A faixa da temperatura normal de funcionamento é entre as marcas H e C. Se o ponteiro atingir a marca H (quente), desligue o motor e verifique o nível do líquido de arrefecimento do tanque-reserva. Consulte a página (22) e não conduza a motocicleta até que o problema tenha sido solucionado.
Em dias de muito calor, o motor da motocicleta pode superaquecer e atingir até 100 °C. Quando isso acontece, a moto perde desempenho e acaba consumindo mais óleo. No caso de modelos com sistema de arrefecimento líquido, é fundamental verificar constantemente o nível de fluido.
E neste quesito não há muito o que se discutir: são 102 cv de potência da Hornet, a 12.000 rpm, contra 77,5 cv a 10.000 rpm da XJ6 N. Na comparação de torque, a Honda também leva vantagem com seus 6,53 kgfm a 10.500, um pouco a mais que a Yamaha que fica com 6,1 kgfm a 8.500 rpm.
QUANDO SE PREOCUPAR COM A TEMPERATURA DO MOTOR? O motor é desenvolvido para suportar altas temperaturas, porém não pode ultrapassar os limites determinados. Isso significa que a temperatura ideal para o funcionamento do motor varia, normalmente, entre 80º C e 100º C.
Acima de 105°C, a ventoinha deve ligar para resfriar o motor. A temperatura normalmente aumenta quando você está parado no trânsito. Quando você estiver pilotando, ela ficará em torno de 78°C - 82°C.
A nova CBR600RR é uma moto superdesportiva de alta precisão desenvolvida pela HRC com um impressionante motor de quatro cilindros e um chassis ágil e rápido. Pacotes eletrónicos e aerodinâmicos extraídos diretamente da nossa RC213V-S de nível MotoGP.
O motor é o conhecido quatro cilindros em linha, 599,3 cm³, 16 válvulas com duplo comando no cabeçote e refrigeração líquida. Alimentado por injeção eletrônica, oferece 102 cv de potência máxima a 12.000 rpm e torque máximo de 6,5 kgf.m a 10.500 rpm.
Antes de rodar pelas marginais, enchi o tanque, que tem capacidade para 17,3 litros (reserva 3,5 litros), para calcular quantos quilômetros a moto faz com um litro de gasolina na cidade.
A temperatura média do motor é em torno de 90°C, para que ele esteja em pleno funcionamento. Caso o veículo esteja em uma temperatura muito alta ou baixa, possivelmente isso te trará problemas. A primeira dica parece um tanto óbvia, mas é de extrema importância.
Parte importante do veículo, ele é composto por alguns componentes, como a ventoinha do radiador ou o aditivo de radiador, e precisa funcionar em até no máximo 90ºC, evitando assim o superaquecimento que pode até levar à perda total do motor.
Você consegue acompanhar essa variação por um pequeno ícone de termômetro no painel. De forma geral, a temperatura ideal para o funcionamento do motor é entre 80º C a 100º C. Acima disso, há um superaquecimento do motor, o que pode causar sérios danos aos seus componentes.
Este novo propulsor é capaz de entregar 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 kgfm de torque a 7.250 rpm. Com isso, a Honda declara que a nova CB 750 Hornet 2023 tem velocidade máxima de 205 km por hora.
A Hornet traz um motor de quatro cilindros em linha com 599 cm³ de capacidade. Tem linhas discretas e boa maneabilidade, além de ser fácil de conduzir. O propulsor possui duplo comando no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida. Produz 96,5 cv de potência máxima a 12.000 rpm e torque de 6,43 kgf.m a 9.500 rpm.