Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzidas pela Alpargatas, uma empresa da Itaúsa, proprietária de empresas como Itaú Unibanco e Duratex.
Nossa história começa em 1962, quando o primeiro par de Havaianas, a Tradi, foi desenvolvido no Brasil. A inspiração foi a sandália de dedo japonesa chamada Zori.
O calçado teve seu nome baseado no Havaí, o paraíso de sol e mar onde os ricos e famosos americanos iam passar as férias. Esse era o nome ideal, já que a São Paulo Alpargatas pretendia vender um produto inovador. Na década de 60, a Alpargatas lançava as sandálias Havaianas, um produto feito de borracha e 100% nacional.
É nossa missão olhar com cuidado redobrado para cada um dos nossos produtos, do começo ao fim: como eles são feitos, o que podemos transformar através do seu uso e o que podemos agregar de valor quando seu ciclo de vida se encerra.
Havaianas é uma marca brasileira de sandálias de borracha produzidas pela Alpargatas, uma empresa da Itaúsa, proprietária de empresas como Itaú Unibanco e Duratex.
A pesquisa foi feita por meio do estudo de caso das Sandálias Havaianas, mostrando o seu histórico como líder de mercado no segmento de sandálias no Brasil, desde o seu posicionamento, passando pelo seu declínio e mostrando como a empresa identificou a necessidade de revitalizar a marca para tornar possível o seu ...
Qual a missão visão e valores da empresa Havaianas?
A marca Havaianas, apresenta como missão “Desenvolver e comercializar produtos inovadores, de alto valor percebido, com qualidade e rentabilidade, classe mundial e criação de valor para os accionistas, funcionários, fornecedores e clientes, actuando com responsabilidade social e ambiental”.
Qual o diferencial da marca Havaianas? A marca Havaianas, lançada em 1962 conseguiu um lugar de destaque por ser uma sandália simples e inovadora, além de ser a primeira sandália brasileira, o que facilita o posicionamento na mente do consumidor por ser o primeiro a chegar (RIES; TROUT, 2009).
Havaianas ampliam produção de modelo para exportação em fábrica em Minas. A fábrica da Alpargatas (Sandálias Havaianas), em Montes Claros, no Norte de Minas, que completa uma década instalação neste ano como uma das unidades mais modernas do grupo, passa também por um processo de aumento da produção.
Porém, na contramão da teoria, a marca Havaianas possui um slogan que generaliza o seu público e que parece funcionar. A sandália teve vários slogans durante a sua história, “Havaianas: As Le- gítimas”, “Não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro” e, finalmente, “Havaianas: Todo mundo usa”.
De lá para cá, os números seguiram crescendo. Segundo a companhia, o chinelo de borracha chega atualmente a mais de 130 países, com “mais de 730 lojas monomarca espalhadas pelos cinco continentes, entre franquias e próprias”.
Qual a principal estratégia de marketing adotada pelas Havaianas?
A estratégia da Alpargatas para Havaianas foi a diversificação do mix de produtos. O primeiro passo foi criar outros modelos do chinelo, possibilitando uma segmentação do produto.
Qual a margem de lucro das Havaianas? O lucro líquido normalizado de Havaianas foi de R$ 25,2 milhões, queda de 76,1% sobre o terceiro trimestre de 2022.
As Havaianas utilizam diversas ferramen- tas de comunicação para continuar sendo uma marca tão conhecida e respeitada pelo mundo. Ela consegue atingir a seus mais diferenciados consumidores pelas redes so- ciais, campanhas televisivas, outdoors, pro- pagandas em revistas, entre outros.
Qual o marketing que a Havaianas fez para mudar seu público-alvo?
E foi assim que, no início dos anos noventa, Havaianas começou a atuar com marketing de influência. Claro que, naquela época, este termo ainda nem era utilizado. Mas foi com essa estratégia que o desejo por Havaianas aumentou, a marca caiu nas graças da imprensa e os planos começaram a surtir efeito positivo.
Qual era e qual passou a ser o posicionamento da Havaianas?
Segundo Gomes298, no período de 1988 a 1993, a Alpargatas começou a verificar uma forte queda no volume de vendas das Havaianas, que foi apontado como resultado de seu posicionamento de mercado: bom, barato e voltado ao consumidor de baixa renda. O prestígio da marca estava em queda.
Em 12 de julho de 2017, as empresas Cambuhy Investimentos e Brasil Warrant (ambas de propriedade da família Moreira Salles) e a holding Itaúsa fecharam a compra da Alpargatas por 3,5 bilhões de reais. A aquisição foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica ainda em 2017.
"As Legítimas" com sotaque: Havaianas inauguram primeira loja nos EUA - FFW. Não é de hoje que as Havaianas são adoradas por gringos mundo afora. A novidade é que a Alpargatas inaugura, no dia 6 de julho, sua primeira loja exclusiva nos Estados Unidos, ao estilo daquelas que já tem espalhadas pelo Brasil.
Nossa história começa lá em 3 de abril de 1907, com a chegada do escocês Robert Fraser ao Brasil. Ele vem da Argentina e se associa a um grupo inglês para criar a primeira a Alpargatas Roda, um calçado que logo se torna muito popular entre as pessoas que trabalham nas plantações de café da região.