Propaganda mais antiga do mundo Pesquisadores encontraram tabuletas divulgando casas de banho, lutas de gladiadores além de pregoeiros vendendo seus produtos. Contudo, o primeiro panfleto foi criado em Paris em 1482 e divulgava uma manifestação religiosa chamada de “O grande perdão de Nossa Senhora”.
A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. No Brasil, a propaganda está no sangue. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet.
A história da publicidade começa a se desenvolver mais rapidamente ao longo dos séculos 16 e 17, quando os jornais começaram a se popularizar. Com essas publicações, surgiu a oportunidade de transmitir não apenas notícias, mas todo tipo de anúncio.
O comercial foi transmitido através do canal Woohoo e durou um total de 14 horas. O comercial foi veiculado no dia 8 de dezembro de 2018 e a Old Spice recebeu o reconhecimento do Guinness World Records pelo comercial mais longo do mundo.
A propaganda no Brasil começa em 1808 com a criação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. Nele foi publicado o primeiro anúncio que se tem notícia. Tratava-se da venda de um bem imóvel.
Quem criou a primeira propaganda? Há registros de anúncios em papiros egípcios na Antiguidade, divulgando a venda de determinado produto ou serviço. Diversas sociedades também faziam uso da pintura de anúncios em paredes ou pedras.
Registros indicam que os primeiros anúncios com fins comerciais foram publicados em jornais da Inglaterra, em 1650. Naquela época, havia cerca de seis anúncios, em média, em jornais diários de Londres. Cem anos depois, em 1750, era comum encontrar mais de 50 anúncios por edição.
Quais são os tipos de propagandas existentes? Existem basicamente 2 tipos de propaganda que podemos citar: Propagandas comerciais e Propagandas institucionais e cada uma delas tem seu objetivo para ajudar seu negócio.
Qual é a diferença entre propaganda e publicidade?
A Publicidade utiliza os canais de entretenimento para tornar público um produto ou serviço, com o objetivo de vendê-lo. Já a Propaganda tem o objetivo de informar, alertar e fazer refletir, sem ter, necessariamente, fins lucrativos.
A publicidade surgiu na Inglaterra. Seu objetivo principal era fazer as empresas da época venderem mais. Em média, eram publicados seis anúncios em jornais diários de Londres.
Os anúncios naquele tempo eram feitos através dos recém-lançados rádios e pelos jornais. Caminhando um pouco mais na linha do tempo, por volta do ano de 1950 surgiu um meio de comunicação que se tornaria indispensável para a divulgação das marcas e seus produtos: a televisão.
Em sua etimologia, o termo “propaganda” vem do latim propagare, cuja origem remonta à agricultura e à ideia de difundir a produção de parreiras. Mas foi no século XVII, com a expansão da fé católica pelo mundo, que a propaganda foi usada, pela primeira vez, para disseminar ideologias.
David MacKenzie Ogilvy CBE (23 de junho de 1911 – 21 de julho de 1999) foi um publicitário fundador da Ogilvy & Mather. Ele é amplamente aclamado como "o pai da propaganda". Em 1962, a Revista Time o chamou de "o mago mais procurado na indústria de publicidade atualmente".
Onde foi publicado o primeiro anúncio na internet?
O primeiro banner da internet foi vendido para uma empresa jurídica de Silicon Valley, no estado americano da Califórnia. Hoje a empresa não existe mais, mas o formato utilizado naquele banner curiosamente se tornou o mais tradicional da web e ainda é um dos mais usados nos dias de hoje, conhecido como full banner.
Nos anos 60 era assim, e os comerciais, que ainda eram em preto e branco estavam em fase de experimentação. Ou seja, alguns tinham roteiros muito bons, outros nem tanto, mas o mais interessante é ver como as técnicas eram usadas naquela época e constatar como evoluíram em tão pouco tempo.
O primeiro comercial de TV da história foi ao ar nos Estados Unidos em julho de 1941. Esse comercial foi uma tremida vinheta de 10 segundos para a marca de relógios Bulova, uma empresa americana que havia sido fundada em Nova Iorque 66 anos atrás.
Qual foi a primeira agência de publicidade do país?
Segundo Martins (1997), a primeira agência de publicidade do Brasil surgiu em 1891. Era a chamada Empresa de Publicidade e Comércio, cuja finalidade era a corretagem de reclames.
O principal objetivo da propaganda é informar, persuadir e lembrar as pessoas. O desenvolvimento da estratégia de propaganda consiste em dois elementos fundamentais: a criação das mensagens (anúncios) e a escolha da mídia a ser usada.
As melhores propagandas são aqueles que, além de criativas, transmitem algo valioso para quem as vê, podendo ser, por exemplo, uma mensagem de esperança, de mudança ou de reflexão. Essas são as que ficam fixadas por mais tempo na cabeça das pessoas.
Um publicitário é um profissional que atua na área de comunicação e marketing, com o objetivo de criar estratégias e campanhas publicitárias que promovam marcas, produtos ou serviços.
Em alguns países, o título profissional é “marketer” e, no Brasil, algumas pessoas defendem o “Mercadólogo. De acordo com o dicionário Houaiss, "logo" deriva do grego "lógos", que significa especialista, aquele que estuda, conhece.