Resposta: 1- A) aZEIte (paroxítona) B) descanSAR (oxítona) C) Abra (paroxítona) D) dissolVER (oxítona) 3- Letra A, médico é proparoxítona e lâmpada também é (toda palavra proparoxítona é acentuada).
Sílaba tônica e átona se referem a intensidade das sílabas quando são pronunciadas, ou seja, a tonicidade das sílabas ao serem faladas. A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
Na palavra "abra", a sílaba tônica é "bra". Em português, as palavras são classificadas quanto à posição da sílaba tônica em oxítonas (quando a última sílaba é a tônica), paroxítonas (quando a penúltima sílaba é a tônica) e proparoxítonas (quando a antepenúltima sílaba é a tônica).
quando se trata da penúltima sílaba, essa palavra é uma paroxítona. Acontece com, por exemplo, “tomate”, “porta”, “pipoca”, “pipa”, “perna”; por último, quando a sílaba tônica é a antepenúltima, a palavra é uma proparoxítona.
Por exemplo, uma palavra como “medico” (sem acento), deve ser lida com a penúltima sílaba tônica: “meDIco”. Quando queremos nos referir à profissão, o acento tônico recai na antepenúltima; então vamos indicar isso através de um acento: “Médico".
Quando pronunciamos uma palavra formada por duas ou mais sílabas, é possível perceber que há uma sílaba de maior intensidade sonora do que as demais, é o que chamamos de sílaba tônica.
O que são palavras paroxítonas? As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/ prótons.
Como você escreve aquela palavra que designa nosso amigo varredor de rua, responsável pela limpeza urbana: GARI (sem acento) ou GARÍ (com acento)? Por ser oxítona (tem acento na última sílaba), muita gente acentua graficamente, para deixar clara a inflexão tônica.
Por exemplo: quando falamos a palavra banana, o primeiro “na” tem maior intensidade que o outro “na”, e também maior que “ba”. O primeiro “na”, que é a segunda sílaba da palavra, é a sílaba tônica. .
Caju ou cajú? Eis a questão. Levando em consideração que palavras oxítonas terminadas em u não têm acento agudo, a resposta certa é: caju tem acento! A regra é simples: toda palavra oxítona, isto é, que tem a última sílaba tônica, só é acentuada quando terminada em “a”, “e” e “o”, seguida ou não de “s”.
A sílaba tônica na palavra maça é no "-çã", ou seja, na última sílaba, sendo classificada como oxítona. Para conseguirmos achar a sílaba tônica, sugere-se efetuar a divisão silábica e pronunciar a palavra, observando qual das sílabas tem a pronúncia mais forte, como exemplo: ma - çã = a sílaba tônica é "-çã"
Foneticamente, ga-rra-fa; (ra, só com um r, como sabe, só poderia ser em sílaba inicial); ortograficamente, gar-ra-fa, dado que os rr se separam em fim de linha, ao contrário do que sucede, por exemplo, em espanhol, língua em que se mantêm juntos, na linha de baixo.