Brasil e Moçambique mantêm relações diplomáticas desde 15 de novembro de 1975, ano da independência moçambicana. Em 1º de março de 1976, foi aberta a Embaixada em Maputo. Em janeiro de 1998, foi aberta a Embaixada de Moçambique em Brasília.
Moçambique é o principal parceiro brasileiro em Ciência e Tecnologia na África, sendo o país com o maior número de projetos conjuntos (47 ao todo) com o Brasil no âmbito do Programa de Cooperação em Matéria de Ciência e Tecnologia – o PROÁFRICA.
Qual a relação que existe entre o Brasil e a África?
Os laços entre o Brasil e a África remetem à nossa história colonial, mas essa relação não terminou com a independência! Ainda hoje, os países africanos são importantes parceiros comerciais e políticos do Brasil.
Migração A presença de moçambicanos no Brasil também não é pequena. De acordo com o Consulado de Moçambique, são 345 vivendo em Belo Horizonte, mais de quatro mil em Minas Gerais e cerca de nove mil em todo o país.
A RELAÇÃO ENTRE MOÇAMBIQUE E BRASIL/ A verdade revelada
Qual é a língua oficial falada em Moçambique?
Moçambique é um país multilíngue onde convivem cerca de vinte línguas bantu, o português, o gujarati, o híndi e o árabe. O português é a língua oficial e é de uso obrigatório na educação e nas instituições públicas.
São apresentados aspectos sociais referentes às três grandes matrizes religiosas vigentes no país: a religião cristã, a islâmica e a tradicional africana (RTA). Para tal, questiona-se como essas matrizes religiosas têm contribuído na formação da sociedade moçambicana.
Moçambique é um país da costa oriental da África Austral que tem como limites: a norte, a Tanzânia; a noroeste, o Malawi e a Zâmbia; a oeste, o Zimbábwe, a África do Sul e a Suazilândia; a sul, a África do Sul; a leste, a secção do Oceano Índico designada por Canal de Moçambique.
Grande parcela da população brasileira é formada por negros e pardos; segundo pesquisas, o Brasil é o país com a segunda maior população de origem africana no mundo, ficando atrás apenas da Nigéria.
A influência africana no Brasil ocorre através de diversos aspectos hoje comuns à nossa cultura, tais como: a língua, a culinária, as danças , as músicas, algumas religiões e demais costumes dos diversos grupos vindos do continente africano.
A maioria dos países que compõem o continente africano apresenta muitas similaridades com o Brasil. Primeiramente, os aspectos naturais de ambos têm em comum a presença de extensas áreas florestadas, como a Amazônia brasileira e a Floresta Equatorial do Congo.
Essa nação, considerada pouco desenvolvida e industrializada, tem sua economia baseada no setor primário. A geografia moçambicana é muito rica em recursos naturais. Mesmo assim, a população local possui um baixo índice de desenvolvimento humano, além de um elevado nível de desigualdade social.
Desemprego e falta de infraestruturas são dois dos principais problemas, principalmente na província de Nampula, a mais populosa do país. Cresce o número da população, mas também aumenta a pobreza em Moçambique, principalmente na província de Nampula, a mais populosa do país.
Quantos escravos vieram de Moçambique para o Brasil?
Registros históricos indicam a existência, no Rio de Janeiro, de um comércio de escravos vindos da costa oriental da África, desde 1645 mas ele era intermitente e representava uma parcela diminuta dos cerca de 2,5 milhões de outros escravos bantos e nagôs, que chegaram ao país até o início dos anos 1800.
O português moçambicano ou português de Moçambique é a variante do português falado e escrito em Moçambique. A única língua oficial da República de Moçambique é a língua portuguesa, segundo estabelecido no artigo 5º da Constituição de 1990.
Na cultura moçambicana destacam ‑se as artes plásticas (escultura e pin‑ tura, inclusive em tecido – técnica batik), a dança, a música, a literatura e a presença enraizada das tradições familiares e religiosas dos antepassados.
Cerca de dois terços da sua população, estimada em 33 milhões (2022) vive e trabalha em áreas rurais. O país possui amplos recursos, incluindo terras aráveis, fontes abundantes de água, energia, recursos minerais e depósitos de gás natural liquefeito (GNL) recentemente descobertos ao largo da sua costa.
Desde a independência de Portugal, em 1975, e face à variedade linguística do país, Moçambique decidiu adotar o português como língua oficial e de comunicação nacional.
O traje masculino típico da Ilha é geralmente constituído por maleia (túnica larga e comprida até aos pés, com mangas compridas), tamwa-tamwa (calças de pano leve que tinham uma abertura na braguilha, com botões e um fio, narho, na cintura para amarrá-las) e um cofió.
Moçambique é um país incrível, com lugares lindos e uma riqueza cultural grandiosa. Falar sobre a mobilidade é sempre mover todos esses afetos dentro de mim. Aprendi demais e aprendo até hoje, afinal, não é uma coisa que a gente esquece só porque retornou ao Brasil, é uma experiência que se leva para a vida.
Moçambique é dotado de ricos e extensos recursos naturais. A economia do país é baseada principalmente na agricultura, mas o sector industrial, principalmente na fabricação de alimentos, bebidas, produtos químicos, alumínio e petróleo, está crescendo. O sector de turismo do país também está em crescimento.