5) Qual a pressão máxima interna em que o GLP se encontra nos botijões (todos os tipos)? Em função das condições climáticas do Brasil a pressão do gás GLP pode variar em torno de 4 a 7 Kgf/cm².
O botijão deve ser utilizado com um conjunto técnico composto por regulador de estágio único de baixa pressão (2,8 kPa) e válvula de bloqueio – que se acopla diretamente à válvula de consumo através de um regulador de pressão, uma mangueira de PVC com comprimento de 0,80m (conforme NBR 8613) e abraçadeiras para fixação ...
Desta forma, ao aumentar o diâmetro dos condutos após o regulador de segundo estágio fará com que a pressão disponível aumente também. Nos tubos a perda também pode ser maior devido ao material do mesmo, pois dependendo do material o coeficiente de rugosidade pode ser maior ou menor.
O que fazer quando o botijão de gás está com muita pressão?
Caso você identifique baixa pressão ou alta pressão do gás, é necessário solicitar uma regulagem. A identificação poderá ser realizada verificando a chama do seu fogão, caso ela esteja fraca ou muito forte. Importante!
Em tese não há diferença, uma vez que todas as distribuidoras comercializam o GLP (gás liquefeito de petróleo). O que muda é o modo como cada distribuidora lida com o seu produto.
O modelo 506/33 foi projetado para uso de GLP em botijões com consumo de até 2kg por hora com uma saída com pressão de 138 kpa / 20 psi / 1,407 kgf/cm² / 1,38 bar.
Para que serve o parafuso dentro do botijão de gás?
Parafuso utilizado para fechar uma das saídas de válvula de cilindro não utilizada. Não substitui o sistema de segurança que vaza quando recebe excesso de pressão. Pode ser enviada prateado ou dourada conforme o lote de produção em estoque.
Isso vai da alta do cilindro para a baixa usada nos fogões. Diminuir essa pressão pode levar a vazamentos e apagar a chama. Então, sempre use o registro de gás totalmente aberto ou fechado. Isso garante segurança e bom funcionamento.
Quando o gás de cozinha tá no botijão, uma parte dele é líquida. Isso serve pra diminuir o volume dentro do recipiente. Na hora que você liga o forno ou fogão e aciona, esse líquido vira gás ocupando mais espaço dentro do botijão, o que causa muita pressão!
Dito isso, sabemos que 1 mol de partículas de um gás ideal qualquer (ou seja, cerca de 6,02.1023 partículas) sempre ocupa o mesmo volume, que é de aproximadamente 22,4 l quando submetido à pressão de 1 atm.
A indicação deve estar entre 65 a 70 Psi (libra-força por polegada quadrada). Além disso, tenha em mãos ferramentas de refrigeração adequadas, como a recolhedora de gás e a bomba de vácuo.
Qual a distância máxima do botijão de gás para o fogão?
A margem de segurança é de 1,50m. Instalar o botijão de gás mais afastado possível do fogão. O ideal é a instalação fora da cozinha, em local coberto e arejado.