Assim, a restituição será de aproximadamente 70% do valor investido, pois aproximadamente 20% cobrirão as taxas, e cerca de 10% irá para a multa de cancelamento. Entretanto, isso depende de cada administradora e consórcio contratado.
Se eu desistir do meu consórcio, recebo meu dinheiro de volta? Sim, no caso de desistência do consórcio, você será restituído, ao menos, de parte do valor que já pagou. Logo, fique tranquilo pois você terá seu dinheiro de volta.
Qual o valor da multa por desistência de consórcio?
A multa por desistência do consórcio varia de acordo com cada administradora. Esse valor deve estar estipulado em contrato mas, de modo geral, pode chegar a 20% do valor a devolver, quando foi quitado até 30% da quantia solicitada, ou 10% de multa se o consorciado já arcou com mais de 30% do valor da carta de crédito.
Tem como cancelar o consórcio e pegar o dinheiro de volta?
Quem cancela um consórcio tem o direito de pegar o dinheiro de volta desde que siga o que está definido em contrato junto à administradora ou corretora da modalidade.
O que acontece quando a cota do consórcio é cancelada?
Quando isso acontece, o participante é excluído do grupo. Se não houver a regularização dos valores devidos, esse cliente passa a integrar o sorteio dos excluídos para receber a devolução de parte dos valores pagos.
QUANTO DO MEU DINHEIRO É DEVOLVIDO QUANDO O CONSÓRCIO É CANCELADO?
Quanto pagam por consórcio cancelado?
Quando recebo o dinheiro de um consórcio cancelado
Com isso, você receberá o valor pago das parcelas quando for sorteado, lembrando que neste caso haverá uma multa e você não receberá o valor integral que investiu. Porém, se você decidir vender a cota cancelada, pode receber o dinheiro no ato da venda.
Então, se você adquiriu uma cota de resort no Brasil, dá para cancelar o contrato e existem 3 situações mais comuns em que isso acontece sem você pagar multa alguma: Direito de arrependimento em até 7 dias; Cancelamento por atraso na entrega da obra; Cancelamento da multa abusiva por propaganda enganosa.
Ao ser contemplado terá a restituição do valor pago referente ao fundo comum abatido a multa contratual (10% sobre o valor pago). Se o seu grupo é anterior a esta nova lei, a devolução dos valores pagos ocorrerá 60 dias após o encerramento do seu grupo.
Se você fechou o contrato de consórcio mas, por algum motivo, se arrependeu ou quer desistir do consórcio, por lei você tem o direito de desistir do negócio em um prazo de até 7 dias. Nesse processo, o participante não precisa pagar nenhum valor de multa.
O cancelamento de consórcio pode ocorrer em qualquer momento da vigência do contrato, desde que você não tenha utilizado a carta de crédito. No entanto, após os 7 dias da contratação, é bem provável que o pedido de cancelamento acabe trazendo perda financeira, pois serão deduzidas taxas e multas.
Por fim, outra “pegadinha” do consórcio é a falta de garantia. Ao contrário de um investimento, onde seu dinheiro rende ao longo do tempo, no consórcio, o valor que você paga não é garantido. Se a empresa de consórcio falir, você pode perder todo o dinheiro investido.
A lei que rege o consórcio dá ao participante o direito de desistir do negócio em um prazo de 7 dias a partir da assinatura do contrato de adesão — sem a necessidade de pagar multas. Após a anulação do contrato, a administradora do consórcio restitui os valores na conta corrente do cotista.
Certifique-se de esclarecer todas as suas dúvidas antes de tomar uma decisão sobre a desistência. De qualquer forma, apenas para passar uma média, o comum é que a multa de cancelamento de uma cota de consórcio gire em torno de 10% do valor já pago ao fundo comum.
Redução do risco de inadimplência: Ao quitar o consórcio antecipadamente, você elimina o risco de atrasos ou dificuldades financeiras futuras que possam levar à inadimplência. Isso preserva sua reputação financeira e evita possíveis penalidades ou restrições em relação a futuros financiamentos.
Quanto tempo um consórcio demora para devolver o dinheiro?
Em geral, o prazo não deve exceder 30 dias após ser sorteado para receber o valor ao qual tem direito, embora alguns contratos possam ter condições diferentes. Nesses casos, é aconselhável contatar a administradora de consórcio.
Se você precisa resgatar dinheiro de consórcio cancelado, a venda da sua cota através do BomConsórcio pode ser a solução ideal. Em vez de aguardar o sorteio para receber seu dinheiro, você pode vender sua cota cancelada com as melhores taxas do mercado e receber o valor em até 2 dias úteis.
Como faço para receber o dinheiro do consórcio que parei de pagar?
Para recuperar parte do dinheiro do seu consórcio cancelado de forma rápida e prática, basta encontrar alguém que compra consórcios cancelados e que tenha a disposição de comprar a sua cota. Uma condição importante para tal, é que essa cota esteja com 30% do valor do consórcio pago.
O que acontece se você deixar de pagar um consórcio?
Ao deixar de pagar uma parcela, você estará sujeito a juros e multas por atraso. A taxa de juros pode variar conforme o contrato, mas é uma despesa adicional que pode dificultar ainda mais a regularização dos pagamentos.
Entretanto, existe uma informação muito importante que você precisa saber: o cancelamento do consórcio só pode ser feito se a sua carta de crédito ainda não tiver sido utilizada. Em outras palavras, caso você já tenha usado o seu crédito, o consórcio não pode ser cancelado.
Para isso, você precisa ter quitado o saldo devedor da cota em um período de até 180 dias da contemplação, além de esperar esse prazo para poder receber os valores. Mas é importante fazer uma avaliação cautelosa para garantir uma tomada de decisão inteligente e evitar se arrepender depois.
Porém, você sabe o que acontece com o encerramento de grupo do consórcio? Após 60 dias do encerramento do grupo, é calculado o fundo de reserva. Caso exista saldo remanescente, é dividido entre os participantes. Esse valor apurado é dividido proporcionalmente e creditado aos consorciados que têm direito ao recebimento.
o consorciado pode receber os valores restantes em seu saldo, conforme o determinado no contrato; o consorciado tem direito as cópias de todos os documentos que foram assinados por ele; em caso de rescisão contratual, o consorciado pode ter de volta o valor pago por meio da contemplação da cota cancelada.
Quando sua cota é cancelada, o crédito a que você tem direito é igual ao valor do Fundo Comum menos 10%, que é a multa contratual (essa multa pode variar a depender da sua administradora – confira essa informação sempre no seu contrato de adesão).
O que acontece se eu suspender a cota do consórcio?
Ao desistir do consórcio sua cota ficará suspensa e você não participará mais de assembleias estando sujeito à multa e às cláusulas de quebra contratual. É importante saber que você pode reativar uma cota suspensa quando desejar, desde que seja antes do encerramento do grupo.