O índice de massa corporal (IMC) ou índice de massa corpórea é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros). Este é o índice recomendado pela OMS para avaliar o estado nutricional do indivíduo.
Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal.
Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)². Uma vez realizado o cálculo do IMC, podemos classificar os dados de acordo com os índices preestabelecidos pela OMS: Menor que 18,5 = abaixo do peso. Entre 18,5 e 24,9 = peso normal.
Como é fácil deduzir, você deve procurar ter um IMC na faixa normal, ou seja, entre 18,50 e 24,99 kg/m². Os valores de IMC fornecidos acima são para a população adulta, entre 20 e 65 anos.
Caso escolha para o cadastro de seus produtos o formato gramas, então o atributo deve ser preenchido com o peso já em gramas, exemplo: Peso: 500 = quinhentas gramas; Peso: 2000 = duas mil gramas (2kg); Peso: 5500 = cinco mil e quinhentas gramas (5kg e 500 gramas);
Um IMC de 40 ou mais, às vezes, é classificado como obesidade “extrema” ou “grave”, diz o CDC. Ter um IMC acima de 30 pode levar a graves problemas de saúde, como diabetes e doenças cardiovasculares, disse Clifford Rosen, diretor do Centro de Pesquisa Clínica e Translacional do Maine, nos Estados Unidos.
Uma pessoa adulta é diagnosticada com obesidade quando seu Índice de Massa Corpórea (IMC) está acima de 30 Kg/m². Este parâmetro é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e deriva do cálculo com base na divisão do peso da pessoa em Kg pela sua altura em metros elevado ao quadrado.
Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.
seu iMC é: Como chegamos ao número à esquerda: o índice de massa corporal de um adulto é o seu peso em quilos (por exemplo, 80 kg), dividido por sua altura ao quadrado (vamos imaginar, 1,80 m x 1,80 m).
Conforme definido atualmente, um IMC entre 18,5 e 24,9 é um peso saudável, entre 25 e 29,5 é sobrepeso, entre 30 e 34,9 é obeso, entre 35 e 39,5 é obesidade de classe 2 e qualquer coisa acima de 40 é “grave” ou obesidade de classe 3, que costumava ser chamado de obesidade mórbida.