Já a luz fria é uma temperatura de cor mais alta, geralmente acima de 4000K, e tende a ter uma tonalidade mais azulada ou branca. Ela oferece uma aparência mais nítida e vibrante, sendo ideal para áreas de trabalho, como cozinhas, banheiros e escritórios.
A cozinha, por ser um ambiente onde você prepara refeições, precisa de mais luz para essa tarefa que demanda atenção, sendo recomendado utilizar lâmpadas de LED com luz neutra (de 4000K até 5000K) ou luz branca (5500K até 6500K).
Luz fria ou quente: qual a ideal para cozinha? A cozinha é um ambiente de execução de tarefas, como cortar, cozinhar e preparar os alimentos. Para esse tipo de atividade, a luz branca é a mais recomendada, com temperatura de cor de 4.000K a 6.000K.
A luz quente é mais indicada para a cozinha quando o foco do ambiente é produzir refeições rápidas e que não precisam de muito esforço. Isso porque a luz quente, apesar de ser mais aconchegante, não é tão boa para a iluminação dos objetos na cozinha.
Pinte as paredes da cozinha com cores claras e neutras, como branco, bege ou tons pastéis. Essas cores refletem melhor a luz e ajudam a tornar o ambiente mais iluminado. Escolha móveis e eletrodomésticos com acabamentos claros e brilhantes, que também ajudam a refletir a luz natural.
Aplicações: A luz quente é ideal para áreas de descanso, relaxamento e entretenimento, pois proporciona uma sensação de conforto e aconchego. Já a luz fria é mais adequada para tarefas que exigem concentração, como leitura, estudo e trabalhos detalhados.
A luz fria é ideal para locais que exigem mais foco, atenção e agitação, ou seja: cozinha; escritório; luminária de mesa; banheiros; sala de reunião; espaço de gravação, dentre outros ambientes.
Então, os melhores lugares para se utilizar luzes neutras são em ambientes criativos como: cozinhas, áreas de lazer e escritórios ou outros ambientes corporativos.
Você sabia que a iluminação influencia diretamente na atmosfera do ambiente? Uma luz amarela pode deixar a decoração mais aconchegante, enquanto a luz branca ajuda a manter o foco para realização de atividades rotineiras.
Sua temperatura normalmente varia entre 4.000 e 4.500 Kelvin. A lâmpada neutra é ideal para banheiros, cozinhas e outros ambientes onde se executem tarefas que demandam um nível normal de atenção.
Devemos considerar que na cozinha e banheiro por exemplo, precisa-se de uma luz muito mais clara que a do quarto, nesse caso a quantidade de luz varia de ambiente para ambiente. Pode considerar 300 lux em cozinha residencial, 200 lux em banheiro residencial, 150 lux em quarto e sal, e 100 lux em áreas de circulação.
Além da sua rotina na utilização da cozinha, é importante priorizar uma iluminação mais intensa, direcionada e nítida sobre as áreas de trabalho, como ilhas, pia e fogão. Nas áreas de passagem, opte por uma iluminação mais suave e amarelada para criar um ambiente acolhedor.
1. Cozinha: luz branca neutra (4.000-5.000K) A cozinha é o coração da casa, onde as refeições são preparadas, conversas são compartilhadas e momentos memoráveis acontecem. Para esse espaço multifuncional, uma temperatura de cor de luz branca neutra é ideal.
A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.
- 4.000K: Tonalidade neutra, também conhecida como "branco frio", frequentemente utilizada em supermercados e ambientes comerciais. - 6.000K: Tonalidade azulada, que é considerada a luz do dia típica ao meio-dia.
Esse tipo de iluminação é frequentemente associado a um ambiente mais aconchegante e acolhedor, semelhante à luz de velas ou lareiras. Isso ocorre porque a luz quente tem um tom mais suave e relaxante, que pode ajudar a criar um clima mais intimista em espaços como salas de estar, quartos e restaurantes.
Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.
A Luz branco frio é mais clara que a luz branco quente? R: A percepção visual é de que o ambiente fica mais claro, porém na pratica isto não ocorre. Os plafons de led com tonalidade branco frio geralmente possuem o mesmo fluxo luminoso de luminárias com tonalidade branco quente.
A luz fria é uma opção de iluminação que oferece benefícios diferentes da luz quente, como minimizar problemas com atenção e sonolência. Além disso, ela evidencia detalhes do ambiente, conferindo um ar mais moderno e tecnológico e destacando propositadamente contrastes existentes no projeto.
A luz branca promove uma sensação de maior alerta e atenção ao cérebro. Ela evidencia os detalhes e, por isso, é indicada para cômodos e momentos em que essa maior atenção é uma demanda. Cômodos como banheiro, escritório, área de serviço e cozinha são ideais para receber este tipo de iluminação.
Para manter a temperatura amena na cozinha, especialmente se ela estiver próxima da área de serviço. Abrir as janelas já ajudará a criar uma circulação de ar mais fresco! No entanto, a dica principal para controlar o clima na cozinha é instalar um exaustor.
Aqui, a iluminação clara e eficiente é fundamental para cozinhar com segurança e eficácia. As lâmpadas com uma potência entre 75 e 100 watts fornecerão uma luz branca e brilhante que realça os detalhes e garantirá que nenhum ingrediente seja esquecido em sua receita.