Qual a métrica do cordel?
O cordel é marcado pela sequência rítmica e dialetos tradicionais da cultura sertaneja. Os versos não se apoiam na regra métrica da quantidade de sílabas. A estrutura se aproxima da métrica de “Oitavas”, com estrofes de oito versos com sete sílabas para cada um. Porém a quantidade de sílabas vária quase sempre.Quantos versos tem o cordel?
A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.É obrigatório rimar no cordel?
Os poemas em cordel seguem regras de métrica e rima, portanto um cordel e necessário apresenta-se de rimas. Podendo conter a Sextilha e a Setilha. A Sextilha: O cordel é escrito em forma de sextilha, possui estrofes de seis versos, e versos de sete sílabas poéticas.Como deve ser a rima no cordel?
Estrutura do Cordel Os poemas em cordel seguem regras de métrica e rima inescapáveis, sem elas não se faz um cordel, que é formado por orações.Como fazer uma SEXTILHA DE CORDEL
Como identificar as rimas de um cordel?
Rimas consoantes As que se conformam inteiramente no som desde a vogal tônica até a última letra ou fonema. Ex.: fecundo e mundo; amigo e contigo; doce e fosse; pálido e válido; moita e afoita. (Essa é a forma adotada nas cantorias e na literatura de cordel por ser uma rima perfeita).Qual o esquema de rima do cordel?
As mais comuns são: ABCB; ABAB e ABBA. A letra no final de cada verso corresponde a rima obrigatória com o outro em que a mesma letra é repetida. A estrofe de 04 versos chama-se quadra ou quarteto. Abaixo um exemplo retirado do cordel “Declaração Universal dos Direitos Humanos em Cordel” exposto neste site.Pode fazer cordel com 4 versos?
A estrofe básica do cordel é a sextilha (seis versos), mas também são populares as quadras ou quartetos (quatro versos), as sétimas (sete versos), as oitavas (oito versos) e as décimas (estrofes com dez versos).Como se lê um cordel?
O ideal é que você prepare a leitura com antecedência para dar o devido destaque ao ritmo e à musicalidade proporcionados pelas rimas. Treine a entonação, lembrando-se sempre de que é recitando de modo expressivo que os cordelistas atraem compradores para os seus folhetos.Quantas linhas se faz um cordel?
Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.Como o cordel é dividido?
Em geral, os poemas são estruturados em sextilhas, mas pode haver septilhas, oitavas e décimas. Os versos, na maioria das vezes são escritos em redondilha maior (7 sílabas poéticas). Os textos em cordel são ilustrados com xilogravura.Como criar um cordel simples?
Para que possamos produzir um folheto de cordel corretamente temos que aprender sobre:
- rima: pobre, rica, rara e, especialmente, sobre rima consoante ou soante;
- as estrofes mais usadas (quadra, sextilha, septilha ou setilha, décima);
- oração (a história com início, meio e fim);
Como rimar em cordel?
Dicas de CordelEmbora existam três tipos de RIMAS para a composição de poesias rimadas, utilizamos no cordel apenas uma, a CONSOANTE. As outras duas formas de RIMAS são a TOANTE e a ALIRANTE. A TOANTE se dá quando duas ou mais palavras têm na sílaba tônica a mesma vogal: Cand(u)ra = d(u)pla; Av(i)sa = bon(i)ta.
Qual o melhor tema para fazer um cordel?
- Romance. Um dos temas de maior sucesso da literatura de cordel, cujo modelo principal de ilustração são as fotografias de casais apaixonados, utilizadas nos folhetos desde a primeira metade do século XX.
- Mulheres. ...
- Cenários nordestinos. ...
- Bichos. ...
- Trabalhadores. ...
- Folclore. ...
- Desafios. ...
- Brigas.