Preço é apenas uma medida monetária, uma quantidade de dinheiro estabelecida para comercialização de produtos e serviços, obtido por meio de uma estratégia de precificação. Valor é a percepção que um cliente tem sobre uma empresa ou um produto.
Você sabe o que cada um significa e qual aplicar em seu negócio? Preço é a quantia em dinheiro que é paga por um determinado produto ou serviço. Já o Valor é o que é atribuído ao seu produto e o que ele proporciona para o cliente, o valor não pode ser estimado em dinheiro e pode ser diferente para cada cliente.
Qual a diferença entre o preço e o valor de uma empresa?
Para resumir, o preço é aquilo que está estampado nas etiquetas nas lojas e ele é totalmente objetivo. Já a definição de valor é um pouco mais abstrata. Enquanto o preço é estabelecido pelo próprio dono do negócio considerando diversos fatores, a definição de valor parte do cliente.
De forma bastante resumida a diferença é que o preço é o que se paga por um produto ou serviço enquanto o valor é o benefício proporcionado. O distanciamento dos termos é bastante importante para entender a lógica de alguns mercados – como o de ações onde há o preço da ação e o valor que ela pode ter no futuro.
Qual a diferença de valor e custo? O valor é o quanto aquele produto representa para o cliente. Ele está relacionado à satisfação em adquirir o produto ou serviço. Produtos que geram valor para quem compra, podem ter um preço mais alto, já que o benefício que ele traz faz “valer a pena” o custo.
Gramaticalmente, a palavra “valor” significa apreço e estimação por algo ou alguém, em geral. Em economia, também tem o mesmo significado, só que no momento de definir como surge ou em que se sustenta este conceito aparecem as diferentes escolas do pensamento econômico.
Qual a diferença entre preço e valor na Bíblia? Preço é quanto o cliente paga pelo produto ou serviço. Já o valor é o que ele ganha ao adquirir aquele produto ou serviço.
O valor é um conceito muito mais subjetivo, pois ele depende das expectativas e demandas das pessoas que desejam adquirir um bem ou serviço. É importante mencionar que o valor não diz respeito ao produto em si, mas sim a sensação de satisfação que um cliente tem em adquiri-lo.
O valor do produto é baseado nos benefícios que ele oferece, se trata mais de um investimento do que apenas de uma compra. Preço é a quantidade de dinheiro que você irá pagar por um produto ou serviço.
Em qual contexto preço e valor podem ser sinônimos?
Apesar de parecem iguais, preço e valor não são sinônimos. Preço é quantitativo, é o custo do item em si. Já o valor é o benefício que aquele item proporciona. O valor não pode ser descrito em dinheiro, sendo mais ligado a experiência e pode ser diferente de pessoa para pessoa.
Os valores da empresa são as crenças, aquilo em que as pessoas que fazem a empresa, como sócios, proprietários e colaboradores, acreditam e defendem como princípios que direcionam as ações do negócio, seu relacionamento com clientes, fornecedores, concorrentes e a sociedade.
O que é o valor para o cliente? O valor é a percepção que o cliente tem sobre um produto ou serviço. É a soma de certos elementos percebidos pelo consumidor no momento de compra, como qualidade, atendimento, condições, tempo investido e o próprio preço.
O preço é objetivo, depende do objeto. O objeto (seu produto ou serviço), por sua vez, possui uma precificação, que resulta em um preço. Já o valor é a percepção que seu cliente tem sobre o que você oferece. Essa percepção está ligada a quão disposto seu cliente está para pagar por seu produto.
O valor é igual ao preço de custo acrescido da mais-valia extraída por cada capital. Já o preço de produção é igual ao preço de custo acrescido de um lucro proporcional à taxa média de lucro. Esta taxa é determinada dividindo-se a mais-valia total pelo capital social total.
Valor, no sentido ético, reflete o grau de importância de alguma coisa ou ação humana, com o objetivo de determinar quais são as melhores ações a serem tomadas para o bem comum ou qual a melhor maneira de viver numa comunidade em sociedade, ou para determinar a importância de diferentes ações.
Enquanto uns apenas têm preços, outros têm valores. O caráter destes últimos não está à venda e não pode ser mensurado por meio de “preço”, seja ele pago em dinheiro, com fama ou com poder. O seu valor não está em si, mas no que agregou ao longo da vida.
A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais.
Exemplo disso é um dos ensinamentos de Jesus, em João 15:12, que fala “que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei''. Ou seja, deve-se amar o outro do mesmo modo que ama a ti mesmo e ao Criador. Além desses, outros valores do cristianismo são: honestidade, lealdade, solidariedade, tolerância, respeito etc.
Foi pago um alto preço para que pudéssemos fazer parte da família de Deus (Efésio 2.19), e isso nos trouxe inúmeros benefícios, como cura, libertação, paz, restauração, vida eterna, e muitas outras bênçãos.
Pois vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata. Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha.