O que Platão fala sobre o amor?
Segundo a Nova Acrópole, a ideia de Sócrates e, em sucessão, de Platão é a de que o amor é o caminho, o nexo de união com isso que a humanidade chama “perfeito e divino”. “Ele serve como conexão e comunicação que enchem o vazio que existe entre o visível e o invisível”, explica o site da instituição sobre o conceito.O que Platão fala da beleza?
Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.O que Platão dizia sobre o amor?
Se olharmos de perto os textos de Platão, ficaremos surpresos com o quanto suas ideias são distorcidas. É comum dizer que o “amor platônico” refere-se a uma relação na qual aquele que ama idealiza o outro: a pessoa amada é ideal e, portanto, inatingível.Como Platão pensava o amor?
Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.O que PLATÃO fala sobre o AMOR? | Escada de Diotima | História da Filosofia
Quais são as formas de amor para Platão?
Para Platão, o amor visa coisas bonitas e boas, porque tal traz felicidade. Verdade e sabedoria são as mais confiáveis, bonitas e as melhores de todas as coisas boas, e é por isso que Platão sugere que o amor não é um deus, mas um filósofo.Como é possível explicar de acordo com Platão que alguém ama uma pessoa sem beleza física?
Platão somente disse: Beleza que existe eternamente, e não nasce nem morre, não mingua nem cresce; beleza que não é bela por um aspecto e feia por outro, nem bela por um momento, nem tampouco bela em um único lugar, nem bela para uns e feia para outros.Como Platão define o amor tendo como base sua obra O Banquete?
O Amor, filho de um pai sábio e rico e de uma mãe que não é sábia, e pobre, nasce sob o signo da beleza: “Eis porque ficou companheiro e servo de Afrodite o Amor, gerado em seu natalício, ao mesmo tempo que por natureza amante do belo, porque também Afrodite é bela”.Qual filósofo falou sobre o amor?
Para o filósofo Platão (428 a.C- 348 a.C), o conceito geral sobre o amor está relacionado com a palavra Eros, onde em seu senso comum pode ser associado ao amor apaixonado, unido ao desejo e a atração.O que Sócrates falava sobre amor?
Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.Qual é a origem da beleza de acordo com Platão?
Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos).O que Sócrates diz sobre beleza?
O belo segundo SócratesNa visão de Sócrates, “o belo é o útil”, ou seja, a beleza não está associada à aparência de um objeto, mas em quão proveitoso ele for, teria então um caráter prático, como o resultado de um produto ou situação prática.