Por todos esses motivos, é interessante manter uma temperatura média da água, que gira em torno dos 40 a 42ºC. No preparo caseiro, é possível notar essa temperatura utilizando a sensibilidade dos dedos.
As condições ideais para se obter uma boa fermentação são aquelas em que a temperatura da massa está entre 22°C e 28°C e a umidade relativa, igual a 75%.
No entanto, fatores ambientais podem impedir que o pão cresça e fique fofo e leve. Esse processo depende de algumas condições e a principal é o ambiente, que deve ser quente e úmido, em temperaturas acima de 23º C (o ideal é ficar entre 27º C e 35º C).
A água morna facilita o contato entre as partículas de fermento e açúcar. Fonte: Arquivo pessoal do aluno - Dahmer,2022 Page 3 Ressalto também que o experimento aqui descrito foi de fácil realização com materiais acessíveis facilitando o manuseio e a aprendizagem sobre a fermentação.
Qual a importância da água gelada na produção de pães?
Deve-se acrescentar gelo na massa. O gelo faz um resfriamento da massa do pão, e com a diminuição da temperatura, preserva-se o tempo de fermentação e a rede de glúten. Assim utiliza-se a água, um dos principais ingredientes do pão, no estado físico sólido, ou seja, como gelo.
A água morna facilita a digestão e, dessa forma, ajuda o corpo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos e transformá-los em energia a ser queimada. Ajuda no controle do apetite, já que envia ao cérebro sinais de saciedade. Estimula o sistema imunológico, ajuda no equilíbrio do pH e hidrata o sistema linfático.
A fermentação começa quando adicionamos o fermento e só termina quando ele morre no forno. Ou seja, a levedura não para de trabalhar. Então, essa coisa de fermentar duas vezes é só uma forma de gerenciar esse processo. Assim, podemos tirar o máximo de sabor, força, e textura da massa.
Um fator muito importante para seu pão crescer como nunca é a temperatura de onde ele irá fermentar. Para isso dar certo, o ambiente ideal precisa ser quente e úmido.
O fermento (leveduras) ataca os açúcares da massa, transformando-os em dióxido de carbono (CO2) que, durante o descanso da massa, faz com que esta dobre de volume, provocando o crescimento do pão.
Se a temperatura for muito alta elas morrem. Por isso às vezes quando se dissolve o fermento de padeiro em água demasiado quente (acima de 55 º) o pão não cresce, de facto matamos as leveduras e elas não actuam. A temperaturas muito baixas elas ficam meio "adormecidas".
Qual a temperatura ideal para a fermentação? A maioria dos micro organismos que fazem a fermentação de pães gostam de temperaturas que ficam entre 25°C a 35°C.
Borrifar água na face interna da tampa da panela, saída do forno, é muito importante para o desenvolvimento do pão: o vapor criado deixa a superfície da massa amolecida, facilitando a expansão dos gases superaquecidos e o salto de forno.
Durante os primeiros instantes da fermentação o açúcar vai servir de alimento para as leveduras, fazendo-as multiplicarem-se, servindo posteriormente como fonte de energia e carbono para as outras etapas da fermentação. Ele é o responsável pela formação do CO2 e do álcool.
Mantenha o pão no saco de papel ou, se preferir, enrole-o com filme plástico ou papel alumínio. Se você planeja armazenar o pão por mais de dois dias, leve-o à geladeira para retardar o surgimento de mofos. Agora, se a intenção é consumir depois de uma semana, envolva-o com filme plástico e com papel alumínio.
1 Deixe o pão crescer. 2 Aqui vai à super dica: para que seu pão cresça rápido ligue o forno elétrico de modo que ele fique em temperatura morna, DESLIGUE e deixe o pão crescer dentro do forno, desse jeito ele ira crescer em 1h, caso você não prefira assim deixe-o crescer ao sol.
Isso porque ele é responsável por uniformizar e compactar as massas, o que colabora com esses aspectos de qualidade. Ele é um auxiliar importante do trabalho dos profissionais de panificação, especialmente em produtos de alta demanda, como o pão francês, o pão doce e até tipos específicos de pães, como o sovado.
A manipulação excessiva das massas também pode ser um problema e afetar o resultado. Por isso, deve ser feita somente quando necessário e tendo em mente que tem a possibilidade de prejudicar o crescimento do pão dentro do forno, além da aparência e qualidade final.
As rachaduras ocorrem naturalmente porque a parte externa é exposta às temperaturas mais altas, o que faz com que a água evapore mais rápido e forme uma camada externa sólida. No entanto, o interior ainda está macio e se expandindo, então a casca endurece, o pão se expande e, naturalmente, racha a casca.
Os chineses acreditam que a água quente faz bem à saúde de um modo geral, e ajuda na digestão. Por isso eles bebem água quente entre as refeições, e em jejum, pela manhã, para desintoxicar. É claro que para nós brasileiros, beber água quente neste calor tropical nos faz suar só de pensar.
É o que acontece quando colocamos a água líquida que sai da torneira no fogo. A sua temperatura vai aumentando até atingir a temperatura de 100ºC, que é o ponto de ebulição da água (ao nível do mar).
Veja por que os japoneses gostam da sayu: Melhora a digestão e a capacidade de absorção dos nutrientes. Melhora o metabolismo basal. Melhora sensivelmente o corpo frio, dores no pescoço e ombros (katakori) e também dor nas costas.