Um relatório da Defesa Civil de Maceió aponta que a cratera aberta sob a lagoa Mundaú após o colapso da mina 18 possui 78 metros de comprimento, 46 metros de largura e 7 metros de profundidade —grosso modo, o correspondente a cerca de metade da área de um campo de futebol oficial e quase dez vezes o volume de uma ...
Veja também: Colapso de mina em Maceió é “a maior tragédia urbana do mundo”, diz prefeito à CNN. Segundo a Braskem, os poços de extração estão a 1.200 metros de profundidade, o que equivale a 40 prédios de 10 andares empilhados um em cima do outro.
A cratera aberta após o colapso da mina da Braskem tem 78 metros de comprimento, 46 metros de largura e 10 metros de profundidade, segundo a Defesa Civil de Maceió.
O afundamento em Maceió do solo de uma mina de exploração de sal-gema da Braskem atingiu mais de 2 metros de profundidade, segundo informou a Defesa Civil na noite dessa 5ª feira (7. dez. 2023). A última medição do órgão mostrou que a velocidade da movimentação da terra é de 0,21 cm por hora.
Maceió: Imagens aéreas mostram avanço de afundamento do solo de mina da Braskem
Qual a profundidade da mina 18 em Maceió?
O solo da Mina 18 da petroquímica Braskem, no bairro do Mutange, em Maceió, já afundou mais de 2 metros (m) desde o último dia 29, quando a Defesa Civil municipal emitiu um alerta, apontando o “risco iminente de colapso” da estrutura, e recomendou o bloqueio do acesso de pessoas à região.
A cidade de Maceió, em Alagoas, está afundando. A causa é o colapso de uma mina de extração de sal-gema da mineradora Braskem no bairro do Mutange, que tem gerado riscos sem precedentes à população.
É verdade que Maceió pode explodir a qualquer momento?
A Defesa Civil Municipal informou que o colapso pode acontecer a qualquer momento e que não foi possível medir as consequências do que poderá acontecer porque estão diante de algo que nunca enfrentaram, “não sabemos a intensidade, mas é certo que grande parte da cidade irá sentir.
São Paulo — O crescimento de uma cratera tem tumultuado a vida do moradores da pacata cidade de Lupércio, a cerca de 100 quilômetros de Bauru, no interior de São Paulo.
Ao todo, o solo da mina afundou 1,69 m desde o início do monitoramento, em 28 de novembro, até este domingo (3), de acordo com a Defesa Civil do município.
Ela tem 500 mil metros cúbicos e fica muito perto de outras duas. Em apenas cinco dias, o chão já cedeu 1,70 metros. A Defesa Civil não negou a possibilidade de em caso de afundamento dela, ela se conectar a outras e provocar o afundamento de outras, como se fosse um efeito cascata.
O que acontece se a mina de Maceió entrar em colapso?
Se houver o rompimento abrupto da mina da Braskem em Maceió, onde o solo já afundou mais de 2 metros em 10 dias, uma enorme cratera se abrirá no local. Parte da mina fica sob a lagoa Mundaú. Se o colapso acontecer, a água entraria em contato com o sal na cratera, aumentando consideravelmente a salinização da lagoa.
O que é o afundamento da mina da Braskem em Maceió?
O rompimento de parte da mina 18 de sal-gema da Braskem, neste domingo, em Maceió (AL), ocorreu após dias de alerta de risco de colapso, que já havia motivado a evacuação emergencial dos bairros Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Farol, com aproximadamente 5 mil famílias sendo obrigadas a deixar suas casas.
Maré em Maceió não tem relação com fenômeno catastrófico. Circula nas redes sociais a ideia de que a paisagem vista em Maceió em todas as marés baixas, que ocorrem duas vezes ao dia, seria um sinal de que a capital alagoana poderia sofrer com um tsunami.
Por que Maceió está afundando? O problema ocorre pela longa exploração de sal-gema na região, combinada com a localização das minas em uma área de falha geológica. A extração desse minério gera pontos de fragilidade no subsolo, que começa a ceder.
Histórico e causas. A causa do afundamento é atribuída ao impacto de quatro décadas de mineração do solo para extração do sal-gema, minério usado para fabricação de itens como soda cáustica e PVC, pela empresa Braskem.
Desde 2018, os bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol sofrem com o afundamento da área. À época, fortes chuvas e tremores de terra causaram rachaduras e fissuras em ruas, casas, edifícios, lojas e indústrias da região.
O estudo apontou ainda que, em novembro de 2023, o topo da mina 20/21 ficava a uma profundidade de quase 730 metros. Em janeiro deste ano, essa profundidade passou a 723,78 metros, o que comprova a movimentação em direção à superfície.
Fonte: Climate Central/Reprodução. Rio Grande do Sul: No Sul do país, cidades importantes como a capital Porto Alegre, Pelotas e Canoas poderão ficar submersas nas próximas décadas, assim como as ilhas de Torotama e Machadinho.
Não circular por lugares escuros e de pouco movimento durante a noite também é um cuidado importante para evitar incidentes. - Antes de viajar - e durante a viagem -, é altamente recomendado acompanhar a Tábua de Maré.
O principal uso do sal-gema é a indústria química. Por isso ele é tão extraído pela Braskem. Ele é empregado, por exemplo, na produção de soda cáustica, ácido clorídrico, bicarbonato de sódio, sabão, detergente e pasta de dente.