As dimensões de sapatas para 2 andares conforme o tipo de solo são as seguintes: As sapatas são do tipo gaiola, com os ferros de 10 mm de diâmetro espaçados em 20 cm, como mostrado na figura abaixo. As dimensões 40 x 40 cm, 60 x 60 cm e 100 x 100 cm são largura e comprimento.
Qual a profundidade de uma sapata para dois andares?
A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo. A cota de apoio da sapata deve assegurar a capacidade de suporte mesmo com variações sazonais de clima ou alterações de umidade.
é suporta um quilo por centímetros quadrados, seria um solo de média resistência. Então se esse solo suporta 1kg. e nós temos 1 sapata 60 por 60 que dá. 3.600cm² então.
Para exemplo de como fazer fundação para sobrado, usaremos a fundação radier, uma das mais simples e com melhor custo-benefício para ser aplicada na prática, tratando-se de uma laje de concreto armado muito espessa, que ocupa toda a área onde o sobrado será construído.
Pilar De Concreto 20x20 Cm Com 3,00 M De Comprimento Para 8,5 Toneladas De Carga Incluindo Fôrma, Armação e Concreto. Concreto virado na obra com betoneira consumo aproximado de cimento de 350 Kg/m³.
O preço médio para fazer fundação para uma casa de dois andares é de R$ 290 o m2. O profissional responsável pela fundação ou alicerce é o projetista que descreverá o tipo de fundação necessária para a obra em questão.
A quantidade de sapatas necessárias para a obra irá depender do tamanho da obra, é aconselhado, em média, 9 sapatas para cada 60m² de obra, como na figura abaixo. Assim como a quantidade de sapatas, a profundidade e as medidas também dependem do tamanho da obra.
Para concretar os pilaretes e as sapatas para 2 andares, o traço é o seguinte, 1:2:3. Essa fórmula significa, 1 parte de cimento, 2 partes de areia grossa ou média e 3 partes de brita nº 1. A quantidade de água depende da umidade da areia. Se a areia está úmida usamos menos água, se está seca usamos mais água.
A sapata mais comum é de seis ferros ou oito ferros, dependendo da resistência requerida, sendo solução mais barata do que uso de estacas. Ela distribui o peso da obra por uma área maior e sustenta a coluna com base na pressão distribuída sobre uma maior superfície para conferir estabilidade à obra.
O volume de concreto de uma sapata é calculado a partir da soma do volume do tronco de pirâmide (parte superior da sapata) com o volume da base da sapata.
Já a sapata é uma alternativa de fundação que tem a função de distribuir a carga da superestrutura da edificação para o solo. As sapatas corridas são fundações diretas. Esse tipo de estrutura é contínua e de fundação, em que a carga é distribuída de forma contínua e não pontual.
Sua profundidade varia de 0,5 a 1 metro. São utilizados quando há atuação de pequenas cargas, como em um sobrado. Os alicerces, ou também chamados blocos corridos são elementos que percorrem todo o perímetro das paredes.
Qual a diferença de um sobrado para uma casa de 2 andares?
A principal diferença entre uma casa e um sobrado diz respeito ao número de andares, já que o sobrado pode ganhar em metragem uma vez que normalmente pode ter dois ou mais pavimentos.
"A altura máxima das casas varia entre 10 e 12 metros do ponto médio da guia. Isso limita o número de pavimentos", explica a arquiteta Elizabeth Stein, da Stein Arquitetura.