A Igreja Presbiteriana sustenta que a Escritura é a suprema e infalível regra de fé e prática; e que a Confissão de Fé e os Catecismos apresentam o sistema de doutrina ensinada na Escritura, dela derivam toda a sua autoridade e a ela tudo se subordina.
Nossa Igreja adota, como exposição das doutrinas bíblicas, a Confissão de Fé, o Catecismo Maior e o Catecismo Menor ou Breve Catecismo. Contudo, deve ficar bem claro que nossa única regra infalível de fé e prática é a Escritura Sagrada.
A Igreja Presbiteriana do Brasil adota a Confissão de Fé de Westminster, assim como as crenças básicas aceitas pelo cristianismo protestante, com destaque para as Sagradas Escrituras como Palavra de Deus, a doutrina da Trindade e Unidade de Deus, a necessidade de arrependimento, a justificação pela fé e a perseverança ...
Liturgia. O Supremo Concilio da IPB decidiu em 2010 proibir a prática de teatro ou dança no culto público, entendendo que ferem os princípios ordenados nas Escrituras.
Quais são os usos e costumes da Igreja Presbiteriana?
A Igreja Presbiteriana do Brasil tem por fim prestar culto a Deus, em espírito e verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos e menores sob sua guarda e "ensinar os fiéis a guardar a doutrina e prática das Escrituras do Antigo e Novo Testamentos, na sua pureza e integridade, bem como promover a ...
Nas igrejas mais tradicionais ou mais antigas, como por exemplo batistae presbiterianas, não existe a regra dos usos e costumes, mas existe uma doutrinas, essa, por exemplo, é liberado o uso de calça.
CRÊ EM DEUS - PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO, UM SÓ DEUS, que subsiste eternamente em TRÊS PESSOAS, iguais em poder, amor e santidade, razão por que só a ELE deve ser prestado todo o CULTO e ADORAÇÃO.
Os presbiterianos crêem que uma teologia correta, equilibrada e bíblica é essencial para a vida do cristão. Todo crente, mesmo sem o saber, tem concepções teológicas e essas concepções irão influenciar todos os aspectos da sua vida cristã.
O que a Igreja Presbiteriana fala sobre falar em línguas?
Em 1 Co 14.1,40 Paulo encoraja o dom de profecia (entendida. como exortação baseada nas Escrituras)." O dom de línguas, embora não proibido, é claramente desencorajado pelo apóstolo, em vista das suas limitações e problemas potenciais, e pelo mau uso por parte dos Coríntios.
Qual a diferença entre a igreja Batista e Presbiteriana?
Elas se resumem nos seguintes pontos: 1) Batistas só aceitam o batismo daqueles que professam fé em Cristo e anelam por uma igreja composta por pessoas regeneradas, ao passo que presbiterianos batizam tanto crentes como os filhos de crentes ainda infantes, os quais são contados como membros da igreja.
A Junta de Missões Nacionais da Igreja Presbiteriana do Brasil trabalha para cumprir a missão que o Senhor Jesus deu a todos os cristãos: proclamar o Evangelho de Jesus Cristo em todos os cantos do Brasil.
A disciplina deve ser feita com amor, compaixão, sem vingança, ódio ou retaliação (Gl 6.1). Vale lembrar que disciplina é um ato de compaixão, purificação e amor de nosso Pai (Pv 13.24; Hb 12.4-8). A Glória de Cristo – A igreja deve disciplinar procurando a glória e a honra do nome de Cristo.
Predestinação = “decreto”; “conselho de Deus concernente aos homens decaídos, incluindo a eleição soberana de uns e a justa reprovação dos restantes.” A predestinação fundamenta-se na presciência (pré = antes; ciência = conhecimento) de Deus.
A igreja presbiteriana possui um governo presbiteriano, ou seja: cada igreja local possui um grupo de líderes que são chamados de presbíteros, ou seja, anciãos. O pastor (ou pastores) é um desses anciãos. Os presbíteros de uma igreja local formam um conselho. Várias igrejas locais formam um presbitério.
O que significa ser presbiteriano? Ser presbiteriano é pertencer a uma igreja que é uma comunidade. Os presbiterianos não são uma corporação religiosa, igreja composta apenas pelo clero, ou uma empresa religiosa, dirigida por “pastores-proprietários”, para atender as necessidades de consumidores religiosos.
Na Igreja Presbiteriana do Brasil o presbítero é um ministro leigo, preparado e vocacionado para sua função, zelando não apenas pela vida administrativa da igreja, mas também no auxílio espiritual ao ministério pastoral.
A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma comunidade religiosa composta de membros que adotam como única regra de fé e prática a Bíblia Sagrada e como sistema expositivo de doutrina a sua Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve.
Os Símbolos de Fé oficiais da Igreja Presbiteriana do Brasil são: Confissão de Fé de Westminster, Catecismo Maior de Westminster e Breve Catecismo de Westminster.
A Igreja Presbiteriana pratica a aspersão, mas aceita a imersão como forma também válida da ministração batismal. É sem restrição, e com prazer, que recebemos à comunhão da Ceia do Senhor os irmãos em Cristo, que se tomaram membros da Igreja pela submersão no rio, na piscina ou no batistério. 04- Forma batismal.
A proibição do uso de calça comprida por mulheres cristãs, feita por algumas igrejas, baseia-se no nas palavras escritas no Livro de Deuteronômio, capítulo 22, versículo 5, onde diz: “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor seu ...
Entre as entrevistadas que professam a fé cristã pentecostal (Assembleia de Deus, Igreja Ipiranga, Missões, Batista), observou-se como a saia representa a ideia de modéstia e pudor, conforme determina a Bíblia, bem como o cumprimento doutrinal da religião.
Para a parte de baixo do look, observe se o comprimento da saia ou bermuda, está no máximo, quatro dedos acima dos joelhos, assim você poderá tranquilamente, subir e descer escadas, se sentar confortavelmente, e, sem preocupação, cruzar as suas pernas.