A tradição dos anéis de formatura existe desde o século XIX e, no geral, ela se perpetuou como um símbolo de sucesso e conquistas. Com o passar do tempo, o anel de formatura se tornou um símbolo dos valores aprendidos durante o início da carreira dos formandos, além de simbolizar um rito de passagem.
O anel de formatura é uma forma especial de premiar o formando pela conquista e pelos esforços realizados durante sua vida acadêmica. Utilizado tanto por mulheres quanto por homens, essa joia simboliza a conclusão de uma etapa muito importante na vida do formando e representa o orgulho pela profissão escolhida.
O anel de formatura deve ser entregado somente depois da imposição do grau. Segure a ansiedade e nada de presentear antes disso. É na cerimônia de colação que os formandos dão continuidade à jornada, mas como profissionais. Isso dá a eles o direito de usar tanto o capelo e quanto a cor da profissão.
Por que usamos anel? O anel foi criado pelo povo egípcio, que o usava para representar a eternidade. Desde então, existe a crença que os anéis emanam energia e estão ligados até com a escolha de qual mão usar: na direita, ele atrai força e poder; já na esquerda, traz sabedoria.
Aqui no Brasil, é usado no anelar esquerdo seguindo a tradição oriental. O motivo para isso é bastante curioso: os orientais acreditam na simbologia de cada dedo, sendo o anelar regido pelo sol, que representa brilho e ascensão.
Anel de formatura - 5 coisas que você precisa saber antes de comprar!
Pode usar anel de formatura na mão direita?
Tradicionalmente é usado no dedo anelar esquerdo e também pode ser usado junto com a aliança. O ideal é ficar confortável, por isso, algumas pessoas optam por usar também no dedo médio ou até mesmo na mão direita.
O que gravar no anel de formatura? Por serem sempre personalizados, o anel de formatura permite, além da escolha da pedra conforme o curso de graduação, gravar o símbolo da profissão da joia, tornando-se um amuleto para os profissionais que optam por usá-lo.
Símbolo da união fiel por livre vontade entre homem e mulher e da troca de votos simbolizada pela troca dos anéis, o anel nupcial era antigamente usado pelos monges cristãos e pelas freiras como símbolo da sua ligação e compromisso, respetivamente, com a Virgem Maria e Jesus Cristo.
Os anéis podem representar laços afetivos, status, ou simplesmente complementar o estilo pessoal. Eles têm o poder de transmitir mensagens sutis ou ousadas, tornando-os um acessório versátil e significativo.
Um anel é um objeto, geralmente usado nos dedos, de formato circular formado por uma tira de metal ou outro material que pode servir para segurar, prender ou unir alguma coisa, podendo ter engaste de gemas ou pedras.
Os anéis de formatura vão além de uma tradição, pois remetem a um presente que carrega o símbolo de dever cumprido. Em geral, essa joia é usada no dedo anelar da mão direita e pode conter o nome do curso e/ou o nome do estudante. Confira a seguir a lista da cor do anel para cada grupo de cursos.
A joia deve ser entregue para o formando somente após a imposição do grau. Tente segurar a ansiedade para não entregar o anel antes desse momento. É na cerimônia de formatura que os graduandos dão continuidade a sua caminhada acadêmica e profissional.
No geral, o formando ganha o anel de formatura no dia da colação de grau, ocasião onde ele recebe o diploma na Instituição. Essa é a forma oficial de presentear a pessoa especial. A forma correta de uso do anel de formatura é no dedo anelar ou médio da mão esquerda.
O que significa a Pedra azul no anel de formatura?
O anel com pedra azul é muito utilizado pelos formandos da área de ciências exatas, como por exemplo: engenharia, administração e arquitetura. São profissões que exigem muito raciocínio, análise e criação, e essa pedra simboliza o poder da concentração e força mental.
Forma mais comum de se utilizar anel, o acessório no dedo anelar sustenta o significado de compromisso. No ocidente, quando utilizado no dedo direito por uma peça dourada, significa noivado, ou na opção prata, namoro. Já na mão esquerda implica em casamento.
Simboliza autoestima, autoridade e liderança. Isso explica porque reis possuíam o hábito de usar anéis chamativos no dedo indicador. Também assinala a capacidade de se tomar a frente nas situações do dia a dia e o poder de decisão.
Eles simbolizam a promessa da eternidade, fidelidade e união. As opções de anéis de noivado são as mais variadas, mas uma de suas principais características é ter uma pedra preciosa em evidência. Cores, modelos, tudo isso varia de acordo com o gosto do casal e, principalmente, da noiva que receberá o presente.
Naquele dia, tirará o Senhor o enfeite dos anéis dos tornozelos, e as toucas, e os ornamentos em forma de meia-lua; os pendentes, e os braceletes, e os véus esvoaçantes; os turbantes, as cadeiazinhas para os passos, as cintas, as caixinhas de perfumes e os amuletos; os sinetes e as joias pendentes do nariz; os vestidos ...
Presentear alguém com um anel pode representar amor, amizade, compromisso e muito mais. Mas este simples gesto pode ter um significado ainda mais especial do que você pensa. Um anel em particular está cercado de simbologia, o chamado 'churumbela' – que aqui no Brasil é conhecido popularmente como meia aliança.
Se ultimamente tem se perguntado o que significa presentear alguém com um anel, o primeiro que deve saber é que essa jóia, mesmo que esteja muito associada a ser o símbolo de aliança e compromisso entre duas pessoas que estão decidindo unir suas vidas em matrimônio, é um complemento que vai muito além do casamento.
O anel de formatura, por sua vez, é um item da composição visual de uma pessoa que indica que ela passou por um rito de passagem: a formação em determinada área de conhecimento. "O anel de formatura foi criado para indicar um rito de passagem, ou seja, a finalização de uma parte fundamental da formação de alguém.
Os anéis eram uma forma de identificar a turma de formandos e marcar a passagem deles pela instituição. Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente, tradicionalmente dado pelos pais ou família aos formandos. Geralmente, ele traz um emblema e costuma ter uma gema preciosa que representa o curso.
Geralmente quem coloca o anel é a pessoa que está presenteando, mas isso não é obrigatório. Por exemplo, a joia pode ser dada pelos pais e colocada pelo cônjuge, ou dada pelos avós e colocada pelos pais. Tudo depende do ritual que a família deseja seguir neste momento de celebração.