O que Lakatos afirma é que a "heurística negativa" do programa proíbe que, frente a qualquer caso problemático, "refutação" ou anomalia, seja declarado falso o "núcleo firme"; a falsidade incidirá sobre alguma(s) hipótese (s) auxiliar(es) do "cinturão protetor".
Assim, Lakatos e Marconi (2007) postulam que a indução se refere a um processo de ordem mental, que por meio de dados particulares (singulares), baseia uma verdade geral e universal.
Marconi e Lakatos (2003, p. 83) definem o método científico como o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permitem alcançar o objetivo - conhecimentos válidos e verdadeiros - traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.
O método científico, então, funciona como uma espécie de manual que determina como as perguntas devem ser feitas durante a pesquisa. Mais do isso, orienta o pesquisador e o conduz de forma lógica a descobertas e interpretações científicas.
A epistemologia de Imre Lakatos e o ensino de ciências
O que é conhecimento Lakatos?
um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conheci- mentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.
A principal pesquisa de Lakatos se refere à metodologia dos Programas de Investigação Cientifica (PIC), também conhecida com Teoria do Cinturão Protetor. Nessa teoria, Lakatos define uma metodologia a ser seguida por cientistas e pesquisadores quando eles estiverem desenvolvendo um programa de pesquisa.
Bacon, considerado o fundador da ciência moderna, criou a base do método científico e defendeu que o conhecimento e o saber davam poder ao homem sobre a natureza. Mais tarde, Descartes estabeleceu os fundamentos do método científico e anunciou a frase: Cogito ergo sum (Penso; logo, existo).
Para muitos autores, o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência. Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc..
Conforme Marconi e Lakatos (2003), o método é o conjunto de atividades sistemáticas e racionais, que permite com a maior segurança e economia alcançar o objetivo, traçando o caminho a ser seguido, detetando erros e auxiliando as decisões do cientista.
Tipos de Hipóteses - conforme Marconi e Lakatos (2007)
b) Em relação à frequencia: - uma hipótese pode referir-se à freqüência de acontecimentos; - A hipótese pode afirmar que é algo maior ou menor e nunca as duas cosas - A hipótese pode dizer respeito à freqüência de ligação de entre as variáveis.
Considera-se a pesquisa científica como “um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”. (LAKATOS e MARCONI, 2007, p. 43).
Quais são as 11 características que Lakatos e Marconi?
Lakatos e Marconi (1991) listaram onze características que uma boa hipótese deve conter, dentre elas estão: verificabilidade, relevância, clareza e precisão, simplicidade, coerência, fecundidade, originalidade, instrumentalidade, falsificabilidade, generalidade e precisão.
O método científico consiste na aplicação da lógica à ciência, ou mesmo a outros pontos de investigação. Este método foi iniciado por René Descartes, e empiricamente desenvolvido pelo físico Isaac Newton.
Método dedutivo é um tipo de estrutura de raciocínio lógico que, para chegar a uma conclusão específica, utiliza uma ideia generalista. Ele parte de um conhecimento amplo e chega a outro, particular, com o auxílio dos chamados axiomas e teoremas, que vamos ver em detalhes mais à frente.
O método científico sempre se inicia com uma observação de algo, e a partir dessa observação é feita uma pergunta. O questionamento gera uma hipótese, testada com experimentos para resolução do problema.
Conhecido como pai da ciência moderna, Galileu Galilei foi um cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor italiano que deixou legado importante em diversas áreas. Seus estudos e contribuições ajudaram a influenciar e aprimorar a Matemática, a Física e Astronomia, entre outras áreas.
René Descartes defendia a ideia de que é preciso duvidar antes de adquirir, organizar e analisar o conhecimento. Ele acreditava que é preciso colocar em dúvida todos os conhecimentos já existentes para, em seguida, buscar alcançar a verdade.
O método de Descartes é o método da dúvida: a dúvida metódica ou dúvida cartesiana. Para a razão bem funcionar, é necessário limpar o terreno da mente de todo preconceito, é preciso, num primeiro momento duvidar de tudo, principalmente o que já se tem estabelecido como verdade absoluta.
Assim, Lakatos (1922 – 1974) propõe uma Metodologia do Programa de Pesquisa Científica. Entende-se como um programa de pesquisa científica um núcleo composto de um cinturão protetor e ajustável. Para ingresso num programa de pesquisa, o pesquisador deve ser “fiel” a posição do núcleo, não permitindo o seu falseamento.
Para Lakatos e Marconi (1986: 18), o senso comum, também denominado conhecimento vulgar ou popular, é um modo corrente e espontâneo de conhecer que "não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos ...
Segundo Marconi e Lakatos (1992), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita.