INTRODUÇÃO. Os sinais vitais (SSVV) são indicadores do estado de saúde e da garantia das funções circulatórias, respiratória, neural e endócrina do corpo.
O Ministério da Saúde estabeleceu valores normais de referência para cada um dos sinais vitais: Temperatura corporal: entre 35 º C e 36º C. Frequência cardíaca (pulso): entre 60 e 90 bpm. Pressão arterial Sistólica: entre 100 e 140 mmHg e diastólica entre 60 e 90 mmHg.
· Freqüência cardíaca - número de vezes que o coração se contrai por minuto. · A sua verificação é realizada pela palpação do pulso artérial radial. · FC normal varia entre 60 e 80 batimentos por minuto (Bpm).
Fibrilação ventricular causa tremor descoordenado do ventrículo sem contrações úteis. Acarreta síncope imediata e morte em minutos. O tratamento é a reanimação cardiopulmonar, incluindo desfibrilação imediata.
A Fundação Saúde (FS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) firmaram nesta sexta-feira, 08/07, acordo coletivo com os Sindicatos dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ) e dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro (SATEMRJ).
Em condições fisiológicas de repouso em adultos, a frequência respiratória habitualmente, encontra- se em torno de 12 a 20 incursões respiratórias por minuto (irpm). Dessa maneira, uma frequência superior a isso se enquadra na denominação de taquipneia.
O pulso é rítmico ou arrítmico? Normalmente, é rítmico! Quer dizer, as pulsações se repetem em velocidade constante. Aqui, faz-se importante destacar algumas variações fisiológicas, como a arritmia respiratória.
A frequência cardíaca é determinada pelo número de batimentos cardíacos por minuto (bpm). É verificada por meio da palpação ou ausculta no período de 1 minuto, computando-se um batimento para cada ciclo completo de sístole e diástole, preferencialmente no pulso apical.
O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.
A saturação do oxigênio é um parâmetro vital para definir o índice de oxigênio do sangue e a entrega do oxigênio. Para adultos, a escala normal do SpO2 é 95 – 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.
Os sinais vitais (SSVV) são indicadores do estado de saúde e da garantia das funções circulatórias, respiratória, neural e endócrina do corpo. Podem servir como mecanismos de comunicação universal sobre o estado do paciente e da gravidade da doença.
INTRODUÇÃO: A aferição dos sinais vitais, tais como: temperatura corporal (Tax), freqüência respiratória (FR), freqüência cardíaca (FC), pressão arterial (PA) e dor são subsídios para a detecção das modificações homeostáticas de um organismo, refletindo os mecanismos compensatórios ou não-compensatórios dos sistemas, ...
A taquipneia é quando a frequência respiratória está acima do valor de normalidade para a espécie, e pode ser correlacionado com febre, dor ou baixa oxigenação. A bradipneia é a frequência respiratória abaixo da normalidade para a espécie, e acontece em depressões do sistema nervoso.
Chama-se funções vitais às funções orgânicas diretamente responsáveis pela manutenção da vida. Os sinais vitais são quatro: (1) pressão arterial, (2) pulsação, (3) frequência respiratória e (4) temperatura corporal.
Você deve verificar os batimentos durante um minuto ou por 30 segundos (nesse caso, multiplique por 2 o resultado). Um adulto saudável e em condições normais tem entre 60 e 80 batimentos cardíacos por minuto. Com essa informação, você consegue avaliar inicialmente o estado de saúde.
Bradicardia: Batimentos cardíacos abaixo do normal. Hemorragia: Perda de sangue em grande volume. Hipertensão: Pressão arterial acima do normal. Taquicardia: Batimentos cardíacos acima do normal.
Resumo Introdução: A lesão por fricção (LF) é uma ferida traumática que acomete pessoas com pele frágil e é encontrada com frequência no ambiente hospitalar. Os profissionais de saúde devem ter conhecimento atualizado sobre estas lesões para poder prevenir e tratar adequadamente.
TA: taxa de absenteísmo TB: taxa de ausências por benefícios FM: número de faltas em escalas de 8 horas FM1: número de faltas em escalas de 6 horas FP: número de faltas em escalas de 12 horas JST: jornada semanal de trabalho TF: total de funcionários atuando no setor/serviço/ departamento no período de apuração TD: ...
Serviço de Atenção Terapêutica do Sanatório Partenon voltado ao paciente com HIV e AIDS completa dez anos. O Hospital Sanatório Partenon comemora na próxima segunda-feira, 31 de maio, os 10 anos de criação do Serviço de Atenção Terapêutica(SAT) dirigido a um atendimento integral ao paciente com HIV e AIDS.