Qual a relação entre indivíduo e sociedade com o conceito de classe social?
Detalhadamente, a relação entre indivíduo e sociedade através do conceito de classe social pode ser explicada por: Determinação de oportunidades: Classes sociais diferentes têm acesso desigual a recursos como educação de qualidade e oportunidades de emprego.
Qual a relação da sociedade com o indivíduo e a sociedade?
O individuo nasce na sociedade e a sociedade é constituída de indivíduos. Entre individuo e sociedade ocorre uma relação de sinergia e de dialética. O social é o útero permanente onde o sujeito administra a própria possibilidade, isto é, a própria virtualidade para realizar aquilo do qual é dotado desde o nascimento.
Classe social é um conceito sociológico que remete à divisão de grupos que compartilham dos mesmos interesses e apresentam situação socioeconômica semelhantes.
Já a classe social refere-se à posição ocupada por um indivíduo na estrutura socioeconômica da sociedade. Ela é determinada principalmente pela renda, ocupação e nível de educação. A sociedade é dividida em diferentes classes, como a classe alta, média alta, média, média baixa e baixa.
Qual a relação entre classe social e status social?
Em síntese, para Weber, as sociedades são divididas em estratos, e a posição das classes é condicionada pela renda, poder e status. O status é um fenômeno típico da estratificação social, segundo o qual ocupar determinada posição na estrutura da sociedade implica tratamento de honra, privilégios.
A predominância de uma classe sobre as demais, se funda também no quadro das práticas sociais pois as relações sociais capitalistas alicerçam a dominação econômica, cultural, ideológica, política, etc. A luta de classes perpassa, não só na esfera econômica com greves, etc, ma em todos os momentos da vida social.
Uma sociedade estratificada é uma sociedade dividida em classes sociais. Uma das características da estratificação é a capacidade de mobilidade social, ou seja, de uma pessoa poder migrar de uma classe para outra.
Uma classe social é um grupo de pessoas que tem status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico assim como de que família pertence e nasceu, o chamado ter ou não nascido em "berço de ouro".
No entanto, de forma geral, a classe social a qual uma pessoa pertence pode ser definida somando-se a renda de todas as pessoas que moram na mesma residência. Então, compara-se o resultado dessa soma com o valor do salário mínimo vigente. Conforme o valor obtido, é possível saber de qual classe uma pessoa faz parte.
De outra forma, uma classe pode ser definida como uma descrição das propriedades ou estados possíveis de um conjunto de objetos, bem como os comportamentos ou ações aplicáveis a estes mesmos objetos.
em linhas gerais, as classes sociais são grandes grupos que se diferenciam pelo poder econômico e político que possuem e pelo lugar que ocupam na produção e no consumo. A mobilidade de indivíduos, grupos e classes sociais pode se dar, por exemplo, devido à sua escolarização, participação política ou profissão.
Weber entende o conceito de “classe” como um grupo de pessoas que possui um conjunto de oportunidades, condições, experiências de vida e possibilidades de aquisição de bens e poder em comum.
Qual a relação entre indivíduo cidadão e sociedade?
Cidadãos são indivíduos que vivem em sociedade – um grupo de pessoas em que existe uma relação recíproca. Os cidadãos são residentes de uma cidade e gozam dos direitos civis e políticos no país de nascimento ou no exercício das suas funções.
Se a noção de classe social serve, principalmente, para marcar as distâncias e desigualdades reais que existem entre diferentes partes da sociedade, ela abarca também uma ideia de conflito de interesses. É no pensamento marxista que esses choques foram melhor explorados como questão central para entender a modernidade.
Segundo Weber, a classe era um fenômeno essencialmente econômico; entretanto, seu conceito de estrutura de estratificação social, em geral, e da estrutura de classe, em particular, era extremamente complexo e pluralista. Ele identificava três construtos ou dimensões de desigualdade: 1) classe; 2) poder, e 3) prestígio.
A classe C engloba famílias que possuem um rendimento mensal entre quatro e dez salários mínimos, ou seja, rendimentos entre R$ 4.180,00 a R$ 10.450,00. A classe C costuma ser território de quem presta serviço à classe alta, ou seja, à classe A ou B.
De acordo com Weber, a sociedade pode ser dividida de três formas principais: social, política e econômica. Os critérios utilizados por Weber para analisar a estratificação social vão além do trabalho que o indivíduo realiza (fator econômico).