Qual a principal finalidade da dança você realmente?
resposta: Atualmente, a dança tem a finalidade de resgatar as manifestações expressivas da nossa cultura, incentivando a expressão de sentimentos e emoções que ajudam na integração social. Na prática da dança, são desenvolvidas a socialização, a linguagem estética, a arte corporal e outras formas de expressão.
A dança, em sentido geral, caracteriza-se pela arte de mover o corpo e assume papel fundamental nos dias de hoje, enquanto forma de expressão torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes, críticos e participantes em sociedade.
Ela permite que o indivíduo tenha consciência corporal e saiba como o seu corpo se relaciona com o espaço. Assim, ele pode desenvolver coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, por exemplo. Essas competências são importantes para realizar diferentes atividades do dia a dia.
Além da atividade física, a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.
A dança é exercida com a finalidade artística, recreativa ou ainda para fins esportivos, como é o caso da ginástica rítmica. Essa atividade pode ser praticada por pessoas de todos os gênero, desde crianças, adultos ou até idosos.
PSICOLOGIA DA DANÇA | Como dançar pode transformar a sua vida
Qual o maior objetivo da dança?
A importância da dança: arte saudável para o corpo e para a mente. Uma forma de arte, atividade física ou uma prática de lazer. Não importa como você encare a dança, o fato é que trata-se de uma prática benéfica para o organismo como um todo.
A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço e melhora na sua integração social.
Uma pessoa dançando pode demonstrar um misto de sentimentos: desejos, alegrias, prazeres, gratidão, respeito, temor, poder. Traçando um conjunto de movimentos que se desenvolvem no espaço e num tempo determinado, configurada por um ritmo e capaz de expressar tanto simples como fortes emoções.
A dança traz muitos benefícios, dentre eles o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico.
A dança é uma manifestação cultural que envolve movimento, ritmo, expressão corporal e sentimentos. Ao dançar comunicam-se valores, sensações e percepção estética. A dança existe desde sempre, pois é uma criação humana ligada à cultura dos povos.
Na Pré-História, dançava-se pela vida, pela sobrevivência, cultuando a Natureza em busca de alimentos, água e também em forma de agradecimento. O homem evoluiu e, com o tempo, a Dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais.
A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.
A dança estabelece limites usando movimentos, estruturando a personalidade e a socialização, pois leva o indivíduo a vivenciar e refletir sobre o meio em que vive e sua relação com o meio e a sociedade.
Dançar beneficia as dimensões física, emocional e cognitiva e permite a integração social, além de favorecer o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, esquelético e muscular. A dança favorece um estado mental que é compensador por si só.
Qual o objetivo principal para quem procura a dança?
Resposta:O. papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura.
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
A Dança nos permite deixar que o nosso coração guie o nosso movimento, libertando quem somos e permitindo-nos a sonhar. Considerada uma forma de linguagem não verbal, aonde é possível expressar emoções e sentimentos através dos movimentos corporais.
Algumas combinações de movimentos podem nos acalmar e melhorar nosso humor; outras podem nos dar a sensação de energia e de foco; algumas podem nos ajudar a pensar de maneira mais criativa e acelerar nossa capacidade de solucionar problemas; ainda há outras que podem nos fazer sentir mais fortes e confiantes.
A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade.
A prática de dança pode aumentar a flexibilidade, a amplitude de movimento, a força física e a resistência. Os movimentos repetitivos envolvidos na dança podem corrigir a má postura, aumentar o equilíbrio e a coordenação e melhorar a saúde cardiovascular em geral.
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. Erótica: poledance, can can, strip-tease, etc.
Ela molda a cultura e as tradições e muitas vezes é usada para transmitir mensagens políticas ou sociais, fortalecer coesão social e sendo comunitário. A dança desempenha papel importante na preservação das culturas e tradições.
São muitos os benefícios que a dança traz, por exemplo: ajuda na melhora da coordenação motora, na resistência, na postura, melhora a circulação de sangue, frequência cardíaca e respiratória, aumenta a resistência do corpo, o equilíbrio e a flexibilidade, auxilia na concentração e na memória, queima calorias, além de ...