A localização da Turquia, entre a Europa e a Ásia, torna o país geoestrategicamente importante. A religião predominante no país é o Islão, com pequenas minorias de cristãos e judeus. A língua oficial do país é o turco, falado pela esmagadora maioria da população.
Tengri era o principal deus do panteão turco e controlava a esfera celeste, compartilhando características com o deus do céu indo-europeu *Dyeus, cuja religião reconstruída é mais parecida com a dos primeiros turcos do que com a de qualquer outro povo do Oriente Médio ou da região do Mediterrâneo.
É fundamental na teologia islâmica o monoteísmo. A proclamação de fé de que “o único Deus é Allah e Mohammad o seu profeta” (Ashahadda) é a senha para se tornar muçulmano.
Vida Religiosa. Quase 98% da população da Turquia é muçulmana, enquanto que o restante é composto pela religião judaica e as várias comunidades cristãs. Todo cidadão tem o direito a liberdade de religião e o direito de praticar sua fé no país, como indicado na Constituição.
As igrejas evangélicas, que não têm a existência reconhecida por lei, se encontram principalmente nas grandes cidades, como Istambul, Esmirna e Ancara.
IMPACTOS da RELIGÃO / ISLÃ na TURQUIA | Vida na Turquia
O que acontece com os cristãos na Turquia?
Os cristãos expatriados são forçados a deixar o país ou proibidos de regressar, incluindo aqueles com cônjuges e filhos turcos. As comunidades cristãs históricas são regularmente monitoradas e estão sujeitas ao controle e às limitações do governo.
Os templos das igrejas católicas são 36 na Turquia, sendo dezenove latinas, dez de rito armênio, duas de rito caldeu e um templo de cada um dos ritos orientais: siríaco, bizantino, georgiano e greco-melquita.
O islamismo é uma religião monoteísta que advoga a crença unicamente em Allah. Os muçulmanos acreditam na onipotência e onisciência desse Deus, além de crerem que ele é o criador do Universo. Esses fiéis referem-se constantemente a Allah como “o Clemente, o Misericordioso”.
Utilizada para atrair sorte e nas orações em Meca. A masbaha pode também cumprir a tarefa de manter as mãos ocupadas ou de servir de sinal de sua cumplicidade religiosa. É comum, assim como os rosários, encontrá-los pendurados nos retrovisores de automóveis, em guidão de motos e nas paredes de locais.
- Deus é chamado de Alá que significa “Aquele que é Deus”. O Corão é considerado a palavra de Deus e contém os fundamentos da fé islâmica. De acordo com a tradição, o Corão foi ditado a Maomé pelo arcanjo Gabriel.
Sabe-se que os muçulmanos consideram Jesus como um profeta que foi morto, mas para eles é inadmissível que aquele profeta possa identificar-se com Deus.
Qual a diferença entre o islamismo e o cristianismo?
O Cristianismo se basear nos encinametos de Jesus Cristo e a Bíblia Sagrada. O Islamismo acredita em Alá como o único Deus e seguem os encinametos de Alcorão, livro sagrado do Islamismo.
Baseia-se no princípio de ter Alá como Deus único e Muhammad como seu profeta. O islamismo é entendido como uma corrente política ideológica que usa como base a religião muçulmana, ou seja, o islamismo defende que as práticas políticas devem ser pautadas pela lógica religiosa e vice-versa.
Na Bíblia, a Turquia é conhecida como Ponto ou Galácia. Paulo, o apóstolo, visitou a região durante suas viagens missionárias. Ele pregou a mensagem do cristianismo e fundou igrejas na região, incluindo a Igreja de Antioquia, uma das sete igrejas do livro do Apocalipse.
Antes do nascimento da atual Turquia, a região fazia parte do Império Otomano desde o século 15, quando a cidade de Constantinopla - hoje Istambul - foi tomada pelos otomanos. Até então, ela era a capital do Império Romano do Oriente, tendo sido fundada pelos romanos com o nome de Bizâncio.
Alguns turcos não se banham diariamente porque acreditam que faz mal a saúde, outros pulam alguns dias para economizar água ou tomam banho super rapidinho. Aqui no Brasil, temos o costume de tomar banho diariamente, tem pessoas que chegam a se banhar até três vezes por dia no verão e isso para os turcos é um exagero.
Entre os turcos, quando alguém próximo vai sair para uma viagem de trabalho ou lazer, é comum o hábito de jogar um balde de água. Segundo a tradição, tal atitude fornece boa sorte e segurança.
Por que os turcos tiram os sapatos para entrar em casa?
É regra tirar o sapato na porta da casa. As famílias turcas prezam pela limpeza. E é costume aqui não usar dentro de casa o calçado que se estava usando na rua. Chegou de fora, tem de tirar o sapato.
Os muçulmanos podem comer carne, peixe, legumes e frutas, desde que não sejam cozidos em gordura de porco ou tenham carne de porco misturada a eles. Além disso, é proibido aos muçulmanos comer carne que não seja abatida de acordo com a lei islâmica.
Imame, imamo ou imã (/ɪˈmɑːm/; em árabe: إمام imām; plural: أئمة aʼimmah lit. "guia espiritual", "condutor") é um título muçulmano que designa o sacerdote encarregado de dirigir as preces na mesquita.
Embora os evangélicos sejam uma minoria no país, as igrejas estão envolvidas e procurando maneiras de ajudar desde o início. Carlos Madrigal, que foi pastor na Turquia por muitos anos, vem relatando prontamente como eles estão se organizando para ajudar nos lugares mais críticos.
Os cristãos na Turquia são muitas vezes considerados como “estrangeiros” no seu próprio país; o que é uma grande pena. Apesar da liberdade de culto, eles são constantemente forçados a justificar o seu lugar na sociedade.
O Islão é a religião dominante no país em número de seguidores — 97% ou 98% da população é muçulmana "praticante", um número que segundo algumas fontes sobe para mais de 99% (alguns referem 99,8%) se os "não praticantes" forem contabilizados.