O uso da consoante M é obrigatório antes das consoantes P e B, sendo essa uma regra da língua portuguesa. Percebemos que, ao produzir o som das letras M/P/B, nossos lábios se juntam, por isso elas são chamadas de consoantes bilabiais.
De acordo com as regrinhas da língua portuguesa, antes de “P” ou “B” devemos usar a letra “M”. Em outras palavras, com outras consoantes, usamos a letra “N”.
As letras 'm' e 'n' são consoantes quando aparecerem antes de uma vogal e no início da palavra. Quando as letras 'm' e 'n' vêm depois de uma vogal e estiverem no meio de uma palavra, e não tem outra vogal depois delas, elas não soam!
De resto, Cunha e Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo, indicam que «em final absoluta de palavras cultas [ocorre] a articulação ápico-alveolar da consoante n» (p. 47), ou seja, a consoante nasal pronuncia-se da mesma forma como em neve ou nada.
2. Nasais: por serem vogais em que o ar sai pela boca e pelas fossas nasais, são chamadas de vogais anasaladas. Exemplos: ã, e, i, õ, u (fã, bonde, dente, lindo, nunca). Mesmo as que não tem o tio (~) são pronunciadas como se tivesse.
Os alunos do 2º ano B aprenderam uma importante regra de ortografia: segundo a norma da Língua Portuguesa, deve ser usada a letra M antes de P e B, e a letra N antes das demais consoantes. Essa atividade ajudou bastante as crianças a memorizar essa importante regrinha da Língua Portuguesa.
M (eme) é a décima terceira letra do alfabeto latino. No alfabeto português tradicional, de 23 letras, o M é a décima segunda letra. A letra nas versões de forma e cursiva, minúsculas e maiúsculas.
O uso da consoante M é obrigatório antes das consoantes P e B, sendo essa uma regra da língua portuguesa. Percebemos que, ao produzir o som das letras M/P/B, nossos lábios se juntam, por isso elas são chamadas de consoantes bilabiais. É importante saber que, na língua portuguesa, temos fonemas e letras.
Acontece que as paroxítonas terminadas em r, l, n, x, ps, ã, ão, em/n, om/n, um/n, us, is recebem o acento, e é aí que entra o circunflexo (^) em abdômen!
É devido à fonética (veja consoantes bilabiais): Para pronunciar o m , é necessário juntar os dois lábios, diferentemente do n . Como a pronúncia do p e do b também requerem a junção labial, é conveniente utilizar o m antes do p e do b , como forma de ligação entre as características fonéticas das letras.