6,02.1023 partículas) sempre ocupa o mesmo volume, que é de aproximadamente 22,4 l quando submetido à pressão de 1 atm.
Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.
Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume.
O que acontece se colocar gás 410A para rodar numa máquina de R-22?
R410A e óleo mineral não são mutuamente miscíveis. O sistema de ar condicionado R410A misturado com óleo mineral (para R22) causará a deterioração do óleo de refrigeração e a hidrólise para formar sais metálicos.
A maioria dos aparelhos precisam de 90 PSI para operar adequadamente. Entretanto, eles podem ter outros estágios que chegam até 175 PSI. Antes de utilizar o compressor, veja se não há uma obstrução na mangueira de ar.