O 5G é a sigla para a quinta geração de conectividade sem fio que promete download e upload até 20 vezes mais rápidos e conexões mais estáveis do que seu antecessor, o 4G.
O termo “5G” vem de quinta geração de redes móveis e a sigla “DSS” significa Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro, em português. Em conjunto, 5G DSS representa a versão da tecnologia de rede móvel que compartilha as frequências de gerações anteriores para entregar velocidades superiores.
A rede LTE utiliza frequências mais baixas que o 5G e consequentemente, menor capacidade de transmissão, porém maior alcance. Por isso, o LTE requer uma densidade menor de antenas ou torres de celular para fornecer cobertura. Além disso, o LTE é compatível com dispositivos mais baratos e comuns no mercado.
LTE é o padrão de comunicação para tecnologia móvel e a infraestrutura utilizada para distribuição de banda larga, baseada no GSM e W-CDMA. Diferentemente das gerações anteriores, que tinham foco no tráfego por voz, o 4G tem como principal função a troca de dados.
Dentro do conceito de que a letra “G” significa geração (Generation em inglês) e o numeral indica a qual se trata, 5G é a quinta geração de padrões para redes móveis e de banda larga e é o sucessor dos padrões anteriores – 3G e 4G. Mas em termos de tecnologia empregada e dos benefícios, a coisa é bastante diferente.
Uma rede LTE – sigla para Long-Term Evolution – é uma tecnologia de comunicação sem fio desenvolvida para oferecer altas taxas de transferência de dados, baixa latência e a capacidade de suportar uma ampla gama de serviços multimídia.
O que significa H ou H+ no celular? Se seu celular está com o ícone H ou H+, significa que o celular está conectado à uma rede 3G de alta velocidade com tecnologias como HSDPA, HSUPA, HSPA, HSPA+ ou DC-HSPA+, que permitem até 84 Mb/s de download e 22 Mb/s de upload.
O 4G é uma designação mais ampla para a quarta geração de padrões de comunicação móvel, incluindo tecnologias como LTE, WiMAX e HSPA+. Já o LTE, como uma tecnologia específica dentro dessa categoria, se destaca por oferecer velocidades de download e upload mais rápidas em comparação com as gerações anteriores.
O que as operadoras chamam de 4,5G ou 4G+ é chamado tecnicamente de LTE-Advanced, ou seja, uma versão avançada do 4G. Ela consiste em combinar de duas a cincos faixas de transmissão para aumentar a largura da banda e permitir que uma quantidade maior de dados seja transmitida.
O roaming ocorre quando o cliente de uma operadora sai da área de cobertura da qual foi cadastrado. Para não perder a possibilidade de, por exemplo, usar a internet, as operadoras continuam oferecendo o serviço. Porém, utilizando a cobertura de outras empresas de telecomunicações, espalhadas pelo mundo.
VoLTE é um tipo de ligação por voz que utiliza redes 4G para transmissão de dados. Seu principal benefício é permitir chamadas em alta qualidade (HD). O uso do VoLTE está condicionado à oferta do serviço pela operadora de telefonia.
Acesse Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares. 2. Se em “Voz e dados” aparecer o 5G, o dispositivo está com a rede ativada. Se a opção não for exibida, tente clicar e mudar a rede.
O sistema GSM (Global System for Mobile Communications ou Sistema Global para Comunicações Móveis) permite a troca dos dados do usuário entre telefones diferentes, além de proporcionar acesso mais rápido à internet. Desde 1983 esse sistema é usado como padrão da telefonia celular digital na Europa e nos Estados Unidos.
GSM – sigla para Global System for Mobile Communications – é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular para telefones celulares do mundo, adotado em mais de 200 países. O Sistema Global para Comunicações Móveis, também conhecido como 2G, foi o responsável pela padronização das redes de telefonia móvel.
O primeiro país a adotar o 5G em grande escala foi a Coreia do Sul, em abril de 2019. A gigante sueca das telecomunicações Ericsson previu que a internet 5G cobrirá até 65% da população mundial até o final de 2025.
Outra forma de descobrir se há compatibilidade com 5G é arrastando o topo da tela do smartphone para baixo para abrir a opção de configurações. No campo de busca dessa área, digite “SIM” e abra a opção de ajustes do SIM card. Nela, verifique se o 5G aparece em áreas como “Redes Móveis” ou “Tipo de rede preferencial”.
Quando o celular exibe o ícone de rede G, significa que está com uma conexão de dados GPRS (General Packet Radio Service), que faz parte da tecnologia 2G. O GPRS está presente no Brasil desde 2002, e permite velocidades máximas de download de 114 kb/s.
EDGE - Enhanced Data rates for GSM Evolution, ou simplesmente EDGE, é uma tecnologia que permite melhorar a transmissão de dados e aumentar a confiabilidade da mesma.
EDGE – E (Enhanced Data rate for GSM Evolution): já foi considerada uma boa banda larga há um tempo, com velocidade variando de 175 a 218 Kbps. É melhor que a G, mas muito lenta para os apps e plataformas atuais; HSPA – H (High Speed Packet Access): pode-se dizer que é um 3.5G, já que atinge a faixa de 7.2 Mbps.
3G é a terceira geração da rede móvel. Lançada no começo dos anos 2000, ela consolidou o acesso à internet pelos celulares, possibilitando o uso de redes sociais e email, navegação em sites e troca de mensagens por aplicativos.
Com a tecnologia de chamadas em HD (High Definition), você pode ter conversas muito mais claras, nítidas e com um som super realista, como se a pessoa estivesse do seu lado.