Geralmente, manter a temperatura abaixo de 80-85°C é recomendado para garantir um desempenho ideal e evitar problemas de throttling (redução de desempenho para reduzir a temperatura).
Um processador com temperatura dentro da normalidade fica entre 40 e 80 graus no máximo quando em uso rotineiro. Ou seja, navegando na internet ou executando aplicações mais simples. Acima de 80 graus é necessário ficar atento dependendo do modelo do processador.
A temperatura normal de uma CPU varia de acordo com seu uso. Geralmente ela fica em torno de 40 a 65°C (ou 104 a 149°F), o que é considerado um alcance seguro durante um funcionamento normal.
Entretanto, é bom que fique dito que a temperatura máxima suportada é de 95°C, o que alivia preocupações sobre superaquecimento. Mais uma dica para você extrair mais desempenho do seu sistema: aprenda a fazer overclock em processador, placa de vídeo e memória RAM!
Se a aplicação exigir não vejo problemas em usar muitos recursos da CPU, em áreas de muito calor entretanto é necessário melhor a ventilação interna com mais coolers e se possível acrescer um water cooler substituindo o cooler a ar, o water cooler é muito eficiente, mas de alto custo.
O Ryzen 7 5800x tem um TDP (Energia Térmica de Design) de 105W e temperatura máxima de em torno de 90°. Assim, sua temperatura não será a mais elevada entre os processadores, o que até alivia a preocupação com superaquecimento.
O que acontece se o processador chegar a 100 graus?
Consequências a longo prazo
Com isso, a tendência é que a CPU comece a consumir mais energia para realizar as mesmas operações, sobrecarregando reguladores de voltagem, controladores de memória e armazenamento e outros componentes.
A poeira acumulada pode bloquear as ventoinhas e provocar o superaquecimento da CPU ou da GPU. Muitos aplicativos em execução simultânea também podem sobrecarregar as ventoinhas. E se isso acontece muitas vezes, elas podem simplesmente parar de funcionar.
A ativação do sistema de controle térmico do processador pode causar perda de desempenho, pois o processador normalmente reduz a frequência e a potência para evitar o superaquecimento. O limite máximo de temperatura de junção varia por produto e geralmente está entre 100 °C-110 °C.
No entanto, devido à baixa carga de uso do componente, é interessante que a temperatura fique na casa dos 40°C a 50°C em média. Por não ser algo constante, é normal monitorar esses números e ver picos de até 56°C e depois reduzir para 45°C ou 40°C, por exemplo.
Reinicie o computador e entre no menu de configuração do BIOS pressionando a tecla designada (geralmente Del, F2 ou F10) durante a inicialização. Navegue até a seção de monitoramento de hardware do menu BIOS, onde você encontrará a temperatura da CPU listada entre outros parâmetros do sistema.
Geralmente, manter a temperatura abaixo de 80-85°C é recomendado para garantir um desempenho ideal e evitar problemas de throttling (redução de desempenho para reduzir a temperatura).
- Uso intenso: Em atividades mais exigentes, como múltiplas abas e videoconferências, a CPU pode chegar a até 65°C. - Jogos pesados: Para games, o ideal é que a CPU se mantenha entre 60°C e 75°C.
As especificações da AMD dizem 90°C. Na minha experiência, os 5600/5600x são bastante fáceis de resfriar e até mesmo o cooler de estoque deve ser capaz de mantê-los abaixo de 90°C.
Por enquanto uso a própria pasta térmica e cooler que veio com o processador e está dando para usar tranquilo, temperatura média de 65 graus rodando jogos no alto/ultra.
Qual a temperatura média de um processador Ryzen 5?
Isso aí é padrão, o meu bate fácil os 90 graus em dias quentes e com jogos que exigem muito do processador, a gambiarra foi abrir a tampa lateral para melhorar a circulação de ar, fica em média de 75-80 graus, o limite recomendado do fabricante é 90 graus portando fique atento a temperatura, coolerbox da AMD é uma ...
Topo de linha. Quando o assunto é processador topo de linha para jogar, é complicado não recomendar o Ryzen 7 7800X3D. Essa é aquela CPU para comprar e passar muito tempo sem se preocupar com travamentos ou performance baixa, já que é a melhor implementação da geração Ryzen 7000 nos games.