Anglicanismo ou Igreja Anglicana é uma tradição cristã ocidental que se desenvolveu a partir das práticas, liturgia e identidade da Igreja da Inglaterra após a Reforma Inglesa, no contexto da Reforma Protestante na Europa.
Qual é a diferença entre a Igreja Católica e anglicana?
A sua principal divergência em relação aos católicos romanos reside no estatuto, poder e influência do Bispo de Roma, pois a estrutura da Comunhão Anglicana assemelha-se mais à da Igreja Ortodoxa, com uma autoridade dispersa em que o Arcebispo de Cantuária é tido como "símbolo de unidade" e "primeiro entre iguais".
A religião do Estado da Inglaterra é a Igreja Anglicana, cuja soberania está assegurada pelo Monarca, e o chefe da igreja é o Arcebispo da Cantuária, entretanto, a Igreja Católica é a segunda maior religião da Inglaterra, cuja soberania está assegurada pelo Papa.
A Igreja Anglicana busca equilibrar a tradição católica com as influências benéficas da Reforma protestante. Por isso ela é essencialmente católica e também reformada. A liturgia preserva a mais antiga estrutura de culto cristão, com grande ênfase na proclamação da Palavra de Deus.
O rei Charles III é o chefe da Igreja da Inglaterra, também conhecida como Igreja Anglicana. Com a morte da rainha Elizabeth II, esse papel cabe, agora, a seu sucessor, que herda o título de “defensor da fé e governador supremo da Igreja da Inglaterra”.
Organização territorial. A Igreja Católica na Inglaterra e no País de Gales tem cinco províncias eclesiásticas: Birmingham, Cardiff, Liverpool, Southwark e Westminster.
A Bíblia do Rei Jaime (ou Tiago), também conhecida como Versão Autorizada do Rei Jaime (em inglês: Authorized King James Version), é uma tradução inglesa da Bíblia realizada em benefício da Igreja Anglicana, sob ordens do rei Jaime I no início do século XVII.
A Comunhão Anglicana não possui um mecanismo de canonização e, ao contrário da Igreja Católica, não afirma o status celestial das pessoas que são comemoradas neste calendário. Por esta razão, evita-se o uso do título "santo" em referência aos indivíduos não-canonizados.
Nossa fé é centrada no testemunho das Escrituras Sagradas, nos credos históricos e Tradição da Igreja Cristã, e no uso da razão – dom de Deus – para entender Sua mensagem em um mundo de cada vez mais rápidas mudanças.
O monarca do Reino Unido ocupa também o cargo de chefe supremo da igreja anglicana, que é a religião oficial do Estado da Inglaterra. Com a morte da rainha Elizabeth II no dia 8 de setembro, o rei Charles III passa a governar a igreja no país.
Como adjetivo, "anglicano" é usado para referir-se aos indivíduos, instituições, tradições litúrgicas e os conceitos teológicos desenvolvidos e relacionados à Igreja da Inglaterra.
Porque a Igreja Anglicana se separou da Igreja Católica?
O papa Clemente VII recusou inúmeras vezes os pedidos de Henrique VIII, irritando o monarca. O atrito político entre o rei inglês e o papa levaram o rei a decidir pela separação das duas igrejas.
O anglicanismo é uma denominação religiosa cristã que combina elementos do catolicismo com princípios reformistas protestantes. Foi criado na Inglaterra, no século XVI.
Tem mais depois da publicidade ;) Após Henrique VIII ser excomungado, foi decretado na Inglaterra o Ato de Supremacia, pelo qual o soberano inglês passava a ser o chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Com essa medida, era criada a chamada Igreja Anglicana.
A exemplo de Lutero, os anglicanos acreditam que Maria deve ser saudada, elogiada, honrada, mas nunca “invocada”, como afirma o documento: Nós concordamos que só pode haver um mediador entre Deus e o homem, Jesus Cristo, e rejeitamos qualquer interpretação do papel de Maria que obscureça essa afirmação.
Além da Igreja Católica, outras igrejas utilizam-se dos livros Deuterocanônicos em suas Bíblias, tais como a Igreja Anglicana e as Igrejas Ortodoxas Copta, Siríaca, Grega e Russa.
Por meio da predestinação, os fiéis da igreja anglicana acreditam alcançar a salvação, o que significa dizer que seus caminhos já estariam traçados desde sua concepção, algo que não anula, porém, a responsabilidade frente às boas ações que inevitavelmente aproximam as pessoas de Deus.
O Livro de Oração Comum (em inglês: Book of Common Prayer) é o livro oficial de preces da Igreja Anglicana e também o nome de livros similares de outras congregações da Comunhão Anglicana. Passou por várias revisões durante os últimos séculos e contém a ordem a ser seguida nos serviços religiosos.
Que religião substituiu o catolicismo na Inglaterra?
A Reforma Inglesa começou com Henrique VIII da Inglaterra (r. 1509-1547) e continuou progressivamente ao longo do século XVI. O processo resultou na ruptura com a Igreja Católica chefiada pelo Papa, em Roma. A Igreja Protestante da Inglaterra foi assim estabelecida e o monarca inglês tornou-se seu chefe supremo.