Qual a relação existente entre linguagem e comunicação?
A linguagem é um processo de comunicação entre o emissor e o receptor de uma mensagem. Para a transmissão dessa mensagem, é necessário um código, que deve ser dominado tanto pelo emissor quanto pelo receptor. Assim, para uma eficiente comunicação, é necessário escolher a linguagem adequada.
Portanto, podemos perceber que entre comunicação e linguagem existem relações diretas, mas na especificidade de cada uma, existem, também, certos distanciamentos. Em termos lógicos, a comunicação é universal e a linguagem é particular.
Esse envio de informações pode ser feito de várias maneiras: por meio da voz, de uma carta, de um email, de expressões faciais, do olhar ou de gestos, dentre outras. Para fazer a mensagem chegar ao destinatário, se utiliza a linguagem – falada, escrita, gestual, corporal.
Em resumo, a fala é a nossa capacidade de nos comunicar oralmente, e a linguagem é a capacidade global de comunicação. Ou seja, a fala é uma forma de linguagem, mas a linguagem não é apenas fala.
A linguagem é uma capacidade humana de se comunicar e expressar ideias e sentimentos. - Comunicação: é o processo de transmitir informações, ideias, pensamentos e sentimentos de uma pessoa para outra.
Língua: é uma forma de linguagem. A língua é baseada em palavras, ou seja, em uma comunidade, um determinado grupo de indivíduos usa a linguagem verbal. Como exemplo, duas falas estrangeiras são línguas diferentes. Fala: os sinais utilizados pelo indivíduo é a linguagem oral.
A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras. A função da linguagem dependerá do objetivo da comunicação e pode ser: apelativa, emotiva, fática, metalingüística, poética.
Comunicação é o processo pelo qual uma pessoa transmite uma mensagem para outra ou outras. É uma troca de informação entre dois ou mais indivíduos com o objetivo de compartilhar conhecimento, sentimentos, ideias, entre outros.
Então, qual é a diferença entre simplesmente falar e comunicar? A diferença entre dizer/falar e comunicar é enorme. Enquanto que o simples “falar” pode ser uma conversa banal sobre nada, a comunicação é sobre algo especifico que queremos passar.
Existem diversos tipos de linguagem, como a linguagem oral, utilizada em contexto de fala. Quando escrevemos, utilizamos a linguagem escrita. Para nos comunicarmos com gestos, recorremos à linguagem mímica. Já a linguagem literária é empregada em textos literários.
A linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações entre diferentes culturas, dentre outros procedimentos.
Que tipo de linguagem podemos usar para comunicar?
A linguagem verbal consiste no uso de palavras escritas ou faladas. Podemos citar as conversas do cotidiano. A linguagem não verbal é quando usamos apenas imagens, gestos, silêncio, barulhos etc. para efetivarmos um significado.
Caracteriza-se pela clareza, concisão e correção gramatical, com emprego de termos próprios do assunto em questão. O objetivo é exprimir univocamente, fazer compreender, e não impressionar. É, por exemplo, a linguagem usada no ambiente profissional por engenheiros, médicos, advogados, auditores etc.
A linguagem não é apenas um meio de comunicação, mas também uma parte fundamental da identidade cultural de uma sociedade. Cada idioma possui suas próprias nuances, expressões e formas de pensar.
Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.
Funções da linguagem dependem do foco estabelecido nos elementos do processo de comunicação, podendo ser referencial, poética, fática, conativa, emotiva ou metalinguística.