Quando a sílaba tônica é a penúltima, a palavra é chamada paroxítona. Exemplos: galo – galinha. Quando a sílaba tônica é a antepenúltima, a palavra é chamada proparoxítona.
Tonicidade diz respeito à sílaba que apresenta maior proeminência em uma palavra. Essa sílaba é chamada de tônica ou acentuada. Ela recebe o acento principal ou primário na palavra.
📌 Em português, na maioria das palavras, a sílaba tónica é a penúltima sílaba. Exemplos: boca (sílaba tónica: <bo>), pato (sílaba tónica: <pa>), vaca (sílaba tónica: <va>), raro (sílaba tónica: <ra>).
🔥 Português para Concurso Público | Divisão Silábica
Qual a sílaba mais forte de galinha?
Quando a sílaba tônica é a penúltima, a palavra é chamada paroxítona. Exemplos: galo – galinha. Quando a sílaba tônica é a antepenúltima, a palavra é chamada proparoxítona.
Por exemplo, uma palavra como “medico” (sem acento), deve ser lida com a penúltima sílaba tônica: “meDIco”. Quando queremos nos referir à profissão, o acento tônico recai na antepenúltima; então vamos indicar isso através de um acento: “Médico".
Foneticamente, ga-rra-fa; (ra, só com um r, como sabe, só poderia ser em sílaba inicial); ortograficamente, gar-ra-fa, dado que os rr se separam em fim de linha, ao contrário do que sucede, por exemplo, em espanhol, língua em que se mantêm juntos, na linha de baixo.
Por exemplo, quando pronunciamos a palavra “engraçado”, colocamos uma força maior na sílaba “ça”, já que ela é a tônica. Essa palavra é uma paroxítona, pois “ça” é sua penúltima sílaba. Quando a sílaba forte é a última, temos uma oxítona; mas, quando é a antepenúltima, a palavra é proparoxítona.
A sílaba tônica é a mais forte da palavra, ou seja, é aquela que pronunciamos com maior intensidade. Ela pode aparecer em diferentes posições, pode ter acento ou não e dependendo da posição da sílaba tônica haverá uma classificação diferente.
E na palavra "papel", a última sílaba é a sílaba tônica. Essas palavras que possuem sua última sílaba produzida com maior intensidade são chamadas de oxítonas.
Nessa palavra, a sílaba tônica (pronunciada com mais intensidade) é “pás”. As demais sílabas são átonas. Identificando a sílaba tônica é possível classificar as palavras em oxítona, paroxítona ou proparoxítona. A palavra “pássaro” é proparoxítona.
Caju ou cajú? Eis a questão. Levando em consideração que palavras oxítonas terminadas em u não têm acento agudo, a resposta certa é: caju tem acento! A regra é simples: toda palavra oxítona, isto é, que tem a última sílaba tônica, só é acentuada quando terminada em “a”, “e” e “o”, seguida ou não de “s”.