Informações sobre o gênero: Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal.
Temos diferentes tipos de verbetes: textos, poemas, imagens, vídeos, filmes etc., desenvolvidos por usuários cadastrados, capazes de criar páginas na plataforma, ou seja, inserir nela os conteúdos que desejam.
A cabeça de verbete, também conhecida como entrada de verbete, constitui-se de uma palavra simples, uma palavra composta por hífen, uma locução, uma sigla, um símbolo ou uma abreviatura.
É apresentado em ordem alfabética, o que facilita a consulta ao dicionário. Registra ao vários sentidos que uma palavra pode ter. Dá explicações gramaticais sobre a palavra. Usa siglas e abreviaturas.
Informações sobre o gênero: Segundo Costa (2008) os verbetes são as entradas presentes em dicionários, glossários, enciclopédias e outros suportes destinados à divulgação de conhecimento, caracterizando-se como um conjunto de explicações, acepções, exemplos e informações específicas.
Os verbetes de enciclopédia são gêneros situados no campo das práticas de estudo e pesquisa. Este gênero, que é considerado um gênero expositivo, é encontrado em enciclopédias, sejam elas impressas sejam elas digitais.
Qual é a estrutura comum de um verbete de dicionário?
Os elementos presentes em um verbete são: entrada; definição; origem; finalidade; exemplo; informações históricas; classificações gramaticais; fonte de pesquisa.
Resposta: A cabeça de verbete, também conhecida como entrada de verbete, constitui-se de uma palavra simples, uma palavra composta por hífen, uma locução, uma sigla, um símbolo ou uma abreviatura.
Os verbetes precisam ter um título que, em poucas palavras, indique o seu conteúdo. Como o índice é em ordem alfabética, os verbetes devem começar com uma palavra que expresse bem o tema, evitando o uso de artigos.
Como os verbetes estão estruturados e de que forma se organizam?
O verbete está estruturado da seguinte maneira: a entrada começa com minúscula, em negrito, com a transcrição fonética seguida das flexões verbais. Em uma coluna à direita do verbete são colocadas as notas gramaticais e as relações semânticas (palavras similares ou opostas à palavra que está sendo explicada).
Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais ...
Tamanho médio do texto: 1000 palavras; Formatação: espaço de 1,5 entre linhas, Times New Roman, justificado; Usar linguagem clara e objetiva, evitando frases indiretas e negativas; Evitar notas, adjetivos e a escrita de textos laudatórios; Usar regras da ABNT. Referências não contam no total de palavras.
Como informações básicas do verbete, temos a identificação do idioma, da categoria gramatical, a divisão silábica e posicionamento da sílaba tônica, subclassificações gramaticais, quadro de flexões nominais do termo, imagem, definições com escopo, contexto e exemplo.
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
Inicie a aula distribuindo os dicionários para os alunos e peça que abram nas primeiras páginas, nas quais estão as explicações sobre a estrutura dos verbetes apresentados. Peça que leiam, silenciosamente, as explicações e, em seguida, solicite que localizem a lista de siglas e abreviações.
Essa perspectiva é gerada por um entendimento da Ilustração como ornamentação. No Michaelis, o verbete destinado à ilustração conduz para as funções de ornar ou elucidar o texto junto ao qual ela aparece, inclusive com exemplos como o do mapa geográfico. Temos ainda a ideia de esclarecimento ou explicação.
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: tipo narrativo, tipo descritivo, tipo dissertativo, tipo expositivo e tipo injuntivo. Neste artigo você vai ver a tipologia textual de cada tipo de texto e suas principais características.
Eles estão presentes, geralmente, em enciclopédias e dicionários, nos dão informações a respeito de muitos temas e são muito usados na escola. Nesta aula, você irá identificar algumas características de um verbete enciclopédico presente na internet. e outros recursos que complementam o texto.