Qual a relação da Estrela de Davi com a maçonaria?
A estrela tem relação do homem de braços e pernas abertos com o Homem Vitruviano de Da Vinci Nos templos da Maçonaria, a abóbada celeste está adornada de Estrelas, representando as lágrimas da beleza da Criação ou menos dogmaticamente a extensão do universo onde nos encontramos.
Há evidências de ser utilizada também na umbanda, no santo daime, hinduísmo e na maçonaria. Dizem ter a ver com dualidade e a união ao centro, como o bem e o mal, o fogo e água, o feminino e o masculino. Independente da crença, o símbolo de Davi, de maneira geral, representa proteção e conexão com o divino.
ponta da estrela, na Maçonaria, simboliza algo: os elementos da natureza presentes no homem - fogo, terra, ar, água e éter (espírito); a unidade do quintúplo ser - espiritual, mental, institucional, físico e emocional; os cinco sentidos que estabelece a relação da alma com o mundo material - tato, visão, audição, ...
Magen David), conhecida também como escudo de Davi (David) é um símbolo em forma de estrela formada por dois triângulos sobrepostos, iguais, tendo um a ponta para cima e outro para baixo (✡︎), utilizado pelo judaísmo . A palavra magen significa escudo, broquel, defesa, governante, homem armado, escamas.
Qual é o verdadeiro significado da Estrela de Davi?
O hexagrama sempre foi símbolo de proteção para vários povos. E segundo a tradição judaica, os soldados do Rei Davi, um dos nomes mais fortes do Antigo Testamento, usavam a estrela cravada em seus escudos para atrair proteção divina. A estrela de Davi é uma representação do nome “Davi”.
Em Apocalipse 22:16 existe a seguinte frase: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou o rebento da estirpe de Davi, a brilhante estrela da manhã.” Portanto, Jesus utiliza a estrela da manhã, associada com a descendência de Davi para se representar.
Segundo a tradição judaica, os soldados do rei Davi – um dos principais personagens do Antigo Testamento – traziam no escudo o hexagrama para atrair a proteção divina. Já no século XVII, a Estrela de Davi foi consagrada símbolo oficial da comunidade judaica de Praga, na atual República Checa.
O que representa a bandeira de Israel para os cristãos?
A bandeira foi desenhada para o Movimento Sionista em 1891. O desenho básico remete ao Talit, o xale ritual de oração judaico, que é branco com listras azuis. O hexagrama no centro é o Magen David ("escudo de David").
O que significa a Estrela de cinco pontas na Umbanda?
É um símbolo poderoso de proteção e equilíbrio. Cada uma de suas cinco pontas representa um dos cinco elementos manifestados (Fogo, Ar, água e Terra) mais o elemento unificador: o Espírito. Estrela de Cinco Pontas é um poderoso símbolo mágico, muito usado desde a antiguidade.
A Acácia é a planta símbolo por excelência da Maçonaria, sendo utilizada pelos Mestres Maçons como sinal de identificação, representa a segurança, a clareza, e também a inocência ou pureza. A Acácia foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e adoptada como símbolo maçónico.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
Esquadro e compasso: O esquadro e o compasso maçônicos são provavelmente os símbolo mais comum na Maçonaria, usado para representar maçons e lojas maçônicas em todo o mundo.
A letra G vem de God, "Deus" em inglês. A representação de Deus se dá porque, para os maçons, ele é o grande arquiteto do universo. Os ângulos retos simbolizam a vida ética e honesta que todos os homens devem seguir.
O verdadeiro maçom deve ser reconhecido por quem saiba, pelos seus sinais, toques e palavras.
Acima de tudo o verdadeiro maçom deve ser reconhecido por todos, pelas suas atitudes, sendo um cidadão honesto, bem educado, dedicado à família, à sociedade e sempre pronto a ser útil aos que o cercam.
A primeira delas está lá em Gênesis, primeiro livro do Antigo Testamento da Bíblia, quando Deus oferece uma bênção às nações que apoiassem a descendência de Abraão, fundador do monoteísmo dos hebreus. Isso é interpretado por alguns evangélicos como apoiar Israel.
O sionismo é um movimento surgido no século 19 na comunidade judia na Europa que buscava uma solução para a questão judaica. Naquela época, o antissemitismo – que é a discriminação contra os povos semitas, entre os quais, está o povo judeu – estava em crescimento no continente.
De acordo com dados do Departamento de Estado americano, no recorte por religião, a população israelense é 73,5% judia, 18,1% muçulmana, 1,9% cristã e 1,6% drusa. Os 5% restantes estão subdivididos em outras religiões minoritárias, como adventistas e testemunhas de Jeová, por exemplo.
Assim, a Estrela seria a sobreposição dessas duas letras que se repetem no nome “Davi”. Algumas pessoas ainda dão um significado para cada ponta da Estrela, começando da ponta de cima e seguindo sentido horário: Misericórdia, Justiça, Bem, Verdade, Amor e Perdão, além do meio ser a Paz.
Por ser um símbolo que representa proteção contra todo tipo de mal, muita gente o procura para presentear uma pessoa querida. Dar uma semijoia que tenha a Estrela de Davi simboliza cuidado e carinho pela pessoa presenteada.
Qual a diferença entre o pentagrama é a Estrela de Davi?
Tanto o pentagrama quanto a Estrela de Davi são símbolos usados há milhares de anos, em diversos contextos. Em sua essência geométrica, a diferença entre eles é o número de pontas: o pentagrama tem cinco e a Estrela de Davi, que é um hexagrama, tem seis.
Formada por dois triângulos sobrepostos, a Estrela de Davi forma um hexagrama, ou seja, possui seis pontas. Seu símbolo vem da representação do nome “Davi” que, em hebraico, tem três letras: Dalet, Vav e Dalet, sendo que “dalet” tem o formato triangular.
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra. Essa mensagem teria o levado a ser crucificado pelos romanos, os dominadores da Palestina na época.
A estrela de Davi também é conhecida por algumas pessoas como Selo de Salomão, que foi filho de Davi, é considerado o rei mais rico e sábio de Israel, é um símbolo de grande valor para os judeus e israelitas, e faz parte da bandeira de Israel, conforme é possível ver na imagem.