Paroxítonas terminadas em N são acentuadas no singular: hífen, nêutron. No plural, as que terminam em ENS não são acentuadas: hifens, germens, abdomens.
De acordo com as regrinhas da língua portuguesa, antes de “P” ou “B” devemos usar a letra “M”. Em outras palavras, com outras consoantes, usamos a letra “N”.
Quando as letras 'm' e 'n' vêm depois de uma vogal e estiverem no interior de uma palavra, mas tiver outra vogal depois delas, elas terão som e serão consoantes! As letras 'm' e 'n' também podem aparecer nas palavras como ditongos. A letra 'm' aparecerá como ditongo quando estiver no final de uma palavra.
Qual é a regra para usar m ou n em final de sílaba?
Aqui usamos a letra "A" seguida de "M", pois na próxima sílaba temos a letra "P". Temos, então, essa regra: a letra "M" finaliza uma sílaba quando a letra da sílaba a seguir for "P" ou "B". Já em "tangerina", "laranja" e "morango", vamos usar a letra "N" para escrever esta sonoridade nasal.
Quando Usar M ou N? Aprenda a Empregar M ou N de Verdade!
Quando usar til m ou n?
A vogal com o “til” se junta a outras letras nos seguintes casos: ã – ãs – ãe – ães - ão – ãos – ões – õe– õem. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O uso do “til” faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca.
Acontece que as paroxítonas terminadas em r, l, n, x, ps, ã, ão, em/n, om/n, um/n, us, is recebem o acento, e é aí que entra o circunflexo (^) em abdômen!
O uso da consoante M é obrigatório antes das consoantes P e B, sendo essa uma regra da língua portuguesa. Percebemos que, ao produzir o som das letras M/P/B, nossos lábios se juntam, por isso elas são chamadas de consoantes bilabiais.
A razão para as palavras que o consulente apresenta terminarem em n é etimológica. Estas palavras entraram tardiamente na língua portuguesa por via erudita, daí não terem sofrido praticamente alterações.
Usamos a letra M antes das consoantes P e B porque essas são consoantes bilabiais, e o som da vogal anterior é nasalizado. A letra M ajuda a indicar esse som nasal, por isso é a escolha correta em tempo e tambor.
Por que "pólen" é acentuado e "polens" não? São regras de acentuação diferentes que dependem da sílaba tônica. PAROXÍTONAS - Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em N (mas não se fala em NS, veja bem): hífen, pólen, gérmen, abdômen, elétron, nêutron, próton.
A razão é fonética: m, p e b são consoantes bilabiais, quanto ao ponto ou zona de articulação. Quando se pronuncia a primeira sílaba da palavra embora, por exemplo, a consoante m nasala o e e prolonga-se até à articulação do b, havendo como que um instante de fusão entre as duas.
Entre as palavras acentuadas no singular e perdem o acento quando no plural, estão as terminadas em "N”, Como por exemplo: alúmen, hífen, hímen, líquen, pólen. “
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/ prótons.
É verdade que nenhuma palavra da língua portuguesa termina com a letra N?
Na língua portuguesa, existem aproximadamente 300 palavras terminadas com a letra “n” (abdômen, hífen, glúten, pólen, elétron, próton, nêutron etc.), o que é bem pouco, se considerarmos que o idioma conta com mais de 400 mil palavras.
Atendendo a pedidos de vários leitores, esclareço a dúvida da grafia correta: ABDÔMEN ou ABDOME? Na verdade, as duas formas de escrita estão corretas e podem ser encontradas nos dicionários. Um dos significados da palavra é “parte do corpo humano que encerra os intestinos”. Tem como sinônimos “barriga”, “ventre”.
Nasais: por serem vogais em que o ar sai pela boca e pelas fossas nasais, são chamadas de vogais anasaladas. Exemplos: ã, e, i, õ, u (fã, bonde, dente, lindo, nunca). Mesmo as que não tem o tio (~) são pronunciadas como se tivesse.