O plantio deve ser feito no início da estação de chuvas, em sulcos de aproximadamente 20 e 30 cm de profundidade. Esses sulcos devem manter o espaço de 0,8m a 1,2m entre si. A colheita pode ser feita de forma manual ou mecanizada, sendo que a mecanizada traz um custo menor para o produtor.
E também que tenha um solo profundo, bem drenado e de boa fertilidade, pois a BRS Capiaçu é uma cultivar muito exigente em nutrientes, já que tem elevado potencial de produção. Portanto, faça uma análise de solo e, se preciso, corrija a acidez com o processo de calagem 60 dias antes do plantio.
O plantio deve ser realizado no início da estação chuvo- sa, em sulcos de, aproximadamente, 20-30 cm de pro- fundidade e espaçados entre si de 0,80 m a 1,20 m.
A semeadura deve ser realizada no início do período chuvoso (outubro/novembro). O plantio pode ser em linhas espaçadas de 0,5 a 1,0 m entre si ou a lanço, a profundidade de plantio deve ser de 2 a 4 cm.
Nova técnica Pra plantar Brs capiaçu, veja como fazer, método 2022, agora só vou plantar assim?
Qual a profundidade de plantio do Capiaçu?
O plantio deve ser feito no início da estação de chuvas, em sulcos de aproximadamente 20 e 30 cm de profundidade. Esses sulcos devem manter o espaço de 0,8m a 1,2m entre si. A colheita pode ser feita de forma manual ou mecanizada, sendo que a mecanizada traz um custo menor para o produtor.
“Pode misturar de 0,5% a 1% de ureia. É interessante usar também um pouco de sulfato de amônio para manter a relação de nitrogênio e enxofre nessa ureia fornecida. O sulfato de amônio pode ser colocado na razão de dez para um. Dez partes de ureia para uma parte de sulfato de amônio”, diz Felipini.
O capim BRS Capiaçu, com o manejo adequado, pode produzir surpreendentes 50 toneladas de matéria seca por hectare ao ano e 300 toneladas de matéria verde por hectare ao ano em 3 cortes.
O investimento por hectare na formação da BRS Capiaçú é de, aproximadamente, R$ 21.500,00/ha (dados atualizados de Pereira et al. 2016), com vida útil maior do que 20 anos, se bem manejado.
“Normalmente você vai fazer o corte do capim dos 90 aos 120 dias, mais ou menos, é quando aumenta significativamente o teor de matéria seca da sua silagem”, diz Pires. A partir desses 120 dias que a planta começa a perder água e fica um alimento mais concentrado.
Por exemplo, se o capim capiaçu for fornecido como capim verde picado no cocho, o teor de matéria seca cai para 15%. Isso significa que uma vaca precisaria consumir 66kg diariamente para atingir os 10kg de matéria seca necessários, totalizando 9,9 toneladas em 150 dias.
Dulce Pereira orienta que o processo de silagem do Capiaçu deve ser realizado quando o material apresentar volume de 18% a 20% de matéria seca. Isso acontece entre 90 e 110 dias após a rebrota do capim.
Para a SILAGEM, o ponto ideal será quando a altura da planta alcançar mais de três metros e isso acontecerá entre 90 a 110 dias da rebrota, pois nesse período o teor de matéria seca estará entre 18% a 20%. Com cerca de 90 dias, o capiaçu apresenta uma altura média de 3,6 metros e cerca de 18% de matéria seca.
Densidade de comprimento de raízes (mm cm-2), na profundidade de 0 a 40 cm do perfil, em variedades de capim-elefante (BRS Capiaçu, Venezuela, Madeira e Pasto Panamá) e cana-de-açúcar RB 92579 cultivadas em vasos.
Além disso, seu ciclo vegetativo é perene, permitindo a realização de 2 a 5 colheitas anuais. Outra característica notável é a resistência ao tombamento, tornando o BRS Capiaçu uma opção segura para o manejo e colheita mecânica.
O capiaçu oferece muitos benefícios para a saúde do seu cavalo. Ele é rico em fibra, que contribui para a saúde do sistema digestivo do equino. Além disso, ele é uma fonte densa de nutrientes que ajudam a manter seu cavalo bem alimentado, ativo e saudável. Por exemplo, o capiaçu é uma fonte excelente de energia.
Não se deve misturar a cana e o capiaçu, especialmente por duas razões, segundo Felipini. A primeira razão é porque as duas plantas possuem fontes distintas de fibras.
Tabela 1: A BRS Capiaçu se destaca pela alta produtividade e qualidade da forragem, quando comparada com outras cultivares de capim-elefante (plantas com 60 dias de crescimento). A vantagem de utilizar o capim verde é que, assim, apresenta maior valor nutritivo.
Nessas condições, para implantação/plantio da BRS CAPIAÇU, a adubação no plantio recomenda a aplicação de apenas de adubação fosfatada, distribuída no fundo dos sulcos. Essa adubação pode ser realizada junto com as mudas/hastes. Ou seja, pode usar o supersimples juntamente com a muda no sulco.
Para formar 01 hectare do BRS Capiaçu você necessitará de aproximadamente 20.000 mudas ou gemas. Caso fosse comprar essas mudas o preço ficaria muito próximo de R$ 20.000 reais considerando o frete, logo inviável.
O intervalo entre cortes de 90 dias, associado à dose de 100 kg N/ha/ano, demonstrou ser o manejo mais eficiente para o capim-elefante cv. BRS Capiaçu, por apresentar melhor equilíbrio entre produção de biomassa e qualidade nutricional. ALVES, J. P. Potencial forrageiro das cultivares BRS Kurumi e BRS Capiaçu. 2021.