Existem diferentes profissões possíveis como: camareiro, recepcionista, segurança, concierge, entre outros. Bartender também está entre as profissões para quem gosta de trabalhar no período da noite.
Trabalhadores noturnos frequentemente desempenham papéis críticos em áreas como a saúde, segurança, hospitalidade e transporte. Por exemplo, enfermeiros, médicos, policiais e bombeiros estão entre aqueles que mantêm a segurança e o bem-estar da comunidade durante as horas da noite.
No Brasil, trabalho noturno é o trabalho desenvolvido entre as 22h de um dia até as 5h do dia seguinte, isso no caso dos trabalhadores urbanos (vigias, porteiros, seguranças, motoristas de transporte público e trabalhadores de fábricas e indústrias).
COMO MANTER A SAÚDE TRABALHANDO A NOITE [PERIGOS DO TRABALHO NOTURNO] Dr. Gabriel Azzini
Qual o salário de uma pessoa que trabalha à noite?
Adicional noturno é um acréscimo de até 20% na hora trabalhada para todos os colaboradores em jornada noturna. Previsto na CLT desde 1943, o adicional noturno é obrigatório para trabalhadores do turno das 22h até 5h da manhã.
Geralmente, essa modalidade está associada a profissionais da área da saúde, segurança, infraestrutura, e outros setores vitais. Vale ressaltar que, para trabalhadores que atuam em zonas rurais, os períodos de trabalho noturno podem seguir diferentes padrões.
Podemos definir o trabalho noturno como aquele que se opõe ao diurno, sendo realizado durante períodos em que a maioria da população está dormindo. São as atividades laborais exercidas na madrugada por profissionais de saúde, comerciantes e atendentes de serviços 24h, porteiros, padeiros, entre outros cargos.
O adicional noturno é um benefício garantido aos colaboradores que trabalham no período da noite (geralmente, entre as 22h e 5h). Regulamentado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), seu valor pode chegar a 20% da hora trabalhada e é calculado sobre o salário base do empregado.
Enquanto você dorme, seu corpo se livra de toxinas, repara lesões e reduz o estresse. Trabalhar no turno da noite interfere nesses processos essenciais. Isso pode levar a muitos dos distúrbios desta lista.
Por isso, quem trabalha a noite também tem direito a, pelo menos, 60 minutos de descanso a cada seis horas de trabalho. Caso a jornada noturna seja de quatro a seis horas de duração, então esse intervalo deve ser de, no mínimo, 15 minutos.
Segundo o artigo 73 da CLT, a jornada de trabalho noturno é aquela realizada entre às 22h de um dia e às 5h da manhã do dia seguinte, em áreas urbanas. Já para trabalhadores rurais, a legislação determina que o trabalho noturno está compreendido entre 21h e 5h em lavouras e entre 20h e 4h na atividade pecuária.
Profissionais da área médica e de enfermagem, seguranças, DJs, bartenders, recepcionistas, gerentes de casas noturnas e de operações logísticas: a lista de ocupações noturnas é longa e mostra que há muitas oportunidades para quem quer ou precisa trabalhar à noite e ganhar bons salários e remunerações.
A hora normal tem a duração de 60 (sessenta) minutos e a hora noturna, por disposição legal, nas atividades urbanas, é computada como sendo de 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. Ou seja, cada hora noturna sofre a redução de 7 minutos e 30 segundos ou ainda 12,5% sobre o valor da hora diurna.
Existem diferentes profissões possíveis como: camareiro, recepcionista, segurança, concierge, entre outros. Bartender também está entre as profissões para quem gosta de trabalhar no período da noite.
Quem trabalha à noite tem direito a se aposentar mais cedo?
Sim. Se o empregado presta serviços no período noturno e em atividades insalubres ou perigosas, terá direito a acumular os dois adicionais. Para tanto, calcula-se primeiro a hora normal acrescida do adicional de periculosidade/insalubridade e após soma-se ao adicional noturno (OJ nº 259 da SDI-1 do TST).
Além dessa diferença da duração do valor-hora, o trabalhador noturno tem outra vantagem: o direito de receber o adicional noturno, que consiste em um acréscimo de 20% sobre o valor-hora diurno tradicional. O adicional noturno deve ser pago tanto nas jornadas normais quanto nas horas extras noturnas.
Este tipo de turno (qualquer horário de trabalho que ocorra fora do tradicional das 9h às 17h), juntamente aos turnos rotativos foram associados a um risco de 79% maior de declínio cognitivo entre adultos de 45 a 85 anos, como mostra um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de York, no Canadá.
Quem trabalha à noite tem direito a quantos dias de folga?
Por isso, quem trabalha a noite também tem direito a, pelo menos, 60 minutos de descanso a cada seis horas de trabalho. Caso a jornada noturna seja de quatro a seis horas de duração, então esse intervalo deve ser de, no mínimo, 15 minutos.
Os números são alarmantes: quem trabalha a noite perde cinco anos de vida a cada 15 trabalhado; se divorcia 3 vezes mais e têm 40% mais chances de ficar doente. Os estudos revelam ainda que 90% dos acidentes mais graves em empresas acontecem exatamente no período da noite.
Trabalhar à noite pode acarretar uma série de consequências significativas. Além dos desafios óbvios em relação ao ritmo circadiano e ao sono, essa prática pode afetar negativamente a saúde geral.
Se você é daqueles que trabalham à noite, essa regra também se aplica a você! Da mesma forma, para se ter uma rotina de trabalho de qualidade é importante estar descansado e com a saúde em dia. Então, tenha cuidado com seu relógio biológico, priorizando dormir todos os dias no mesmo horário.
O adicional noturno é um dos maiores benefícios exclusivos dos trabalhadores que laboram a noite. Conforme disposto no caput do art. 73 da CLT, ela representa um acréscimo de pelo menos 20% sobre o valor da hora diurna.